clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

terça-feira, 31 de julho de 2012

HERÓIS EM AÇÃO: DEMOLIDOR




   
      Cego como a justiça que obstinadamente procura, o Demolidor enfrentou corajosamente todas as tragédias que desde muito cedo marcaram a sua vida, ganhando assim o título de "Homem Sem Medo".


Nome original:  Daredevil
Primeira aparição: Daredevil nº1 (abril de 1964)
Criadores: Stan Lee (texto) e Bill Everett (arte)
Licenciadora: Marvel Comics
Identidade civil: Matthew "Matt" Michael Murdock
Local de nascimento: Nova Iorque
Base de operações: Nova Iorque
Parentes conhecidos: Jonathan e Grace Murdock (pais falecidos)
Filiação: Defensores e Marvel Knights
Poderes e habilidades: Compensando a sua perda de visão, os restantes sentidos de Matt Murdock foram amplificados a um nível sobre-humano. Em resultado disso, o Demolidor consegue, por exemplo, detetar a presença de alguém devido à temperatura do corpo ou ao seu odor natural. Dispõe também de uma espécie de sonar que lhe permite "ver" graças às vibrações sónicas produzidas. Essa "visão" não é, porém, perfeita, fornecendo-lhe apenas uma impressão imprecisa do objeto ou indivíduo em questão. Acrescem a estas habilidades  agilidade, velocidade, força e resistência acima da média. O herói domina ainda várias artes marciais, entre as quais o judo e  o ninjutsu. Dois bastões especiais, que podem ser convertidos em armas de combate corpo a corpo e equipados com ganchos e cabos ultra-resistentes, completam a parafernália que o Homem Sem Medo emprega no combate ao crime.

O Demolidor (ainda com o uniforme amarelo) estreou-se em 1964 nas páginas de Daredevil nº1.

Biografia: Filho de um pugilista cuja carreira se encontrava em declínio, Matt Murdock cresceu na relativa pobreza do bairro nova-iorquino conhecido como Hell´s Kitchen. Desejando que o filho fosse mais bem sucedido na vida do que ele, Jack Murdock sempre instou o pequeno Matt a estudar com afinco em vez de se dedicar ao desporto ou a envolver-se com os rufias que povoavam as perigosas ruas de Hell's Kichen. Escarnecido pela sua aparente covardia, Matt foi alcunhado de Demolidor pelas outras crianças. do bairro. Embora proibido pelo progenitor de se envolver em brigas, Matt descarregava secretamente as suas frustrações no ginásio onde Jack se treinava entre combates.
                Ainda antes da adolescência, Matt salvou um idoso de ser atropelado por um camião que transportava resíduos tóxicos. O veículo acabou por se despistar e deixar cair um tubo contendo material radioativo que se partiu, salpicando a face do jovem herói, cegando-o para toda a vida.
                Enquanto recuperava no hospital, Matt descobriu que os seus restantes sentidos haviam sido amplificados e que podia "ver" graças a uma espécie de sonar ativado por sons.
                Para financiar os estudos do filho, Jack Murdock aceitou relutantemente participar num combate de boxe combinado. No entanto, ao invés de perder a luta como lhe fora ordenado por um misterioso senhor do crime conhecido apenas como Consertador, o pai de Jack derrotou o seu adversário, acabando aclamado pela plateia. Nesse mesma noite, Jack pagou com a vida a sua ousadia.
                 A estudar Direito na Universidade de Columbia, o agora órfão Matt Murdock consegue um diploma e abre um escritório de advocacia com o seu sócio e amigo Foggy Nelson. Ainda nos tempos de faculdade conhecera Elektra Natchios, o grande amor da sua vida. Após o assassinato do seu pai, a jovem terminou a sua relação com Matt e tornou-se uma mercenária.  Acabaria, algum tempo depois, por morrer às mãos do vilão conhecido como Mercenário. Embora Matt tenha colecionado amantes ao longo da sua vida adulta (entre as quais a Viúva Negra), jamais amou intensamente outra mulher como amou Elektra.


A morte de Elektra às mãos do Mercenário marcou para sempre o Demolidor.

                 Treinado pelo enigmático Stick (um mestre cego de artes marciais), Matt aprimorou as suas habilidades físicas e mentais. Quando se sentiu pronto, resolveu vingar a morte do seu pai, assumindo a identidade de Demolidor. Originalmente, o seu uniforme era amarelo e vermelho.
                 Cara a cara com o Consertador, este acaba por sucumbir a um fulminante ataque cardíaco antes que o Homem Sem Medo o possa levar à Justiça. Matt decide, no entanto, prosseguir a sua cruzada contra o crime, dentro e fora da sala de tribunal. Como principal némesis passou a ter Wilson Fisk, o Rei do Crime que comandava o submundo de Nova Iorque.
                  Preferindo trabalhar a solo, o Demolidor recusou o convite de alguns grupos de super-heróis, entre os quais os Vingadores. Ainda assim, juntou-se por breves períodos de tempo aos Defensores e aos Marvel Knights (onde reecontrou a Viúva Negra).


Noutros media: A primeira incursão do Homem Sem Medo no grande ecrã ocorreu em 1989 em O Julgamento do Incrível Hulk. Então interpretado pelo desconhecido Rex Smith, o Demolidor participou neste segundo telefilme produzido a partir da mítica série televisiva de 1977, O Incrível Hulk (atualmente em reposição no canal SyFy). Foi, contudo, preciso esperar quase quinze anos para que o herói tivesse direito a uma adaptação cinematográfica condigna. Demolidor estreou em 2003 e contava com Ben Affleck no principal papel (vide post anterior). Circulam entretanto rumores de que a 20th Century Fox planeia lançar um reboot do Demolidor a fim de manter os direitos da personagem. De acordo com os mesmos rumores, o filme será dirigido por David Slade (que ganhou notoriedade em 2006 com a sua primeira longa-metragem Hard Candy) e o enredo será baseado na aclamada série A Queda de Murdock. Desconhece-se até ao momento o nome do ator que dará vida  ao Homem Sem Medo nesta nova versão, sendo, todavia, quase certo que Ben Affleck não repetirá o papel.
                         Na televisão, o Demolidor já participou em episódios avulsos de séries de animação estreladas pelo Homem-Aranha e pelo Quarteto Fantástico. Não teve, porém, até ao momento, direito a uma série própria. O mesmo se passando no campo dos videojogos onde surge, invariavelmente, como mero coadjuvante.

Poster promocional de Demolidor (2003).

2 comentários:

  1. Demolidor é um bom herói, pena no filme "Demolidor" de 2003 não ter sido explorado o Homem Sem Medo devidamente.
    Ótimo post.
    Que tens para eu ler do Demolidor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disponho de várias minisséries e edições especiais do Homem Sem Medo, além de todas as suas histórias publicadas ao longo de anos no saudoso título "Superaventuras Marvel". De entre esse material, recomendo "Demolidor Especial", uma compilação em três volumes de histórias selecionadas do herói, lançada pela Abril Jovem entre 1988 e 1991. Em alternativa, poderás ler a minissérie em quatro edições "Demolidor: Homem Sem Medo", editada pela Devir em 1999 e que revisita os momentos mais marcantes da carreira da personagem. Tenciono, num futuro próximo, adicionar mais material do Demolidor à minha coleção. Escusado será dizer que terei então todo o gosto em compartilhá-lo contigo.

      Eliminar