clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

sábado, 28 de setembro de 2013

HERÓIS EM AÇÃO: PUNHO DE FERRO


 
       Surgido numa época de enorme popularidade dos mestre das artes marciais, o Punho de Ferro deve o seu nome ao título de um filme do género. Como Vingador ou herói de aluguer, ele luta sempre por causas justas.


Nome original: Iron Fist
Primeira aparição: Marvel Premiere nº15 ( maio de 1974)
Criadores: Roy Thomas (história) e Gil Kane (arte)
Licenciadora: Marvel Comics
Identidade civil: Daniel Thomas Rand-K'ai
Local de nascimento: Nova Iorque
Parentes conhecidos: Wendell Rand-K'ai (pai falecido), Heather Duncan Rand (mãe falecida), Miranda Rand-K'ai (meia-irmã)
Filiação: Heróis de Aluguer, Vingadores e Defensores Secretos
Base de operações: Nova Iorque
Poderes, armas e habilidades: Atleta e acrobata de excelência, o Punho de Ferro é também um mestre em praticamente todas as artes marciais conhecidas. O que faz dele uma verdadeira arma viva, além de lhe permitir controlar o seu sistema nervoso de forma a entorpecer a dor.
       Através da concentração, o herói consegue canalizar a sua energia espiritual (chi) de modo a  amplificar as suas capacidades físicas e mentais até níveis sobre-humanos. Focalizando esse mesmo chi no seu punho, ele consegue controlar a energia de Shou-Lao, a qual fornece temporariamente a essa parte da sua anatomia superforça, invulnerabilidade e imunidade à dor. Este processo é, todavia, mentalmente extenuante, pelo que o Punho de Ferro necessita de algum tempo para descansar antes de voltar a repeti-lo.
       Entre as suas habilidades destaca-se ainda o seu fator de cura, que pode ser aplicado em outrem. Pode também captar energias místicas, bem como fundir a sua consciência com a de outros indivíduos, percecionando dessa forma as suas memórias e emoções.
       Em circunstâncias muito excecionais, ele pode inclusivamente empregar o seu chi para abrir portais dimensionais.

A estreia de Punho de Ferro em Marvel Premiere nº15 (1974).
 
História de publicação: Em meados da década de 1970, na cultura norte-americana, assistiu-se a uma súbita popularidade dos heróis de ação e dos mestres das artes marciais. Na senda desse fenómeno, a Marvel lançou, em dezembro de 1973, Shang-Chi, O Mestre do Kung-Fu, personagem que fez furor entre os leitores. Em resultado disso, menos de um ano depois, a Casa das Ideias resolveu apostar em novo herói do género, criado pelo argumentista Roy Thomas e pelo desenhador Gil Kane (vide texto anterior).
      Numa pequeno texto introdutório publicado em Marvel Premiere nº15 (onde o Punho de Ferro fez a sua primeira aparição), Roy Thomas explicava que muitos dos elementos da origem do herói derivavam de um conceito originalmente desenvolvido por Bill Everett nos anos 1940: o Amazing-Man.  Já o nome dado à neófita personagem foi inspirado no título de um filme de artes marciais, visto por Gil Kane, muito antes de Bruce Lee se tornar o expoente máximo do género, The Iron Fist Ceremony (A Cerimónia do Punho de Ferro).
      Apesar de algumas dúvidas iniciais em relação ao nome Punho de Ferro - sendo passível de ser confundido com o Homem de Ferro - Stan Lee, o editor-chefe da Marvel à época, deu-lhe o seu aval e, pouco tempo depois, o novo herói debutava nas páginas de Marvel Premiere. Título onde foi sucessivamente escrito e desenhado por valores consagrados como Len Wein, Chris Claremont, John Byrne ou Larry Hama, apenas para citar alguns.
      Devido ao seu sucesso, o Punho de Ferro ganharia um título próprio a partir de novembro de 1975, com os argumentos a cargo de Chris Claremont e arte de Jonh Byrne. Uma dupla criativa de luxo que, ainda assim, foi incapaz de evitar o cancelamento da série ao cabo de quinze edições.
      Após a sua participação numa história em três partes nos números 48, 49 e 50 de Power Man (conhecido entre nós como Luke Cage), o Punho de Ferro passou a dividir o título com o herói de ébano. Juntos, os dois viveriam incontáveis aventuras e desventuras como Heróis de Aluguer, até à última edição da série, publicada em setembro de 1986.
      Seguiu-se uma longa travessia do deserto, interrompida apenas por algumas minisséries e participações ocasionais em títulos de outras personagens Marvel. Foi, pois, preciso esperar até 2007 para ver o herói estrelar um título próprio. Ao longo de 27 números (o último foi lançado em agosto de 2009), Immortal Iron Fist devolveu o Punho de Ferro à ribalta.
     Mais recentemente, entre agosto de 2010 e janeiro de 2013 foi presença regular na série New Avengers combatendo ao lado dos heróis mais poderosos da Terra toda a sorte de ameaças.


Em 2007, o Punho de Ferro voltou à ribalta com uma série própria, The Immortal Iron Fist.
 

Biografia: Daniel Rand é filho do empresário Wendell Rand que, na sua juventude, visitou a cidade mística de K'un-Lun, a qual, uma vez a cada década, se materializa nos Himalaias. Fundada por extraterrestres aproximadamente um milhão de anos atrás, K'un-Lun foi governada ao longo dos séculos pelos descendentes dessa raça alienígena e por seres conhecidos como os Reis Dragões. Ambas as espécies obedeciam, porém, ao Mestre Khan, um poderosíssimo mago.
     Aquando da sua visita à cidade mística, Wendell Rand salvou a vida de Lorde Tuan, o regente de K'un-Lun. Este retribuiu perfilhando-o e, para ressentimento do seu filho biológico, designando-o como seu herdeiro.
     Durante a sua estada em K'un-Lun, Wendell desposou uma mulher chamada Shakari e adotou uma filha, a que deu o nome de Miranda Rand-K'ai. Algum tempo depois, Wendell derrotou num combate ritualístico o filho do mais formidável guerreiro da cidade, conquistando assim o direito a reclamar para si o poder de Shou-Lao, o Imortal. Tratava-se de uma criatura horrenda resultante da transformação, mil anos atrás, de um homem em serpente mística pela ação do Rei Dragão Chiantang. No entanto, apesar de os melhores guerreiros de K'un-Lun terem sido periodicamente detentores do poder do Punho de Ferro, Wendell recusou-o.


     Dez anos após a sua chegada a K'un-Lun, Wendell e a sua esposa, Shakari, foram atacados por asseclas do filho de Lorde Tuan. Do ataque resultou a morte de Shakari, facto que, por sua vez, ditou o regresso de Wendell aos EUA. No seu país de origem, não tardou a tornar-se num bem-sucedido empresário acumulando uma considerável fortuna. Também refez a sua vida familiar casando em segundas núpcias com Heather Duncan, uma socialite nova-iorquina. Desse casamento nasceu Daniel.
     Entretanto, sem que Wendell soubesse, Lord Tuan deixara o mundo dos vivos e, perante a ausência do seu herdeiro designado, o poder régio de K'un-Lun transitou para o seu pérfido filho, Yu-Ti.
    Quando Daniel tinha nove anos, o pai resolveu levar a família a K'un-Lun, cuja próxima materialização terrena estava iminente. A expedição aos Himalaias contou também com a presença de Harold Meachum, sócio de Wendell. Quando Wendell caiu numa escarpa da montanha, sendo a sua queda sustida pela saliência de um rocha, Meachum, vendo ali uma oportunidade de tomar os negócios do seu sócio, forçou-o a precipitar-se no abismo, provocando-lhe a morte.
     Heather, por seu turno, sacrificou a própria vida para salvar a do filho do ataque de uma alcateia enfurecida. Daniel foi encontrado pelos habitantes de K'un-Lun e levado por eles para a cidade mística entretanto materializada. Mutilado pelo frio, Meachum regressou a Nova Iorque sabendo que o herdeiro do seu falecido sócio sobrevivera. Ao longo da década seguinte, engendrou um elaborado plano de defesa contra o ataque que sabia inevitável.
     Jurando vingar a morte dos seus pais, o pequeno Daniel estudou artes marciais durante a sua estada em K'un-Lun. Enquanto crescia, tinha como melhor amiga Miranda Rand-K'ai, que, no entanto, desconhecia ser sua meia-irmã. Pouco depois de completar dezanove anos, Daniel reclamou a oportunidade de conquistar o poder do Punho de Ferro defrontando, tal como o seu pai fizera anos antes, Shou-Lao, O Imortal, cujo poder residia agora num braseiro místico.
 
Aliando as artes marciais ao misticismo, o Punho de Ferro é uma arma viva ao serviço do Bem.
 
     Num feito inédito, Daniel matou Shou-Lao e mergulhou as suas mãos no braseiro místico, ficando assim imbuído do poder do Punho de Ferro. Quando o portal dimensional que permitia o acesso à Terra se reabriu, Daniel deixou K'un-Lun para rumar a Nova Iorque.
      Ao tomar conhecimento do regresso do filho do seu malogrado sócio, Meachum pôs a cabeça de Daniel a prémio. Nada que impedisse o jovem de chegar até ele. No entanto, ao constatar que o assassino do seu pai não passava agora de um inválido, Daniel compadeceu-se e poupou-lhe a vida.
     Envergando o traje cerimonial do Punho de Ferro, Daniel Rand passou a operar como um justiceiro mascarado. Entre os vários vilões que enfrentou nos primórdios da sua carreira heroica, destacam-se Dentes-de-sabre, Mestre Khan e Serpente de Aço. Pelo meio, tornou-se amante de Misty Knight, uma agente policial especializada em missões como infiltrada. Numa dessas operações, a sua identidade foi descoberta e, em resultado disso, o gângster em cuja organização Misty se infiltrara, sequestrou dois amigos de Luke Cage, um mercenário invulnerável. Chantageado pelo criminoso, Cage tentou matar Misty. Coube ao Punho de Ferro protegê-la  e, após uma breve batalha com Cage, a verdade veio à tona. Punho de Ferro e Luke Cage acabaram unindo esforços para resgatar os amigos deste e para entregar Bushmaster à justiça. Desta parceria fortuita resultariam os Heróis de Aluguer, uma empresa de prestação de serviços de proteção pessoal e corporativa.

Luke Cage & Punho de Ferro, os Heróis de Aluguer.
  
      Embora os Heróis de Aluguer supostamente apenas agissem a troco de dinheiro, a verdade é que eles nunca deixavam de lutar por causas justas acabando assim por se revelar uma atividade muito pouco lucrativa. Como Daniel Rand, o Punho de Ferro reassumira entretanto o controlo da fortuna paterna, facto que gerou tensões com o seu associado, nascido e criado na pobreza do gueto.
      Muitos anos após a dissolução dos Heróis de Aluguer, quando a identidade secreta do Demolidor foi comprometida, Daniel assumiu temporariamente o uniforme do Homem Sem Medo, tentando dessa forma fornecer um álibi a Matt Murdock.  Foi nessa qualidade que, durante a Guerra Civil, se juntou à fação de opositores ao registo obrigatório de meta-humanos, liderada pelo Capitão América. Com a prisão deste, Daniel, reassumindo a identidade de Punho de Ferro, passou a integrar Os Novos Vingadores, um grupo clandestino de super-heróis que, entre outros, incluía também o seu ex-associado Luke Cage. Adotou também um novo uniforme, substituindo o tradicional verde e dourado por um branco e dourado.
 
Nos Novos Vingadores, o Punho de Ferro reencontrou Luke Cage (em 1º plano na imagem).
      
Noutros media: Ainda enquanto membro dos Heróis de Aluguer, o Punho de Ferro fez a sua estreia fora da banda desenhada num episódio da série animada The Avengers: Earth's Mightiest Heroes (2010-2012). A comprovar a sua diminuta expressão noutros media, o facto de, desde 2000, um filme baseado no herói ter vindo a ser sucessivamente adiado. A última informação referente a este projeto foi divulgada em agosto de 2010, com os estúdios da Marvel a anunciarem a contratação de um novo argumentista. Nada mais foi, contudo, concretizado até ao momento.
 
Poderão os fãs esperar um filme do Punho de Ferro num futuro próximo?


Sem comentários:

Enviar um comentário