clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

HERÓIS EM AÇÃO: JUDGE DREDD





      Num futuro distópico dominado pelo caos e pela violência, ele é a Lei. Judge Dredd é juiz, júri e executor.

Nome original: Judge Dredd
Primeira aparição: 2000 AD nº2 (março de 1977)
Criadores: John Wagner (argumento), Carlos Ezquerra (arte) e Pat Mills (editor).
Licenciadora: IPC Media/ Fleetway (até 1999) e Rebellion Developments (de 1999 até à atualidade).
Identidade civil: Joseph Dredd
Local de nascimento: Mega City 1
Base de operações: Mega City 1
Parentes conhecidos: Juiz-chefe Fargo (pai) e Rico Dredd (irmão falecido).
Filiação: Departamento de Justiça de Mega City 1
Poderes e armas: Geneticamente aprimorado, Judge Dredd recebeu olhos biónicos que lhe proporcionam visão noturna. Em resultado do seu treino na Academia da Lei, domina várias artes marciais e técnicas de auto-defesa, além de ser um exímio atirador. Como armas, usa uma pistola (Lawgiver) capaz de disparar seis tipos diferentes de munição e programada para reconhecer apenas a sua impressão palmar. Um bastão, uma faca e granadas de gás completam o seu arsenal. No entanto, a sua arma mais impressionante é a Lawmaster, uma mota equipada com metralhadoras e um potente canhão laser, dotada também da mais avançada inteligência artificial, que lhe permite obedecer às diretivas de Dredd ou operar-se autonomamente.

Judge Dredd debutou nas páginas de 2000 AD nº2 (1977).

Biografia: Joseph Dredd e o seu irmão Rico foram clonados em 2066 a partir do ADN do Juiz-chefe Fargo, o primeiro magistrado de Mega City 1. Fargo foi o fundador do Sistema dos Juízes que, originalmente, concedia poderes à nova força policial para aplicar justiça sumária aos criminosos norte-americanos do século XXI.
                   Em 2070, porém, na sequência de um golpe de estado, o Departamento de Justiça dos EUA assumiu o controlo do país e formou um novo governo de cariz autocrático, encabeçado pelo Juiz-chefe. Desde então os juízes-chefes têm disposto de enorme poder, a despeito de os EUA se terem dividido em três gigantescas cidades-estado independentes, entre as quais Mega City 1.
                  Por todo o globo, várias outras megalópoles substituíram as nações de outrora, e em todas elas foram implementados sistemas similares.
                  Com o seu crescimento acelerado artificialmente, Dredd e Rico nasceram com a fisiologia equivalente à de uma criança de 5 anos. Durante a gestação foi-lhes implantado eletronicamente conhecimento adequado às suas futuras funções. O nome Dredd (que em Inglês significa "temor") foi escolhido pelo cientista que os criou, a fim de instilar medo à população.
                 Dredd e Rico entraram em ação pela primeira vez em 2070, no auge das Guerras Atómicas. Embora à época ainda fossem cadetes na Academia da Lei, foram temporariamente promovidos a Juízes e destacados para restaurar a ordem nas ruas. Essa primeira missão permitiu-lhes distinguirem-se entre os demais cadetes e, pouco tempo depois, participaram no assalto à Casa Branca, quando o Departamento de Justiça depôs o Presidente dos EUA.
                  Em 2079, os dois irmãos terminaram o curso na Academia da Lei, tendo Rico ficado em primeiro lugar na sua turma. Algum tempo depois, contudo, Dredd seria obrigado a executar o próprio irmão, corrompido pelo poder e pela ganância.
                 De volta às ruas de uma Mega City 1 estropiada pelo crime e pela corrupção, Dredd revelou-se um excelente Juiz. Não tardou portanto a ser promovido a juiz sénior.
                 Apesar da sua dedicação à aplicação da Lei, a sua lealdade não é cega. Em duas ocasiões (2099 e 2112), Dredd demitiu-se do Departamento de Justiça de Mega Ciy 1 por questões éticas. Em ambas as ocasiões, porém, acabaria por reingressar na força.
                  Judge Dredd movimenta-se num futuro distópico, onde a Terra foi arrasada por uma série de conflitos internacionais em larga escala, tendo a maior parte do planeta sido transformada em desertos radioativos. O que levou as populações a concentrarem-se em gigantescas áreas urbanas, conhecidas como megacidades. Uma delas, Mega City 1, lar de Dredd, agrega toda a antiga costa leste norte-americana. Um dos maiores problemas dessas megalópoles é a elevadíssima taxa de desemprego, resultante de uma automatização do quotidiano, traduzida na criação de robôs inteligentes. Consequentemente, os índices de criminalidade são estratosféricos.
                  Com uma população residente de 400 milhões de almas, Mega City 1 encontra-se seccionada em gigantescos blocos habitacionais, cada um com capacidade para mais de 50 mil pessoas. Cada um desses blocos foi batizado com o nome de personalidades históricas ou de celebridades televisivas, normalmente com um propósito satírico.
                  Mega City 1 é rodeada pelo inóspito território conhecido como Terra Amaldiçoada, um imenso deserto radioativo habitado por todo o tipo de párias e mutantes.
                 Não obstante haver referências a outras megacidades espalhadas pelo globo, a nova geografia mundial é sempre vaga nas histórias de Dredd. Em todas elas, porém, os elevados níveis de poluição originaram mutações em humanos e animais. Foi assim instituído um sistema de apartheid genético, sendo a expulsão das cidades o castigo supremo.
                Não é de estranhar, portanto, que, ao longo dos anos, vários escritores das histórias de Dredd tenham usado o Sistema de Juízes de Mega City 1 e os seus métodos fascizantes para satirizar algumas políticas securitárias contemporâneas.


Juiz, júri e executor. Assim é a lei de Dredd.
 
Curiosidades:
* Como as primeiras histórias de Dredd eram publicadas a preto e branco, as suas origens étnicas eram ambíguas, uma vez que nos primeiros esboços de Carlos Ezquerra a personagem era desenhada com lábios grossos, sugerindo tratar-se de um afro-americano.
* A face de Dredd nunca é totalmente revelada na banda desenhada, numa metáfora à ausência de rosto da Justiça.
* A passagem do tempo na vida real reflete-se no universo de Dredd. Por conseguinte, ele é atualmente um ancião de 70 anos de idade, com mais de 50 anos de serviço, e a quem foi diagnosticado um cancro benigno no duodeno.
* Sendo a mais célebre personagem dos quadradinhos britânicos, Judge Dredd ocupa o 35º lugar no ranking Top 100 Comic Book Heroes do site IGN.
O visual original de Judge Dredd, pelo traço de Mike McMahon em 1977.
 

Noutros media: Fora dos quadradinhos, foram várias as incursões de Judge Dredd noutros media: videojogos, novelas literárias, cartas colecionáveis e até e-books e audiolivros. Contudo, atingiu maior notoriedade junto do grande público através dos dois filmes já produzidos. O primeiro, Judge Dredd (conhecido entre nós como "A Lei de Dredd"), chegou às salas de cinema em 1995 e tinha Sylvester Stallone no papel principal. Ao contrário do que é habitual nos comics, Dredd surge em vários momentos da película com o rosto descoberto.
                            Já este ano, estreou um reboot da personagem, intitulado simplesmente Dredd, cabendo desta feita a Karl Urban dar vida ao implacável combatente do crime no grande ecrã. Dirigido por Pete Travis, o filme foi rodado em 3D na Cidade do Cabo (África do Sul) e ainda se encontra em exibição nas salas de cinema nacionais.
Karl Urban foi o ator eleito para interpretar Judge Dredd no respetivo reboot.

Cartaz promocional de Judge Dredd (1995).

 



3 comentários:

  1. Não vi "A Lei de Dredd", nem o atual reboot "Dredd". Mas vou ver o primeiro de 1995 que já saquei e também tenciono ver o segundo :).
    Personagem "muito à frente".

    ResponderEliminar
  2. Ainda tenho alguma das revistas originais com este personagem.

    Já vi o Dredd e achei muito mais fiel à BD que o do Stallone.
    Para começar, o capacete nunca sai. :D

    ResponderEliminar
  3. Procurem o Cross com o Batman em formato fb sc e a mini vs Aliens da Mintos fora isso só vi o fime do Stallone.
    E agora sai mensalmente pela Idw.
    É Muito fixe como personagem ;D

    ResponderEliminar