clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

terça-feira, 30 de agosto de 2011

HERÓIS EM AÇÃO: AQUAMAN

 
 
      É para mim uma honra apresentar-vos hoje o mais ilustre atlante, o soberano dos sete mares... Aquaman!
Criadores:Paul Morris (arte) e Mort Weisinger (texto)
Primeira aparição: More Fun Comics nº73 (novembro de 1941)
Publicado por: Detective Comics (DC)
Nome verdadeiro:Orin
Identidade civil: Arthur Carry Jr.
Origem: Atlântida
Família conhecida: Atlan (pai), Rainha Atlanna (mãe falecida), Arthur Carry (pai adotivo), Mera (esposa), Koryak (filho), possui ainda dois meios-irmãos e um filho adotivo.
Base de operações: Atlântida
Filiação: Liga da Justiça (membro fundador)
Poderes e habilidades: telepatia compatível com outras criaturas marinhas, sonar, fator de cura acelerado quando em contacto com a água, força, resistência e velocidade sobre-humanas em resultado das altas pressões submarinas.

     Ao longo do tempo, foram várias as origens apresentadas para este habitante das profundezas oceânicas. A mais commumente aceite é a que foi revelada em 1989 em "Legend of Aquaman Special", escrita por Robert Loren Fleming e desenhada por Keith Giffen e Curt Swan. Nesta versão atualizada da história do heroi subaquático, que mantém praticamente intacta a versão da Era de Prata, o Aquaman da Era Moderna nasce como Orin, filho da rainha Atlanna e do misterioso feiticeiro Atlan na cidade atlante de Poseidonis. Ainda bebé, foi abandonado em Mercy Reef (que está acima do nível do mar na maré baixa, fazendo-o ficar exposto ao ar, o que seria fatal para os atlantes) por causa de seu cabelo loiro, o que foi visto pelos supersticiosos atlantes como um sinal de uma maldição que eles chamavam de "a Marca de Kordax".
    Como uma criança selvagem que se criou sozinha nos confins do oceano com somente as criaturas do mar para lhe fazerem companhia, Orin foi encontrado e recolhido por um faroleiro chamado Arthur Curry, que o rebatizou de "Arthur Curry Jr." .
    Um dia, Orin voltou para casa e descobriu que seu pai adotivo desaparecera. No início da adolescência, Orin aventurou-se no extremo norte, onde conheceu e se apaixonou por uma jovem Inupiat chamada Kako. Ganhou assim o ódio de Orm (o seu futuro némesis Mestre do Oceano) que mais tarde foi revelado ser meio-irmão de Arthur, sendo filho de Atlan com uma mulher Inupiat (Time and Tide, nº 4). Orin foi expulso antes de descobrir que Kako estava grávida.
    Orin voltou então para as profundezas marítimas, permanecendo fora da vista da Humanidade por um tempo, até descobrir Poseidonis. Capturado pelo então governo ditatorial da cidade, foi colocado numa prisão, onde conheceu Vulko, também um prisioneiro político, que ensinou a Orin o idioma e a cultura atlantes. Entretanto, Orin percebeu que sua mãe também estava sendo mantida em cativeiro. Após a morte dela, Orin logrou fugir. Mais tarde, ele seguiu para a superfície, onde, sob o nome de "Aquaman", fundou a Liga da Justiça, em conjunto com Flash, Lanterna Verde e outros.
     Após o seu retorno a Poseidonis, foi coroado rei e, passado algum tempo, conheceu e casou-se com Mera. A história de Aquaman da Era Moderna é quase idêntica à da Era de Prata a partir deste ponto.
    Além da participação em várias séries animadas na TV, a solo ou lado a lado com os seus companheiros da Liga da Justiça, Aquaman também já fez várias aparições em "Smallville".

Sem comentários:

Enviar um comentário