clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

NÉMESIS: ENCANTOR





      Deuses ou reles mortais, todos sucumbem aos encantos desta sedutora feiticeira asgardiana. Velha inimiga de Thor (com quem mantém uma relação de amor-ódio), especula-se que Encantor será a vilã de serviço no próximo filme do Deus do Trovão.

Nome original: Enchantress
Primeira aparição: Journey Into Mistery nº103 ( abril de 1964)
Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
Licenciadora: Marvel Comics
Identidade civil: Amora
Local de nascimento: Asgard
Base de operações: Asgard e Terra
Parentes conhecidos: Lorelei (irmã falecida)
Filiação: Mestres do Terror
Poderes e habilidades:  Descrita como uma das feiticeiras mais poderosas de Asgard, entre a míriade de poderes de que Encantor dispõe destacam-se a levitação, a transmutação, o teletransporte inter-dimensional, a telepatia, o controlo mental e a capacidade de lançar rajadas energéticas. Como qualquer deusa asgardiana, possui força, velocidade e resistência sobre-humanas. No entanto, sempre que possível, Encantor prefere evitar o confronto físico, optando antes por usar a sua beleza e magia para seduzir e dominar os seus adversários. Um beijo seu é suficiente para escravizar um homem durante cerca de uma semana (e nem os seus pares asgardianos estão imunes aos seus encantos). Como complemento à sua magia, Encantor usa frequentemente poções especiais, talismãs e cristais capazes de aprisionar almas. Quando afastada de Asgard por um longo período de tempo, os poderes de Encantor diminuem gradualmente sem, contudo, desaparecerem por completo.

Encantor debutou em 1964 em Journey Into Mistery nº103.

Biografia:  Desconhece-se a identidade dos pais de Amora. Sabe-se apenas que nasceu em Asgard e que tem uma irmã chamada Lorelei - a qual morreu em virtude de Amora se ter recusado a sacrificar a vida por ela. Ao contrário dos demais asgardianos, Amora não é baseada numa divindade nórdica. Está, todavia, relacionada com mitos associados a outras deusas como Iduna, Freyja e Gefn. É, por exemplo, referida em algumas histórias como sendo a guardiã das Maçãs Douradas, a fonte da imortalidade dos asgardianos de acordo com a mitologia nórdica.
                    Com o tempo, tornou-se uma das mais poderosas e temidas feiticeiras asgardianas, utilizando o seu vasto arsenal místico quase exclusivamente para controlar mentes.
                     Amora dedicou a sua vida imortal à busca de poder e prazer, não se coibindo de usar a sua feitiçaria e a sua sexualidade como meios para atingir esses fins. Para aprimorar os teus talentos místicos, foi treinada pela feiticeira suprema de Asgard, Karnilla, a rainha das Nornes. Seria, no entanto, banida pela sua mentora, em resultado da sua crónica indisciplina.
                    Passou então a estudar as artes arcanas sob a tutela de muitos outros magos asgardianos, seduzindo-os frequentemente a fim de se apoderar dos seus segredos. Ao atingir a idade adulta, Amora tornou-se uma poderosa feiticeira conhecida pela sua beleza inebriante, bem como pelos seus esquemas infames.
                    Na sua primeira aparição como Encantor, Amora é enviada a Midgard (nome por que é conhecida a Terra entre os deuses asgardianos) com a missão de eliminar Jane Foster, a humana por quem Thor se enamorara. Na esperança de fazer o Deus do Trovão sucumbir aos seus encantos, a feiticeira faz-se acompanhar de um assecla chamado Skurge, o Executor, que  amava loucamente Encantor e estava disposto a fazer qualquer coisa por ela.
Encantor e o Executor.
                     Forjando uma aliança estratégica com o meio-irmão de Thor, o maligno Loki, Encantor seduziu Donald Blake, o alter ego humano do Deus do Trovão. Enquanto isso, o Executor aprisionou Jane Foster numa dimensão paralela. Ambos acabaram, contudo, por ser derrotados pelo filho de Odin. Depois de resgatar a sua amada, Thor transportou Encantor e o Executor de volta a Asgard. Ambos seriam, porém, exilados na Terra por vontade de Odin.
                     Na sequência desses eventos, Encantor e o Executor juntaram-se ao grupo de supervilões liderado pelo Barão Zemo - os Mestres do Terror - tendo em diversas ocasiões medido forças com Thor e os seus companheiros Vingadores.
                    Movida pela sua insaciável sede de poder e de vingança, Encantor (uma vez mais auxiliada pelo seu fiel aliado Executor e também por um exército de trolls), tentou, anos mais tarde, conquistar Asgard. Também serviu sob as ordens de Loki durante o seu breve reinado no lar dos deuses nórdicos.
                 Na batalha final contra Surtur (o demónio que pretendia cumprir as profecias do Ragnarok), Encantor combateu ao lado dos restantes asgardianos. Fê-lo, contudo, por motivos egoístas uma vez que a criatura desejava destruir Asgard, ditando a morte de todos, incluindo a própria Encantor. Esse seu aparente ato abnegado valeu-lhe, ainda assim, uma amnistia concedida por Odin. Desde então tem mantido um romance intermitente com Thor, do qual se aproximou depois de ele ter herdado o trono de Asgard. Aliada, conselheira e, por vezes, amante do Deus do Trovão, Encantor tornou-se uma figura proeminente na governação do Reino do Arco-íris.
                 Mais recentemente, Encantor, à semelhança de muitos outros asgardianos, foi dada como morta na sequência da revolta levada cabo por Loki com o intuito de desencadear o Ragnarok. O futuro dirá se esta vilã de moral dúbia regressará ou não...
Thor e Encantor: uma relação de amor-ódio.

Noutros media: A estreia de Encantor na televisão teve lugar em 1966 ao participar nas aventuras de Thor na série de animação The Marvel Super Heroes. Em 2010, voltou a ter um papel de destaque na primeira temporada de The Avengers: Earth's Mightiest Heroes, surgindo novamente aliada a Loki.
                         Especula-se, entretanto, que Encantor será a antagonista do Deus do Trovão no segundo filme do herói (Thor 2: Dark World) atualmente em produção. Desconhece-se, porém, a veracidade dessa informação posta a circular na Internet, assim como o nome da atriz que eventualmente interpretará a vilã.
                        Encantor figura ainda em diversos videojogos relacionados com o universo Marvel, sendo igualmente uma das personagens mais populares entre os fãs de cosplay.
Será Encantor a vilã de Thor 2?



5 comentários:

  1. Excelente post.
    Gostei muito deste personagem, que não conhecia.
    Que tens para eu ler desta personagem?

    ResponderEliminar
  2. "Encantor figura ainda em diversos videojogos relacionados com o universo Marvel, sendo igualmente uma das personagens mais populares entre os fãs de cosplay."

    Nem sei porque é Loira e boa lolo,e veste trajes reduzidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de acreditar que não são apenas os atributos que enumeras que estão na génese da popularidade da Encantor. Sendo, porém, os quadradinhos ainda um reduto predominantemente masculino, sou forçado a concordar contigo. O que, de qual forma, não retira importância à personagem.

      Eliminar
  3. Ηey! Would you mind іf I shагe
    your blog with my fаcebook grοup? Theге's a lot of people that I think would really enjoy your content. Please let me know. Cheers

    Here is my homepage ... download zygor guides

    ResponderEliminar
  4. Excellent post. I used to be checking constantly this weblog and
    I am impressed! Extremely useful info particularly the remaining part :) I handle such information much.
    I used to be looking for this certain information for a long time.
    Thanks and good luck.

    My blog - inkjet-cartridge-solutions.co.uk

    ResponderEliminar