clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

BDCINE APRESENTA: HOMEM-ARANHA

 
     Depois de muitos boatos e projetos abortados, em 2002 os fãs do Homem-Aranha viram finalmente realizado o velho sonho de verem o seu herói favorito a escalar paredes e balançar-se nas teias numa megaprodução hollywoodesca com grandes efeitos especiais.
     Sendo o aranhiço uma das minhas personagens de eleição, foi com enorme satisfação que assisti à sua estreia no cinema. As expetativas eram grandes mas, no final, não me senti defraudado.

Título original: Spider-man
Ano: 2002
País: Estados Unidos da América
Duração: 121 minutos
Realizador: Sam Raimi
Argumento: David Koepp
Elenco: Tobey Maguire (Peter Parker/Homem-Aranha), William Dafoe (Norman Osborn/Duende Verde), James Franco (Harry Osborn) e Kirsten Dunst (Mary Jane Watson)
Orçamento: 140 milhões de dólares
Receita: 821.709 milhões de dólares


O Homem-Aranha e o Duende Verde digladiam-se nos céus de Nova Iorque.
Sinopse: Peter Parker (Tobey Maguire) é um adolescente comum que mora com os seus tios, Ben e May, desde que os seus pais faleceram. Inteligente e com um grande interesse pela ciência, Peter tem contudo dificuldade em relacionar-se com os colegas, por ser tímido e considerado um nerd. Até que, numa visita de estudo a uma demonstração científica sobre aranhas geneticamente modificadas, um acidente faz com que um desses insetos pique Peter. A partir de então, o seu corpo é quimicamente alterado, fazendo com que Peter possa escalar paredes e tetos, lançar um fluido ultra-resistente semelhante a uma teia de aranha e seja dotado de um "sentido de aranha", que o avisa sempre que há perigo por perto. Adquire ainda super-força e visão ampliada. Inicialmente, Peter usa os seus novos poderes para ações egoístas  e  ganha dinheiro participando em combates de luta-livre transmitidos na TV, sob o disfarce de "Aranha-humana". Ao anunciá-lo, o apresentador confunde-se e  chama-o de "Homem-Aranha". Porém, ao permitir que um ladrão fuja por não considerar sua função capturá-lo, o patife acaba por assassinar o seu tio Ben. A partir de então, Peter aprende que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades (frase que ouvira do seu falecido Tio Ben) e decide  combater o crime. Nasce assim o espetacular Homem-Aranha. Ao estrear-se como super-herói, ele  logo encontra  o seu primeiro grande desafio: um supervilão psicótico que se autodenomina  Duende Verde (William Dafoe). Esse inimigo na verdade é o empresário Norman Osborn que, após ter sido exposto a um gás experimental, desenvolveu uma segunda personalidade maligna associada a um intelecto e força sobre-humanos.
Peter aprende que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.

Trailer: http://www.imdb.com/title/tt0145487/
Prémios e indicações: Indicado em 2003 para o Óscar de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som; indicado nas categorias de Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Realizador, Melhor Ator e Melhor Atriz no Prémio Saturno; vencedor na categoria Melhor Beijo dos MTV Movie Awards.
Curiosidades:
- Uma feroz batalha judicial em torno dos direitos de adaptação cinematográfica adiou durante anos a realização do projeto.
- O realizador James Cameron (Titanic) chegou a interessar-se pelo projeto e apresentou um resumo do argumento em que Electro seria o vilão eleito para enfrentar o Homem-Aranha.
- Na cena em que o Homem-Aranha se torna famoso, é possível ver, por lapso de edição, as torres  do World Trade Center, destruídas pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
- No clímax do filme, o Homem-Aranha e o Duende Verde digladiam-se na ponte sobre o Rio Hudson depois de este último ter raptado Mary Jane. Uma variante de um dos episódios mais trágicos da vida do aracnídeo: a morte de Gwen Stacy (personagem omitida no filme).
Minha classificação: 70%

Um beijo que entrou para os anais da história do cinema.

1 comentário:

  1. É um bom filme apesar de "beber muito" do Superman original aonde até tem sequências de homenagem. :D

    ResponderEliminar