clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

quarta-feira, 6 de junho de 2012

NÉMESIS: THANOS



       O seu nome deriva de Thanatos, o deus grego da morte. A mesma pela qual é obcecado. Thanos é um dos mais poderosos, insanos e infames vilões dos quadradinhos. É ele o verdadeiro arquiteto do plano de conquista da Terra no recente filme dos Vingadores.

Nome original: Thanos
Primeira aparição: Iron Man nº55 (fevereiro de 1973)
Criador: Jim Starlin
Licenciadora: Marvel Comics
Origem: Titã (uma das luas de Saturno)
Parentes conhecidos: Mentor e Sui-San (pais), Eros/Starfox (irmão).
Base de operações: Todo o Cosmos
Filiação: Eternos
Poderes e habilidades: Mesmo quando não utiliza artefactos místicos ou cósmicos, Thanos é tremendamente poderoso dada a sua natureza semidivina. Entre as suas muitas habilidades, destacam-se a telecinésia, a capacidade de manipular e absorver energia cósmica, a transmutação de matéria, telepatia e superforça. É também portador de avançada tecnologia alienígena que lhe permite, entre outras coisas, gerar campos de força, teletransportar-se, abrir portais interdimensionais e viajar no tempo. Acresce a tudo isto o seu vasto intelecto que lhe permite planificar eficazmente de modo a obter o que deseja.
Thanos debutou no nº55 de Iron Man (1973).



Biografia: Thanos nasceu em Titã, uma das luas de Saturno. Embora tratado de igual forma pelos seu pais e restantes Eternos, Thanos cedo percebeu que era diferente. Ele possuía, com efeito, um gene mutante que o aproximava mais dos Deviantes, uma raça aparentada , porém, sua inimiga. Em resultado disso, cresceu em solidão, desenvolvendo em simultâneo uma obsessão pelo niilismo e pela morte. Em especial pela Senhora Morte, a entidade cósmica que corporiza a mortalidade. Enamorado dela, Thanos não olhou a esforços para lhe agradar.
                  Autoproclamando-se o campeão da morte, Thanos, no seu primeiro ato genocida, conduziu um bombardeamento nuclear contra o seu próprio mundo. Daí resultaram milhões de mortes que lhe valeram o epíteto de Titã Louco.
                  Anos depois, Thanos apoderou-se do Cubo Cósmico, um artefacto de poder incomensurável capaz de realizar qualquer desejo do seu portador. Satisfazendo as suas ambições divinas, Thanos usou o Cubo Cósmico para se tornar omnipotente. Pelo meio, derrotou facilmente vários heróis terrestres (entre eles os Vingadores) que o tentaram deter. Thanos cometeu, porém, um erro crasso: julgando já não necessitar do Cubo Cósmico, desembaraçou-se dele. O que permitiu ao Capitão Marvel destruir o dispositivo e neutralizar o Titã Louco. O golpe de misericórdia, porém, foi desferido pela sua amada Senhora Morte que abandonou o vilão devido ao seu fracasso.
                Ainda apaixonado pela Morte, Thanos regressou algum tempo depois com novo plano de aniquilação cósmica para se redimir junto dela. Desta feita, apoderou-se das Gemas do Infinito. Com elas, o Titã Louco dispunha de poder suficiente para obliterar metade do universo. O que muito impressionou a Morte, apostada em restaurar o equilíbrio do universo dada a existência de mais vivos do que mortos.
Thanos com as Gemas do Infinito.

                 A despeito da sua omnipotência, Thanos acabou por ser derrotado às mãos do seu arqui-inimigo Adam Warlock, depois deste lhe ter retirado as Gemas do Infinito e ter desfeito todo o mal causado pelo vilão. Para escapar, Thanos encenou a própria morte.
                Estas são, no entanto, apenas algumas das igonomínias perpetradas por Thanos. O vilão é responsável por inúmeras maquinações ora para obter poder para si mesmo, ora para impressionar a sua eterna amada. No seu vastíssimo currículo, destaca-se ainda o assassínio de Adam Warlock.
     
Adam Warlock e Thanos são arqui-inimigos.

Origem da personagem: A propósito da sua criação, Jim Starlin recorda: "Fui para a universidade entre o serviço militar e o  meu primeiro emprego nos quadradinhos.  Numa aula de Psicologia surgiu-me a ideia de criar Thanos. Apresentei o esboço a Roy Thomas (editor-chefe da Marvel à época) e ele perguntou-me se eu queria fazer uma edição de Iron Man.  Senti que essa seria a minha única oportunidade de lançar uma personagem própria, embora duvidasse na altura que a minha carreira pudesse durar mais do que algumas semanas. No início, Thanos era um vilão bem mais franzino. Roy, no entanto, sugeriu torná-lo maior. E desde então creio que não parou de crescer...".
                                         Starlin não esconde a sua admiração pela obra do mestre Jack Kirby mas nega ter-se inspirado em Darkseid para criar Thanos: "Kirby criara Os Novos Deuses, os quais eu achava sensacionais. Ele trabalhava para a DC na altura. Muitos pensam que Thanos surge como uma imitação de Darkseid, o que não é de todo verdade. Nos meus primeiros esboços, se ele se parecia com alguma personagem de Kirby era com Metron. Tinha na minha cabeça uma história que envolvia deuses e todas as coisas que eu queria fazer com eles.  Assim surgiram Thanos e os Titãs. Roy olhou para os meus esboços e ironizou: "Torna-o maior. Se vais plagiar um dos Novos Deuses, ao menos escolhe o melhor, Darkeseid."

Na sua estreia, Thanos era muito menos corpulento.
Noutros media: Ocupando o 47º lugar no ranking dos 100 Melhores Vilões dos Quadradinhos de Todos os Tempo, promovido pelo IGN, Thanos é presença assídua em séries de animação, videojogos, brinquedos e todo o tipo de merchandise produzido pela Marvel.
                           Recentemente, fez uma breve aparição no final do filme dos Vingadores, revelando ser o verdadeiro mentor do plano de conquista da Terra levado a cabo pelo seu peão Loki.
               
Nos quadradinhos e fora deles, Thanos e os Vingadores são velhos inimigos.

6 comentários:

  1. Já fiquei a conhecer o Thanos mais um supervilão :). Gostei :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota, contudo, que se trata somente de uma breve resenha do percurso da personagem. Thanos é, de facto, um excelente vilão mas, de tão extenso, o seu currículo de ignonímias não caberia nas páginas deste modesto blogue que não pretende ser uma enciclopédia.;)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. À semelhança de quase todos os vilões, o maior ponto fraco de Thanos é a sua arrogância, que o leva a amiúde subestimar os seus adversários.

      Eliminar
    2. muito boa a sua resposta
      concordo!!!!

      Ps¹:
      Muito bom seu resumo sobre esse vilão.
      Parabéns!!!

      Ps²:
      Espero que o proximo filme dos vingadores
      seja fiel a historia, pois o thanos é
      muito foda de louco velho

      Eliminar
    3. Grato pelo teu comentário e elogio.
      Thanos é realmente um excelente vilão e tudo indica que será ele o principal antagonista na previsível sequela de "Os Vingadores".

      Eliminar