clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

sexta-feira, 16 de março de 2012

BD CINE APRESENTA: BATMAN



     Para comemorar os 50 anos do Cavaleiro das Trevas, a Detective Comics e a Warner Brothers lançaram Batman em 1989. Realizado por Tim Burton e com Michael Keaton no principal papel, o filme foi um sucesso de bilheteira e de crítica, reabilitando o género super-heroico no cinema após os fracassos de Superman III e IV.

Título original: Batman
Ano: 1989
País: Estados Unidos da América
Duração: 126 minutos
Realização: Tim Burton
Argumento: Sam Hamm e Warren Skaaren
Elenco: Michael Keaton (Bruce Wayne/Batman), Jack Nicholson (Jack Napier/Joker), Kim Basinger (Vicky Vale)
Orçamento: 35 milhões de dólares
Receita:411,350 milhões de dólares
Michael Keaton, um improvável Batman que surpreendeu pela positiva.

Sinopse: Em vésperas do 200º aniversário de Gotham City, os habitantes da cidade estão demasiado atemorizados com a elevadíssima taxa de criminalidade para celebrarem. Lei e ordem são apenas miragens em Gotham. Uma cidade lúgubre e corrupta, dominada por Carl Grissom, o líder da máfia local. Harvey Dent, o novo Promotor de Gotham, é incumbido pelo mayor de tornar a cidade segura novamente. Dent elege como alvo principal Grissom mas este tem na sua lista de pagamentos grande parte dos polícias de Gotham.
               Entretanto, um misterioso vigilante vestido de morcego atrai a atenção da polícia e dos media. Em especial do repórter Alexander Knox que inicia uma investigação, em conjunto com a fotojornalista Vicky Vale, sobre o lendário Batman.
               Após descobrir que a sua amante o traíra com o seu lugar-tenente, Jack Napier, Grissom monta-lhe uma cilada numa fábrica de químicos. O plano, porém, fracassa devido à entrada em cena da Polícia e de Batman. Segue-se uma troca de tiros que culmina com a queda de Jack numa enorme tina contendo uma sopa química desconhecida.
              Dado como morto, Jack ressurge pouco tempo depois horrivelmente desfigurado e ensandecido. Autodenominado-se Joker, o antigo braço direito de Carl Grissom mata-o a sangue frio e usurpa o seu império do crime.
Jack Nicholson, um Joker inesquecível.

              Morando com o seu fiel mordomo Alfred na sumptuosa Mansão Wayne, Bruce Wayne, o milionário órfão que se tornou Batman depois de testemunhar em criança o assassinato dos seus pais, vive um romance intermitente com Vicky Vale.
              Gotham está paralisada de medo na sequência de várias mortes causadas por produtos de higiene adulterados pelo Joker. Bruce descobre entretanto que se trata do mesmo homem que assassinou os seus pais.
              Em meio ao pandemónio, Joker rapta Vicky Vale,  cabendo ao Cavaleiro das Trevas resgatá-la. Antes terá, contudo, de salvar  a cidade de um plano genocida posto em marcha pelo Joker.
Trailer:http://www.youtube.com/watch?v=VRqa47-jv0M&sns=em
Curiosidades:
- Antes da escolha de Michael Keaton para vestir a pele do Homem-morcego, foram cogitados vários atores consagrados: Mel Gibson, Tom Selleck, Kevin Costner, entre outros.
- Por se ter celebrizado em comédias, a escolha de Keaton foi controversa. A Warner Brothers recebeu mais de 50 mil cartas de protesto enviadas por bat-fãs.
- Para aceitar o papel de Joker, Jack Nicholson exigiu receber uma percentagem das receitas de bilheteira ,além de um cachet de 6 milhões de dólares.
- O Batmobile apresentado no filme foi eleito o carro mais bonito da história do cinema.
- Tim Burton definiu o tema central do filme como "um duelo de freaks".
- Batman conquistou o Óscar de Melhor Direção Artística em 1990 e foi nomeado para vários outros prémios, entre os quais os Saturn Awards.
A bela e intrépida Vicky Vale (Kim Basinger) salva por Batman.

Minha avaliação: 87%. Já perdi a conta às vezes que vi e revi Batman. E fi-lo sempre com o mesmo prazer e entusiasmo da primeira vez. Se tivesse de eleger o meu filme preferido com super-heróis, Batman estaria decerto no pódio. Mais de 20 anos depois, a atmosfera sombria criada por Burton e a magistral representação de Jack Nicholson continuam a ser uma referência para os fãs do Cavaleiro das Trevas. A trama é envolvente e muito fiel à essência da personagem. As cenas de ação são espetaculares e os efeitos visuais também. Um exemplo para as atuais adaptações (nem sempre bem conseguidas) de personagens dos comics ao grande ecrã.

3 comentários:

  1. Também acho um bom Batfilme que ainda se vai aguentando diante das novas versões,e que na época do lançamento em vhs foi responsável por uma nova Batmania

    ResponderEliminar
  2. Recordo-me muito bem da Batmania, à qual eu próprio aderi. Na altura tinha 12 anos e comprei toneladas de merchandising que ainda hoje conservo: pins, posters, porta-chaves, bonecos, etc. ;)

    ResponderEliminar
  3. One part compost to two or three parts potting soil would be a
    sufficient combination. 5 will decrease the availability
    of lead from your soil. This will give them time to acclimate to their new environment, avoiding stress and shock often associated with transplanting, ensuring a healthy start.


    Here is my website :: stillborn

    ResponderEliminar