clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

sábado, 23 de novembro de 2013

GALERIA DE VILÕES: CHARADA





      Também conhecido por Enigma, é um dos mais antigos inimigos do Batman, e um dos poucos a conhecer a sua verdadeira identidade. Apesar disso, prefere continuar a desafiar o maior detetive do mundo a usar essa informação para o liquidar.
 
 
Nome original: The Riddler
Primeira aparição: Detective Comics nº140 (outubro de 1948)
Criadores: Bill Finger (história) e Dick Sprang (arte)
Licenciadora: DC
Identidade civil: Edward Nashton
Local de nascimento: Waterbury, Connecticut
Filiação: Sociedade Secreta dos Supervilões, Liga da Anarquia do Joker
Base de operações: Gotham City
Armas, poderes e habilidades: À semelhança da maioria dos arqui-inimigos do Batman (e do próprio herói), o Charada não possui qualquer habilidade meta-humana. Dispõe todavia de outros recursos, que fazem dele um oponente temível:

* Intelecto superior: dono de um Q.I. muito acima da média, o Charada possui excecionais capacidades dedutivas. O que faz dele um génio criminoso, especialista na conceção e resolução dos mais intrincados quebra-cabeças. Por outro lado, as suas habilidades analíticas fazem dele um investigador de excelência, capaz de rivalizar com o próprio Batman;
* Escapismo: desde a infância que Edward Nashton idolatra as proezas escapistas de Harold Houdini. Foi nele que se inspirou para conceber as complexas (e potencialmente fatais) armadilhas que utiliza nas suas atividades criminosas. É também graças ao seu domínio dessas técnicas que, em incontáveis ocasiões, conseguiu evadir-se de prisões ou do Asilo Arkham;
* Parafernália: pouco dado a confrontos físicos, o Charada dispõe de um vasto arsenal onde pontifica o seu cajado metálico em forma de ponto de interrogação (embora possua um objeto idêntico feito em madeira) e que inclui também uma panóplia de armas, explosivos e excêntricas engenhocas.

A primeira vez que o Charada enfrentou o Duo Dinâmico foi em Detective Comics nº140 (1948).
 
Fraquezas: Os enigmas e quebra-cabeças do Charada são, de facto, uma expressão do seu distúrbio obsessivo-compulsivo. No fundo, ele usa-os porque quer ser apanhado. A prová-lo está o facto de, vezes sem conta, as pistas por ele deixadas terem permitido ao Batman capturá-lo. Com efeito, o vilão apenas executa crimes que possam ser descritos sob a forma de enigmas. É também esse o motivo que explica a sua incapacidade para matar o seu principal oponente, mesmo quando este se encontra à sua mercê. Ao invés, o Charada prefere desafiar as capacidades detetivescas do Cavaleiro das Trevas porquanto isso lhe proporciona enorme prazer.
 
Graças às suas enormes capacidades dedutivas, o Charada descobriu que Batman e Bruce Wayne são uma só pessoa.

Biografia: Edward Nashton cresceu no seio de uma família desfeita. Abandonado pela mãe pouco tempo depois de ter nascido, foi criado por um pai violento, que o espancava com frequência. Nalgumas histórias é sugerido que o fazia por invejar a inteligência do filho.
       Certa vez, um dos professores de Edward prometeu um prémio a quem resolvesse mais rapidamente um puzzle por ele apresentado. Entusiasmado com a ideia, o jovem Edward fez batota para ganhar o concurso: a coberto da noite introduziu-se no gabinete onde o professor guardava o quebra-cabeças, fotografou-o e depois montou-o facilmente. Como prémio, recebeu um livro de enigmas que o deixou fascinado. A partir desse momento Edward tornou-se obcecado com puzzles, charadas e toda a sorte de quebra-cabeças.
       Já adulto, Edward trabalhou num parque de diversões onde ganhava a vida a ludibriar os incautos que tentavam, em vão, solucionar os seus bizarros enigmas. Não tardou porém a ambicionar desafios maiores e, por isso, idealizou o seu alter ego uniformizado para enfrentar Batman. O Charada acreditava que o Homem-Morcego seria o único adversário à altura do seu intelecto. Foi também por essa altura que alterou o seu apelido para Nigma, criando com a inicial do seu primeiro nome um anagrama para a palavra "enigma" (E. Nigma).
 
 
 
       Em Gotham City, o Charada iniciou a sua carreira no submundo do crime como um simples informante. Com o tempo ganhou, contudo, o estatuto de arqui-inimigo do Batman, cujas capacidades detetivescas testa obsessivamente.
       O modus operandi do Charada consiste em fornecer, tanto à polícia como ao Cavaleiro das Trevas, pistas complexas sobre os seus planos criminosos. Os quais se caracterizam, invariavelmente, pela sua extravagância e ostentação.
       Habitualmente descrito como um indivíduo de falinhas mansas, embora excêntrico e matreiro, o Charada foi diversas vezes declarado insano devido ao seu comportamento obsessivo-compulsivo. No entanto, por contraponto a vários outros vilões que integram a galeria de inimigos do Batman, não se trata de um psicopata homicida. Trata-se antes de um narcisista maligno dono de um ego desmesurado. Ele comete crimes com o propósito de demonstrar a sua superioridade intelectual, pelo que estes raramente são violentos. Daí que os seus confrontos com o Homem-Morcego sejam mais cerebrais do que físicos. Todos os seus comportamentos resultam, em última análise, de uma profunda neurose.
       Graças às suas capacidades dedutivas, o Charada, a par do Professor Hugo Strange, Ra's al Ghul e da Mulher-Gato, é um dos poucos inimigos do Batman a conhecer a sua identidade secreta.
       Em 2009, obteve um honroso 59º lugar no ranking dos Melhores Vilões De Todos Os Tempos do site IGN.
 
 
 
Noutros media: Interpretado por Frank Gorshin, o Charada ganhou projeção mediática através da série televisiva do Batman exibida na década de 1960, bem como da respetiva longa-metragem. No campo da animação, o vilão fez a sua primeira aparição na série infantil The Batman/Superman Hour (1968). Seguiram-se várias participações em séries animadas estreladas não só pelo Cavaleiro das Trevas mas também por outros heróis do Universo DC, como Super-homem ou Justiça Jovem.
 

Frank Gorshin foi o Charada na 1ª e na 3ª temporadas da série televisiva Batman.

 
         Em Batman Para Sempre (1995), foi a vez de Jim Carrey  dar vida ao Charada no grande ecrã. No filme é recuperada a essência da personagem, reaproximando-a da sua versão original do quadradinhos.
 
Em Batman Forever coube a Jim Carrey dar vida ao espalhafatoso vilão.
         
Curiosidade: No parque de diversões Six Flags Magic Mountain, localizado em Valencia (Califórnia), existe a maior e mais rápida montanha-russa do mundo, inspirada no Charada. Foi por isso sugestivamente batizada de Riddler's Revenge (A Vingança do Charada).
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário