clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

DO FUNDO DO BAÚ

   
      Numa viagem a Espanha na companhia dos meus pais, em agosto de 1990, fizemos uma curta paragem em Aveiro para esticar as pernas e aconchegar os estômagos. Cumprindo um ritual diário, o meu pai aproveitou também para comprar o jornal. Como habitualmente, acompanhei-o ao quiosque, na esperança de voltar com mais um volume para minha coleção de super-heróis.
     Camuflado entre uma amálgama de fascículos e revistas, o Liga da Justiça nº1 não escapou todavia aos meus olhos de águia. Tratava-se do mais recente título DC lançado no Brasil pela Abril Jovem, em substituição dos extintos Superamigos. Era, portanto, uma oportunidade de ouro para iniciar uma nova coleção que, obviamente, não desperdicei. Depois de o meu pai me ter comprado a revista, retomámos a viagem e, antes de chegarmos ao Porto e apesar da trepidação do velhinho Fiat 128, devorei as três histórias que integravam aquela edição histórica.
    
Título: Liga da Justiça nº1 (1ª série)
Data: Janeiro de 1989
Licenciador: DC
Editora: Abril Jovem
Nº de páginas: 84
Formato: 13,5cm x 19cm, colorido e com lombada agrafada

Primeira história: "A nova geração"
Argumento: Keith Giffen e J.M. Dematteis
Desenhos: Kevin Maguire
Publicada originalmente em: Justice League nº1 (1987)
Sinopse: Liderada por Batman, a Liga da Justiça está de volta. Composta por novatos e veteranos, e marcada pela indisciplina de alguns membros, a equipa tenta impedir um ataque terrorista à sede da ONU. Ao mesmo tempo, Maxwell Lord, um misterioso empresário demonstra um profundo interesse nos heróis...

Segunda história: "Para que haja um amanhã"
Argumento:John Ostrander
Desenhos: J.J. Birch
Publicada originalmente em: The Fury of Firestorm nº62 (1982)
Sinopse: Ao descobrir que padece de um tumor cerebral incurável, o Professor Martin Stein decide, com a ajuda de Ron Raymond (a outra metade do herói Nuclear) destruir todas as armas nucleares do planeta. Para concluir o seu objetivo, Nuclear terá, porém, de enfrentar as duas superpotências e os respetivos superseres.

Terceira história: "Julgamento pelo fogo"
Argumento: John Ostrander
Desenhos:Luke McDonnell
Publicada originalmente em: Suicide Squad nº2 (1987)
Sinopse: O Esquadrão Suicida ataca a base secreta da Jihad, graças à ajuda de Sombra da Noite e de Némesis que estavam infiltrados na organização terrorista. Apesar da morte do Verme Mental e da tentativa de traição de Plastique, o Esquadrão obtém sucesso na sua missão.

     A primeira série de Liga da Justiça existiu entre janeiro de 1989 e  julho de 1994, tendo sido lançados 67 números, os quais possuo na totalidade. As histórias, ligeiras, pautavam-se geralmente por um registo humorístico, ideal para aliviar o stresse quotidiano.

2 comentários:

  1. Uma daquelas séries em que a tradução não perde nada em relação ao original.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso foi uma que tive nas mãos e saltei na época,por um Sam com Jim Lee.
    A dC Reeditou a liga cómica em tpb e Hc a 2 anos.E O volume 1 de Suicide Squad mais recentemente.

    ResponderEliminar