clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

segunda-feira, 25 de março de 2013

GALERIA DE VILÕES: EXTERMINADOR





      Geneticamente aprimorado e regido por uma ética muito própria, o Exterminador é uma máquina assassina com tanto de eficiente como de imprevisível.
 
 
Nome original: Deathstroke, the Terminator
Primeira aparição: The New Teen Titans (vol.1) nº2 (dezembro de 1980)
Criadores: Marv Wolfman e George Pérez
Licenciadora: Detective Comics (DC)
Identidade civil: Slade Joseph Wilson
Parentes conhecidos: Nathaniel Wilson (pai), Adeline Kane (ex-esposa falecida), Grant Wilson/Ravager I (filho falecido), Joseph Wilson/Jericó (filho) e Rose Wilson/ Ravager V (filha)
Filiação: Exército dos EUA, Sociedade Secreta de Supervilões, Liga da Injustiça, Team 7, Xeque-mate e Titãs.
Base de operações: móvel
Habilidades e armas:
 
*Intelecto sobredotado: em resultado do experimento científico a que foi submetido, o Exterminador tornou-se capaz de usar 90% da capacidade do seu cérebro (em contraste com os 10% de um ser humano médio);
* Fator de cura acelerado: permite-lhe regenerar tecidos danificados e cicatrizar feridas potencialmente fatais;
* Imunidade: associada às suas capacidades regenerativas, o Exterminador desenvolveu igualmente ao longo dos anos imunidade a um largo espectro de doenças e venenos;
* Envelhecimento retardado: embora exiba sinais de envelhecimento, Slade Wilson é, na verdade, muito mais velho do que aparenta;
* Força, resistência, reflexos e velocidade amplificados;
* Sentidos hiperaguçados;
* Análise tática: estratego exímio e profundamente calculista, o Exterminador antecipa, quase sempre com precisão, os movimentos dos seus adversários;
* Técnicas avançadas de combate corpo a corpo: domina várias artes marciais, entre as quais ninjitsu, boxe e karaté. Acresce ainda a sua extraordinária destreza no manejo de espadas;
* Entre a sua vasta parafernália de combate, destaca-se a sua armadura (atualmente feita de metal Enésimo, cuja resistência é superior à do titânio), uma lança energética, uma espada de metal Promethium e uma superbomba atordoante (capaz, entre outras coisas, de incapacitar temporariamente toda a Liga da Justiça).
Fraquezas: Sendo zarolho, o Exterminador nem por isso se sente menos confiante ao enfrentar qualquer oponente. A prová-lo, o facto de usar uma máscara que expõe a sua deficiência, em vez de dissimulá-la.
 
Camuflado nas sombras, o Exterminador fez a sua primeira aparição em The New Teen Titans nº2 (1980).
 
Biografia e histórico de publicação: Embora a estreia do Exterminador nos quadradinhos preceda em quatro anos a do filme Exterminador Implacável de James Cameron, nos EUA o vilão passou a ser designado simplesmente por Deathstroke.   
      Na sua primeira aparição nas páginas de The New Teen Titans nº2, o Exterminador foi apresentado como um mercenário empenhado em concluir um contrato deixado a meio pelo seu filho, o primeiro Ravager . Não tardou, porém, a converter-se num dos principais antagonistas dos Titãs com os quais, ao longo dos anos, também firmou algumas alianças pontuais.
       Em resultado da sua tremenda popularidade entre os fãs, em 1991 o Exterminador passou a estrelar uma série própria: inicialmente intitulada Deathstroke, the Terminator, seria rebatizada de Deathstroke, the Hunted a partir do número 46, e simplesmente de Deathstroke, já na reta final da série, que seria cancelada ao cabo de 60 números. A estes somam-se ainda quatro edições anuais protagonizadas pelo mercenário de ética dúbia.
       Com apenas 16 anos, e depois de mentir acerca da sua idade, Slade Wilson alistou-se no exército norte-americano. Teve a sua primeira experiência de combate na Guerra da Coreia, sendo posteriormente transferido para Camp Washington e promovido a major.
        Nos primeiros anos da década de 1960 conheceu a capitã Adeline Kane (sua futura esposa), a qual fora incumbida de treinar recrutas em novas formas de combate, antecipando a guerra que se desenhava no Vietname. A jovem oficial ficou impressionada com as habilidades guerreiras de Wilson, bem como com a sua fácil adaptação às neófitas convenções de combate. Completamente enamorada pelo seu pupilo, Adeline ofereceu-se para um treino privado em técnicas de guerrilha. Rapidamente se tornando notório para ela que estava em presença de um soldado dotado de um extraordinário potencial. Em menos de um ano, Wilson dominava com mestria todas as técnicas de combate em que fora iniciado, não tardando a ser promovido a tenente-coronel. Seis meses depois, ele e a sua antiga instrutora casaram, daí resultando a primeira gravidez do casal. Com a escalada do conflito no Vietname, Wilson foi destacado para o teatro de operações. Durante a sua presença nele, a unidade a que pertencia chacinou uma aldeia habitada por camponeses, atrocidade que repugnou Wilson. Nos EUA, a sua esposa dava entretanto à luz o primeiro filho de ambos, Grant Wilson.
        Regressado aos EUA, Wilson foi selecionado para participar num experimento militar ultrassecreto que tinha como objetivo criar supersoldados para o exército estadounidense. Com as suas capacidades físicas e mentais aprimoradas pela bioengenharia, Wilson tornou-se um mercenário pouco tempo depois ao desobedecer a ordens superiores indo resgatar um antigo camarada de armas, enviado numa missão suicida. Contudo, Wilson manteve em segredo junto da família essa sua nova atividade.
           Quando um vilão de nome Chacal raptou o filho mais novo de Wilson para assim o obrigar a revelar o nome de um cliente que contratara os seus serviços de sicário, ele recusou fazê-lo em nome do seu código de conduta profissional. Decisão que custou as cordas vocais do seu filho, cortadas pelo Chacal em retaliação.
           Ao tomar conhecimento do dramático episódio e da vida dupla do marido, Adeline tentou matá-lo. O disparo, porém, apenas conseguiu deixá-lo cego do olho direito.
           O Exterminador tem um extenso historial de contendas com os Novos Titãs (vide texto seguinte), equipa a que pertenceu, até revelar ser um traidor, o seu filho mais novo, Joseph Wilson, que atuava sob o codinome Jericó. Nada que  impedisse o Exterminador de  em várias ocasiões  lutar ao lado dos seus jovens némesis.
           No renovado Universo DC, o Exterminador é um mercenário de topo, famoso internacionalmente. Recentemente tentou, por iniciativa própria, matar o Batman, tarefa em que não foi bem-sucedido.
      
Visual clássico do Exterminador que, em tempos, teve uma série própria.

         
Noutros media: Na quarta e última temporada da série televisiva Lois & Clark: The New Adventures of Superman,  um assassino internacional que respondia pelo nome Deathstroke surgiu num episódio, quase nada tendo, porém, em comum esta versão com o original.
             O ator Ron Perlman (o Hellboy cinematográfico) emprestou a voz ao Extermiandor nas duas primeiras temporadas da série de animação Teen Titans. Nela o vilão era somente identificado pelo nome próprio, Slade.
            Na décima temporada de Smallville, coube a Michael Hogan vestir a pele do Exterminador, agora apresentado como sendo o tenente-general Slade Wilson que, manipulado secretamente por Darkseid, propugnava a aprovação de legislação anti-super-heróis.
            O Exterminador também já figurou em vários videojogos com a chancela da DC, com especial destaque para o Mortal Kombat versus DC Universe.
 
 
Enfrentando Robin na série animada Teen Titans.


1 comentário:

  1. Interessante... um bom vilão.
    Parabéns pelo excelente post. ;)

    ResponderEliminar