clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

HERÓIS EM AÇÃO: SUPERMAN

Superman desenhado por Alex Ross.
     Inauguro hoje uma nova rubrica que, juntando o útil ao agradável, servirá (assim o espero) para dinamizar o blogue e dar a conhecer um pouco mais a história e as estórias por detrás de alguns dos super-heróis mais populares.
    Escolhi o título "Heróis em Ação" em homenagem a uma velha coleção da editora Abril, publicada mensalmente  entre 1984-85 (apenas foram lançadas dez edições), e que só recentemente consegui acrescentar ao meu vasto acervo de BD.
    Em cada entrada apresentarei uma pequena biografia da personagem em questão, dando a conhecer a sua história, poderes e algumas curiosidades.
   Cabe ao Último Filho de Krypton a honra de estrelar este primeiro "Heróis em Ação". Mesmo quem pensa saber tudo sobre o Superman, poderá ter algumas supresas lendo o texto abaixo...
Criadores: Jerry Siegel (argumento) e Joe Shuster (arte)
Primeira aparição: Action Comics nº1 de junho de 1938 (embora a data de criação seja 1933)
Publicado por: Detective Comics (DC)
Nome verdadeiro: Kal-El (significa "Filho das Estrelas" em kriptoniano e tem origem no grego arcaico)
Identidade civil: Clark Kent
Família conhecida: Jor-El e Lara (pais biológicos), Martha, Jonathan Kent (pais adotivos), Kara Zor-El (prima), Lois Lane (esposa)
Filiação: Liga da Justiça
Origem: Krypton
Base de operações: Metrópolis
Poderes e habilidades: poder de voo, superforça, visão de calor, visão de raios x, visão telescópica, visão microscópica, invulnerabilidade (exceto a kripotnita e a magia), supervelocidade, sopro congelante, superaudição, etc.
    Face à iminente destruição do planeta Krypton, o prestigiado cientista Jor-El lançou o seu único filho, Kal-El, ainda bebé rumo à Terra a bordo de uma nave espacial experimental. Chegado ao nosso mundo, o pequeno Kal-El foi adotado pelo casal Martha e Jonathan Kent que o criaram e educaram como a um filho, batizando-o de Clark Kent.
    À medida que crescia, Clark foi desenvolvendo poderes sobre-humanos, em resultado da exposição ao nosso sol amarelo uma vez que o seu mundo natal era irradiado por um sol vermelho (exposto a ele, todos os superpoderes do Superman ou de qualquer outro kryptoniano são anulados).
   Depois de uma adolescência pouco comum em Smallville (Kansas), Clark mudou-se para Metrópolis onde iniciaria a sua carreira como jornalista e onde conheceria a sua eterna amada: Lois Lane. Foi lá também que se cruzou (ou reencontrou consoante as diversas versões da história) com o seu némesis Lex Luthor.
   Combatendo o Mal e a injustiça nas suas múltiplas formas, Superman é o campeão dos oprimidos, o heroi dos heróis, um raio de esperança cruzando os céus.
   No entanto, originalmente, Superman era um vilão telepata(!). A ideia não vingou e a personagem foi reformulada pelos seus jovens criadores. Só em 1941 o Homem de Aço adquiriu o poder de voo. Antes disso, limitava-se a pular por cima de prédios e outros obstáculos. Outra curiosidade prende-se com a repetição da letra L no nome de várias personagens coadjuvantes: Lois Lane, Lara, Lana Lang, Lex Luthor... Desconhece-se o motivo para essa situação.
  Outra peculiaridade prende-se com o facto de Superman, ao contrário da maioria dos outros superseres, se disfarçar de humano para ocultar a sua verdadeira identidade. Apesar dos seus poderes semidivinos, ao vestir a pele do desastrado repórter Clark Kent, Superman tenta passar por um de nós talvez por ter sempre presentes as sábias palavras proferidas por Jor-El antes do enviar para a Terra: "Parecer-te-ás com eles, mas nunca serás um deles".
  A estreia de Superman na TV ocorreu em 1948, numa série protagonizada por Kirk Alyn. Foi contudo em 1978 que teve direito a uma megaprodução realizada por Richard Donner e com o inigualável Christopher Reeve com o Homem de Aço. Está previsto para 2013 o lançamento do filme "Superman, The Man of Steel", realizado por Zack Snyder ("Watchmen") e tendo como protagonista Henry Carvill (os interessados podem pesquisar no Google sobre este ator britânico que brilhou na série televisiva "Tudors".

Sem comentários:

Enviar um comentário