clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NÉMESIS : GENERAL ZOD


 
   Kryptoniano. Superpoderoso. Mau até aos ossos. É assim o general Zod, um dos arqui-inimigos do Superman.
Criadores: Robert Bernstein e George Papp
Primeira aparição: Adventure Comics nº283 (abril de 1961)
Licenciadora: DC
Identidade civil: Dru-Zod
Origem: Krypton
Base de operações: Zona Fantasma e Novo Krypton
Filiação: Guilda militar kriptoniana
Poderes e habilidades: como qualquer kryptoniano, quando exposto a um sol amarelo, Zod desenvolve habilidades meta-humanas: voo, superforça, invulnerabilidade, poderes sensoriais, supervelocidade, etc. A esta parafernália de superpoderes, acresce ainda a formação militar de Zod que faz dele um exímio estratego. Por outro lado, à semelhança de qualquer outro nativo do seu mundo, a radiação da kryptonita é-lhe fatal e também é vulnerável à magia.
     Dru-zod é um megalómano que comandava as forças de defesa kryptonianas. Conheceu Jor-El, pai biológico do Superman, quando este era ainda um jovem aspirante a cientista.
     Depois de criar um exército de réplicas robóticas de si mesmo, Zod levou a cabo uma tentativa de golpe de estado em Krypton, o que lhe valeu uma condenação à morte. Graças, todavia,  à intervenção de Jor-El, veemente opositor da pena capital, a pena foi comutada em prisão perpétua num limbo onde o tempo e o espaço não existem: a Zona Fantasma. Zod procura convencer Jor-El a juntar-se a ele numa nova era mas o cientista declina, banindo Zod e os seus cúmplices, Non e Ursa, para a Zona Fantasma. Furioso com a recusa de Jor-El, Zod jura vingar-se um dia do seu carcereiro. 
    Durante décadas, os três renegados ficaram aprisionados na Zona Fantasma até serem acidentalmente libertados pelo Superman. Partem então para a Terra com o propósito de recriarem um novo Krypton governado por Zod. Entre eles e o seus objetivos, está o único descendente de Jor-El. Retratada nos filmes "Superman"(1978) e "Superman II" (1982), esta não é contudo a única versão da origem do general Zod. Noutra versão, Zod e dois outros criminosos kryptonianos (Faora e Quex-Ul) provêm de um universo compacto criado pelo Senhor do Tempo. Nessa realidade paralela, derrotaram Superboy  e devastaram a Terra. Lex Luthor que, nesta outra realidade, estava ao serviço da Humanidade, criou uma Supergirl que também foi incapaz de deter o trio superpoderoso. Contudo, a Rapariga de Aço logrou contactar o Superman do nosso universo e, recorrendo à kryptonita dourada para anular os poderes de Zod e companhia, ambos consegueriam finalmente travá-los.
    Em todas as versões, porém, Zod é descrito como um megalómano, frio e calculista para quem os fins justificam os meios e para quem a vida humana não possui qualquer valor.
    No cinema, a personagem foi celebrizada pelo ator britânico Terence Stamp (que, curiosamente, foi o escolhido para dar voz a Jor-El na série televisiva "Smallville"). Na lista dos 50 melhores vilões de sempre, publicada em 2007 pela revista britânica Top Film, a versão de Stamp do general Zod conquistou um honroso 32º lugar. Mais recentemente, na já citada série "Smallville", o também britânico Collum Blue incarna o vilão, ainda que sem o carisma de Stamp. Já no próximo filme do Último Filho de Krypton, caberá ao ator Michael Shannon vestir a pele do general.

Ursa, Non e Zod (em 1º plano) magistralmente representado por Terence Stamp em "Superman II".

2 comentários:

  1. Este é um personagem com o qual já estou familiarizada :). Não sabia os criadores nem a data de criação mas eu não memorizo facilmente esses dados... :)

    ResponderEliminar
  2. I blog often and I seriously appreciate your content.
    This article has really peaked my interest. I will book
    mark your blog and keep checking for new information about once per week.
    I subscribed to your Feed as well.

    Stop by my webpage creative group
    My web site: creative group

    ResponderEliminar