clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

terça-feira, 12 de junho de 2012

BD CINE APRESENTA: HELLBOY






        Surpreendendo tudo e todos, em 2004 o filme Hellboy catapultou para a ribalta um super-herói pouco ortodoxo e praticamente desconhecido da generalidade do público português.
         Inicia-se aqui um dossiê em três partes sobre a obra-prima de Mike Mignola.

Título original: Hellboy
Ano: 2004
País: EUA
Duração: 122 minutos
Realização: Guillermo del Toro
Argumento: Guillermo del Toro e Peter Briggs
Elenco: Ron Perlman (Hellboy), Rupert Evans (John Myers), Selma Blair (Liz Sherman), Doug Jones (Abe Sapien) e Ladislav Beran (Karl Kroenen).
Orçamento: 66 milhões de dólares
Receitas: 99,3 milhões de dólares

Ron Perlman encarna Hellboy na perfeição.

Sinopse: Em 1944, nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, os Nazis construíram um portal interdimensional na costa escocesa. Com a ajuda do mago russo Rasputin, pretendiam libertar o demónio Ogdru Jahad para que este os ajudasse a derrotar os Aliados. A operação é comandada por Karl Kroenen, um assassino de elite ao serviço de Hitler.
                Uma força-tarefa aliada é enviada para o local a fim de destruir o portal. Rasputin é absorvido durante o processo enquanto Kroenen consegue fugir. No final, os Aliados descobrem, saído do portal, um demónio infantil com a mão direita feita de pedra. O qual é prontamente batizado de Hellboy.
               Seis anos depois, o agente do FBI John Myers é transferido para o Departamento de Pesquisa e Defesa Paranormal (DPDP), onde conhece um Hellboy já adulto, bem como um lote de criaturas bizarras dotadas de poderes sobrenaturais. É o caso de Abe Sapien, um humanoide anfíbio e telepata, e de Liz Sherman, uma jovem com habilidades pirocinéticas.

O sinistro Kroenen.

                Entretanto, Kroenen ressuscita Rasputin nas montanhas da Moldávia e, juntos, libertam um demónio chamado Sammael. Rasputin concede à criatura o poder de reencarnar e de transferir a sua essência, fazendo com que dois dos seus ovos ecludam sempre que uma das duplicatas morre.
                 A capacidade de Sammael para se multiplicar torna-se um problema à medida que Hellboy o mata repetidamente. Abe Sapien é ferido enquanto destrói alguns dos ovos da criatura e Kroenen, cujo corpo mutilado possui algumas partes mecânicas, desliga-se, fingindo-se morto. O seu pretenso cadáver é transportado para o DPDP.

Hellboy enfrenta o demónio Sammael.

                Rasputin materializa-se no DPDP em busca de Hellboy, que acredita ser a chave para um gigantesco cataclismo que destruirá o mundo. Entretanto, uma equipa liderada por Hellboy é enviada para Moscovo onde fora descoberto o túmulo de Rasputin. Na missão participam também John Myers e Liz Sherman. Esta acaba por ter a sua alma drenada pelo sinistro mago russo. A fim de obrigar Hellboy a libertar Ogdru Jahad, Rasputin ameaça não devolver Liz à vida. Hellboy desperta então o seu verdadeiro poder de Anung un Rama, fazendo com que os seus chifres voltem a crescer.
               No entanto, Ogdru Jahad não é libertado porque John Myers relembra Hellboy da sua capacidade de escolher o seu próprio caminho. Retomando a sua forma habitual, Hellboy volta a selar o portal interdimensional e mata Rasputin.Este, porém, fora possuído por um esbirro de Ogdru Jahad. O corpo de Rasputin é destroçado, dele emergindo um enorme monstrengo. Hellboy deixa-se engolir por ele a fim de detonar um cinto de de explosivos no seu bojo.

Liz Sherman, a bela mutante pirocinética por quem Hellboy é apaixonado.


Curiosidades:
* Vin Diesel foi o primeiro ator cogitado para encarnar Hellboy no cinema;
* Mike Mignola, criador de Hellboy, faz um pequeno cameo vestido de cavaleiro numa multidão fantasiada ameaçada por Sammael;
* O argumento do filme é baseado em várias histórias de Hellboy;
* Numa das paredes do seu quarto, Hellboy tem um poster de Ghost, outra personagem sobrenatural da editora Dark Horse;
* Depois de maquilhado, a única parte visível do corpo de Ron Perlman são as suas pálpebras.
Prémios e nomeações: Hellboy foi nomeado para cinco categorias dos Saturn Awards em 2005, incluindo Melhor Maquilhagem (a única em que venceu). A revista Empire colocou-o na 11ª posição na sua lista dos vinte melhores filmes baseados em personagens de banda desenhada.

Abe Sapien, humanoide anfíbio e telepata.

Minha avaliação:  60%  É sempre refrescante ver um filme com um herói pouco convencional como Hellboy. Ron Perlman foi uma escolha acertada para o papel  pois, a par da pose de duro, explora um lado mais humano da personagem, tornando-a irresistível. Infelizmente, o enredo surge por vezes fraturado.Em grande medida devido às cenas narrativas desnecessárias que quebram o ritmo da ação. Outra das pechas deriva da reduzida densidade psicológica das personagens coadjuvantes, embora compensadas pela personalidade cativante do protagonista. Não deixa, contudo, de ser um bom filme baseado no universo dos comics, muitos furos acima de algumas produções da Marvel e da DC.

1 comentário:

  1. Este eu conheço e vi o filme.
    Concordo com a avaliação do filme.
    Ótimo post.

    ResponderEliminar