clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

HERÓIS EM AÇÃO: LANTERNA VERDE (HAL JORDAN)

     Se ainda não viram o filme "Green Lantern" (em exibição nos cinemas nacionais desde 21 de agosto) ou se viram e ficaram com vontade de saber mais sobre o Cavaleiro Esmeralda, deixo-vos aqui uma pequena biografia daquele que é o segundo Lanterna Verde e, seguramente, o mais querido entre os leitores de todo o mundo: Hal Jordan.
Criadores: John Broome (texto) e Gil Kane (arte)
Primeira aparição: Showcase nº22 (outubro de 1959)
Licenciadora: DC
Identidade civil: Harold "Hal"Jordan
Origem: Coast City
Família conhecida: Martin e Jessica Jordan (pais)
Base de operações: Coast City
Filiação: Tropa dos Lanternas Verdes e Liga da Justiça (membro fundador)
Poderes e armas: Todos os superpoderes do Lanterna Verde provêm do seu anel energético. Dentre eles, destaca-se a capacidade de criar objetos de energia verde, sendo a imaginação do usuário o único limite. Graças ao anel, o Lanterna Verde consegue voar, gerar campos de força e traduzir instantaneamente qualquer idioma galáctico. Existem contudo limites para o poder do anel: a cada 24 horas necessita ser recarregado através de uma bateria portátil que faz lembrar as antigas lanternas (daí o nome atribuído à personagem) e o seu poder é neutralizado pela cor amarela.
        Hal Jordan é o segundo indivíduo a usar o anel energético. Alan Scott, foi o Lanterna Verde original durante a chamada Era de Ouro dos quadradinhos. Esta segunda versão é, portanto, um produto da Era de Prata mas rapidamente suplantou em popularidade e carisma o seu predecessor.
       Em pequeno, Hal idolatrava o pai, um intrépido piloto da Força Aérea norte-americana e cedo decidiu seguir as suas pisadas, ainda que contra a vontade da sua mãe. Manteve esse desejo mesmo depois de ter assistido a um acidente fatal com um jato pilotado pelo seu pai. Aos 18 anos alistou-se como voluntário na Força Aérea e logo se destacou pela sua destreza e audácia aos comandos de qualquer máquina voadora.
      Acabou, todavia, expulso da Força Aérea na sequência de uma tentativa de desvio de um avião experimental, perpetrada pelo seu co-piloto e que resultou na destruição do aparelho. Tornou-se então piloto de testes na Ferris Aeronáutica, uma fabricante de aviões de alta tecnologia. Hal apaixonar-se-ia por Carol Ferris, filha do magnata Carl Ferris. A relação entre ambos, porém, pautou-se sempre pela instabilidade em virtude de Carol ser sua patroa e de, mais tarde, se ter transformado na vilã Safira Estrela.
    Anos depois, um extraterrestre de nome Abin Sur despenhou-se na Terra. Moribunda, a criatura ordenou ao seu anel energético que encontrasse um humano valoroso, digno de o substituir na força policial intergaláctica Tropa dos Lanternas Verdes. Hal Jordan foi o escolhido e tornar-se-ia assim o guardião do setor 2814 que incluí o nosso planeta. Foi então que teve conhecimento de Oa, o mundo natal dos Guardiões, e quartel-general dos restantes Lanternas. Em Oa, Hal foi treinado no manejo do anel por Kilowog e Sinestro, o qual, entretanto, mudaria de campo, tornando-se num dos mais temíveis inimigos da Tropa dos Lanternas Verdes.
    Na Terra, Hal Jordan fundaria a Liga da Justiça em conjunto com outros heróis como Flash, Aquaman e a Mulher-Maravilha. Ao longo da década de 80 do século passado, o Lanterna Verde sofreria várias transformações, tendo sido definitivamente projetado para a ribalta através da parceria que estabeleceu com o Arqueiro Verde.
    Quando, no início dos anos 1990, Coast City foi destruída e os seus sete milhões de habitantes exterminados pelos vilões Mogul e Supercyborg, Hal ficou obcecado com a recriação da cidade através do poder do anel. Impedido de usar esse poder em proveito próprio, Hal rebelou-se contra os Guardiões e viajou até Oa no intuito de se apoderar à força de toda a energia da Bateria Central. Vários Lanternas tentaram detê-lo mas foram sumariamente derrotados, tendo os seus anéis sido aborvidos por um Hal Jordan ensandecido. Kilowog, um dos seu melhores amigos e um dos poucos Lanternas remanescentes foi incinerado, bem como Sinestro, libertado em desespero pelos Guardiões. Eles próprios sucumbiram e a Bateria Central foi destruída, não sem antes Hal Jordan se fundir à malévola entidade cósmica Parallax.
    O seu objetivo era agora a reconstrução da própria realidade, tendo para isso viajado até à linha final do tempo. Acabou detido apenas graças à união de esforços de praticamente todos os super-heróis da DC e do Espectro (uma das mais poderosas entidades do Universo) no clímax da saga "Zero Hora".
   Dado como morto, Hal Jordan foi substituído por Kyle Rayner como guardião do setor 2814. Já antes fora substituído por Guy Gardner e John Stewart.
   Retomou a identidade de Lanterna Verde em 2004 e atualmente é a reencarnação do Espectro.
   Ryan Reynolds dá vida à personagem na aguardada longa-metragem mas já antes o Lanterna Verde participara em diversas séries e filmes de animação como "Green Lantern: First Flight" (2008) e "Green Lantern: Emerald Knights" (2011).

           

Sem comentários:

Enviar um comentário