clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

NÉMESIS: ADÃO NEGRO




      Um heroi do Antigo Egito com poderes divinos é corrompido e passa a usar as suas habilidades para o Mal. Assim nasceu o Adão Negro (Black Adam), um dos mais temíveis supervilões do universo DC.

Criadores: C.C. Beck e Otto Binder
Primeira aparição:The Marvel Family nº1 (dezembro de 1945)
Licenciador: Fawcett Comics (1945-1973) e Detective Comics (atual detentora dos direitos da personagem)
Identidade civil: Teth-Adam
Origem: Egito
Família conhecida: Isis (esposa) e Osiris (cunhado)
Filiação: Sociedade da Justiça da América, Sociedade Secreta dos Supervilões, Esquadrão Suicida, etc.
Base de operações: móvel
Poderes e habilidades:  concedidos pelo mago Shazam os poderes do Adão Negro derivam de seis divindades do Antigo Egito: a resistência de Shu, a velocidade de Heru, a força de Amon, a sabedoria de Zehuit, o poder de Aton e a coragem de Mehen. Note-se que as iniciais dos seis deuses formam o acrónimo SHAZAM.

     Milhares de anos atrás, durante a 19ª dinastia do antigo Egito, um homem chamado Teth-Adam tornou-se o primeiro a ser agraciado com imensos poderes sobrenaturais pelo mago Shazam. Sempre que pronunciava o nome do mago, Teth-Adam transformava-se no mortal mais poderoso da Terra.
    Durante anos, Teth-Adam atuou como heroi por todo o Egito e depois veio a servir o Príncipe Khufu, com quem permaneceu até este ser assassinado. Logo após a morte de Khufu, morreram também  a sua esposa e os seus filhos. Revoltado, Teth-Adam começou a usar os seus poderes para objetivos egoístas.  Decidiu então tomar o trono deixado vago pelo faraó e  governar o mundo. Ganhou assim um novo nome, que era sussurrado com temor por todo o Egito: Khem-Adam (Adão Negro).
    Sentindo-se parcialmente culpado pela terrível corrupção de Teth-Adam, Shazam despojou-o dos seus poderes, colocando-os  num amuleto em forma de escaravelho. Não satisfeito, Shazam baniu o Adão Negro para a estrela mais longínqua do universo.
    O amuleto foi enterrado com o Faraó Ramsés II e permaneceu intacto até meados do século XX, quando o casal de arqueólogos C.C. e Marilyn Batson o descobriram. O casal foi brutalmente assassinado pelo seu sócio, Theo Adam, que pouco depois libertou os segredos do escaravelho, recebendo os poderes e memórias do Adão Negro. O filho dos Batson, Billy, foi escolhido pelo mago Shazam como o seu novo campeão. Nascia assim o Capitão Marvel, a contraparte benigna do Adão Negro e, por conseguinte, destinado a ser o seu oponente por excelência. Não obstante, ambos firmaram alianças pontuais para defrontar ameaças comuns.
     Com a ajuda dos outros dois membros da Família Marvel (Mary Marvel e Capitão Marvel Jr.),  o Capitão Marvel enfrentou Adão Negro diversas vezes. A antiga moralidade de Teth-Adam ressurgiu e Adão Negro ajudou a Sociedade da Justiça (SJA) a derrotar Johnny Pranto e a Sociedade da Injustiça. 
    Aclamado como o heroi que fora outrora, Teth-Adam foi aceite como membro da SJA, apesar de nem todos os membros da equipa acreditarem na sua regeneração.
   Com o passar do tempo, a paciência do Adão Negro para com os métodos da SJA foi diminuindo e as suas ações tornaram-se cada vez mais violentas. A situação atingiu um limite após o terrorista Kobra sair impune dos seus crimes. Adão Negro reuniu então um grupo de vigilantes que, logo na sua primeira missão, executa Kobra. Buscando honrar a memória da sua família, Adão Negro resolve libertar sua terra natal Kahndaq. Com a ajuda dos seus novos aliados ele consegue tomar o poder e libertar o seu povo. Porém, acaba tendo que enfrentar a Sociedade da Justiça. Depois de uma sangrenta batalha, é feito um pacto no qual a SJA aceita que Kahndaq fique sob a responsabilidade do Adão Negro, mas ,em troca, ele fica exilado no seu país.
     O visual do Adão Negro é muito semelhante ao do Capitão Marvel com a diferença de que não usa capa e o negro do seu traje substituiu o encarnado do uniforme do Mortal Mais Poderoso da Terra. É ainda curiosa a sua semelhança física com o ator Boris Karloff (que protagonizou "Nosferatu" no cinema), em especial as orelhas pontiagudas.
     Fora dos comics, o Adão Negro foi o vilão de serviço no filme de animação "Superman/Shazam: The Return  of  Black Adam" (2010) e no videojogo "DC Universe Online"(2011). Correm ainda rumores de que o ator Dwayne "The Rock" Johnson encarnará o vilão num futuro filme baseado nas histórias do Capitão Marvel.
    

Sem comentários:

Enviar um comentário