clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

terça-feira, 17 de abril de 2012

NÉMESIS: DARKSEID

    

         A maior criação do mestre Jack Kirby não foi um herói mas sim um vilão. Senhor absoluto de Apokolips, deus apócrifo, Darkseid é a personificação do Mal. Com o tempo, tornou-se também um dos mais temíveis némesis do Homem de Aço.

Nome original: Darkseid
Primeira aparição: Superman´s Pal Jimmy Olsen nº134 (novembro de 1970)
Criador:  Jack Kirby
Licencidadora: Detective Comics
Identidade civil: Príncipe Uxas
Parentes conhecidos: Rei Yuga Khan e Rainha Heggra (pais), Drax (irmão falecido).
Origem: Apokolips
Base de operações: Apokolips
Filiação: Sociedade Secreta dos Supervilões, Intergangue, Elite de Darkseid.
Poderes e habilidades: Sendo um dos mais poderosos Novos Deuses, Darkseid possui imortalidade, invulnerabilidade e força incomensurável. Pode também aumentar de tamanho, além de dispor de poderes telepáticos e telecinéticos. Com um simples pensamento pode teletransportar-se para qualquer ponto do espaço ou do tempo. O seu poder mais formidável são, porém, os Raios Ómega. Tratam-se de rajadas de energia que o tirano emite pelos olhos e capazes de desintegrar qualquer coisa. Podem também servir para ressuscitar os mortos, dependendo da vontade de Darkseid. Não obstantes todos os seus recursos, o vilão prefere usar o seu intelecto superior para controlar ou manipular vontades de modo a atingir os seus propósitos, evitando, sempre que possível, a confrontação física com o seus oponentes. É ainda o comandante supremo do exército de Apokolips, onde se destacam os Parademónios.
Foi nesta edição que Darkseid fez a sua 1ª aparição.

Biografia: Reza a lenda que Jack Kirby se inspirou no falecido ator Jack Palance para modelar fisicamente aquele que seria, muitos anos depois, eleito pelo site IGN o sexto maior vilão da história dos quadradinhos. Darkseid, criado em plena Idade do Bronze dos comics, é um anagrama para dark side (lado negro em Inglês) e nem sempre possuiu a sua atual aparência rochosa e os seus poderes semidivinos.
                Quando chegou o dia do Ragnarok (o apocalipse na mitologia nórdica), os velhos deuses pereceram  e o mundo em que viviam foi dividido em dois: Nova Génese e Apokolips. O primeiro era habitado por deuses benévolos, ao passo que o segundo albergava os malévolos. Foi neste último que Darkseid nasceu.
                Filho dos monarcas de Apokolips, Yuga Khan e Heggra, o Príncipe Uxas, segundo na linha de sucessão ao trono, desde cedo começou a conspirar para tomar o poder. Tal como os restantes Novos Deuses, Uxas tinha, à época, aspeto humano. Quando o seu irmão mais velho, Drax, tentou reclamar a lendária Força Ómega, foi assassinado por Uxas que assim se apoderou dela. Em consequência disso, adquiriu o seu atual aspeto rochoso e adotou o nome Darkseid.
                Algum tempo depois, Darkseid enamorou-se por uma jovem e bela cientista chamada Suli. Do fugaz idílio resultaria um filho, Kalibak. Receando que Suli estivesse a corromper o filho, a Rainha Heggra ordenou a Desaad que a envenenasse. Após a morte da sua amada, Darkseid foi obrigado pela mãe a casar com Tigra, daí resultando o nascimento do seu segundo filho, Oríon.
                Com o coração mais gelado do que nunca, Darkseid ordenou a Desaad que matasse a Rainha Heggra., tornando-se assim o novo monarca de Apokolips. Ato contínuo, baniu Tigra e Oríon do planeta. Esta decisão deriva da antiga profecia segundo a qual Darkseid está destinado a morrer às mãos do próprio filho.
               Seguiu-se uma devastadora guerra entre Apokolips e Nova Génese, a qual só terminaria com a troca de filhos entre os respetivos monarcas. Assim, o Pai Celestial recebeu Oríon, o segundo filho de Darkseid, ao passo que este adotou Scott Free que, ulteriormente, se tornaria o mestre do escapismo conhecido como Senhor Milagre.
               Encarando qualquer divindade como uma potencial ameaça, Darkseid ordenou de seguida a invasão de Themyscira, lar das Amazonas (raça a que pertence a Mulher-Maravilha) a fim de obter a localização dos deuses do Olimpo. Por se recusarem a ajudar o tirano, metade das amazonas foi exterminada pelos Parademónios.
                Darkseid ambiciona suprimir o livre-arbítrio do universo para depois o recriar à sua própria imagem e semelhança. Para isso, busca obstinadamente a misteriosa Equação Antivida, a qual oferece o total controlo sobre os pensamentos e as emoções de qualquer ser vivo. Foi isso que motivou as suas primeiras incursões à Terra, onde enfrentou vários super-heróis, principalmente o Super-homem.
O Homem de Aço e Darkseid são velhos inimigos.

                Até ao lançamento da minissérie "Odisseia Cósmica", da autoria de Jim Starlin, ninguém sabia ao certo o que era a Equação Antivida. Era tão-só uma ponta solta deixada por Jack Kirby aquando da criação da história dos Novos Deuses. Na versão de Starlin, a equação é, na verdade, uma entidade superior de poder inimaginável. A qual Darkseid logra finalmente encontrar apenas para perceber que jamais a poderia dominar.
                Darkseid, contudo, não desistiu dos seus intentos e passou a trabalhar nos bastidores, manipulando peões superpoderosos no seu perverso esquema para conquistar o nosso mundo. Incluindo a Intergangue, o sindicato do crime  sediado em Metrópolis e que, com o tempo, se tornou uma seita religiosa que adora o monarca de Apokolips.
                Mais recentemente, na minissérie "Crise Final" (já publicada no Brasil com a chancela da Panini Comics), Darkseid aparentemente assassinou Batman quando este, em conjunto com o segundo Flash (Barry Allen) tentava liquidar o vilão com uma bala capaz de matar deuses e fabricada pelo próprio Darkseid.
                A personagem é presença assídua em todo o tipo de merchandising lançado pela DC: brinquedos, cartas, videojogos,etc.  A sua estreia televisiva ocorreu em 1984 na série de animação Super Friends: The Legendary Super Powers Show. Seguiram-se diversas participações noutras séries do género como Superman: The Animated Series (1996), Justice League (2001), entre outras.  Foi ainda o vilão de serviço na décima e última temporada de Smallville (embora sob a forma de uma força maligna incorpórea) e é ele o catalisador para a transformação do jovem Clark Kent em Super-homem.

A sombra de Darkseid paira sobre Smallville.

1 comentário:

  1. Conheço o Darkseid das histórias do Superman e da série Smallville. É mau como as cobras,não simpatizo muito com ele... Mas é um super-vilão.
    Excelente post.

    ResponderEliminar