clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

HERÓIS EM AÇÃO: CAPITÃO MARVEL

  
      Intrigada com a coexistência de duas personagens homónimas em duas editoras distintas, a minha augusta esposa (cujos desejos são ordens para mim) pediu-me encarecidamente que lhe explicasse as diferenças entre os Capitães Marvel. Com efeito, como ficará patente neste texto em duas partes, aparte o nome em comum, poucas são as afinidades entre ambos. 
     Nesta primeira parte, darei a conhecer o Capitão Marvel (ou Mar-Vell) da Marvel Comics, um intrépido guerreiro kree que viveu uma miríade de aventuras cósmicas antes de ser derrotado pelo mais insidioso dos inimigos: um cancro. Ficará assim reservada para a segunda parte a biografia do Capitão Marvel (ou SHAZAM) da arquirrival DC.
      Descubram as diferenças...
Sonho de uma noite de verão: um duelo entre os dois Capitães Marvel.

Nome original: Captain Marvel ou Captain Mar-Vell
Primeira aparição: Marvel Super-heroes nº12 (dezembro de 1967)
Criadores: Stan Lee (texto) e Gene Colan (arte)
Licenciador: Marvel Comics
Identidade civil: Mar-Vell
Origem: Planeta Kree
Parentes conhecidos: Genis-Vell (filho também conhecido por Capitão Marvel II), Dorrek VIII (filho), Photon (filho) e Phyla-Vell (filha falecida que também assumiu a identidade de Capitã Marvel e Quasar)
Filiação: Ex-membro honorário dos Vingadores
Poderes e habilidades: Originalmente, o Capitão Marvel não possuía qualquer superpoder, exceto a força ampliada dos krees, resultante de uma evolução genética provocada pela gravidade superior do seu mundo natal. O ADN do Capitão foi, todavia, alterado por uma radioterapia a que foi submetido na Terra. Passou assim a poder absorver energia solar e a convertê-la em várias formas de luz e energia. Entre o seu vasto leque de poderes, destacam-se a supervelocidade, o voo, a invulnerabilidade, as rajadas fotónicas e a consciência cósmica (uma espécie de sexto sentido cósmico que lhe permite ter premonições). Na sua qualidade de ex-guerreiro kree, Mar-Vell é também um exímio lutador e estratega. Dispõe ainda de umas braceletes que lhe permitem, entre outras coisas, trocar de átomos  com outrem e assim viajar entre dimensões.

Biografia: Sem mais delongas, aqui fica a tão esperada resposta à pergunta milionária "Como podem haver dois Capitães Marvel sem violação dos respetivos direitos autorais?". A explicação é simples: depois de um processo judicial interposto pela Detective Comics (DC) na década de 1940 à extinta editora Fawcett Comics, esta deixou de publicar o primeiro Capitão Marvel. Ficou assim aberto o caminho para a criação de uma personagem homónima por parte da Marvel Comics em 1967, forçando a DC a rebatizar o "seu" Capitão Marvel (cujos direitos de publicação adquirira entretanto) de SHAZAM. Por sua vez, a Marvel, a fim de manter a marca registada, ficou obrigada a lançar um título do Capitão Marvel a cada dois anos (assim se explicando a proliferação de personagens que já usaram esse nome).
               Quanto à origem propriamente dita do herói alienígena, este é originário do planeta Kree onde a grande maioria dos habitantes nasce com uma pele azulada, sendo por isso raros os caucasianos. Como tal, são frequentemente discriminados. O que não impediu Mar-Vell de vencer o preconceito e de ser tornar um respeitado soldado ao serviço do Império Kree. Foi aliás esse estatuto que o levou a ser destacado pelos seus superiores para uma missão à Terra. O objetivo era estudar o nosso planeta após a chegada dos humanos à Lua. Entre os membros da missão, contudo, havia alguém que desejava a morte de Mar-Vell. Tratava-se de Yon-Rogg que, cego de ciúmes do amor que unia Mar-Vell à bela Una, abriu fogo sobre a nave do rival. Mar-Vell escapou ileso mas o disparo causou a morte acidental do Professor Walter Lawson. Dadas as parecenças físicas com o humano, Mar-Vell assumiu a sua identidade e passou a atuar na Terra como super-herói.
O visual original de Mar-Vell.
             Depois de ajudar várias vezes a Humanidade, Mar-Vell foi acusado de traição pelo Império Kree e sentenciado à morte. Consegue, todavia, escapar e fica 112 dias à deriva no espaço. Fraco e à beira da loucura, Mar-Vell é manipulado por Ronan, o Acusador Kree e por um ministro kree no sentido de colaborar num plano para derrubar a Suprema Inteligência que governa o seu mundo natal. Após o fracasso da conjura, Mar-Vell tentar regressar à Terra mas é atingido por uma explosão de radiação que o lança na Zona Negativa (uma dimensão paralela composta de antimatéria). Lá permanece até conseguir comunicar telepaticamente com Rick Jones (ex-parceiro do Hulk). Guiado pelo herói, Rick encontra as braceletes do Capitão que lhes permite trocar de lugar durante um período máximo de 3 horas.
            Já com Jim Starlin à frente dos destinos da personagem, o Capitão Marvel liberta-se da Zona Negativa, ganha maiores poderes e também um novo uniforme. Ao lado dos Vingadores, enfrentou Thanos, um dos mais poderosos vilões do universo.     
          Após inúmeras batalhas, Mar-Vell retorna à Terra e tem o primeiro encontro com Nitro. Ao tentar conter uma explosão causado pelo vilão, o Capitão é exposto a um poderoso gás que abala os nervos chamado Composto 13. Mar-Vell entra em colapso devido à exposição ao gás, mas recupera-se e recebe um antídoto. Esse episódio, no entanto, ditaria a morte do herói algum tempo depois.
        Numa magnífica graphic novel  intitulada justamente, "A morte do Capitão Marvel" (da autoria de Jim Starlin e sobre a qual prometo falar aqui em breve),  o herói kree acaba por perder a sua derradeira batalha contra um cancro. No leito da morte, recebe o tributo tanto de amigos como de inimigos.
A despeito dos seus poderes, o Capitão Marvel perdeu a batalha contra o cancro.
         A seguir: A atribulada história do Capitão Marvel da DC. 

6 comentários:

  1. Obrigado, amor. Adorei :).
    Fico a aguardar o Capitão Marvel da DC para ver as diferenças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ele voa,é super forte,praticamente invuneravel e tambem tem a sabedoria de Salomao(o antigo rei que estava na Biblia).

      Eliminar
  2. sempre e bom relembrar as maravilhosas estorias da marvel

    ResponderEliminar
  3. Muito bom esse artigo!!! Parabéns! SHAZAM!!!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom esse artigo!!! Parabéns! SHAZAM!!!

    ResponderEliminar