clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

HERÓIS EM AÇÃO: GAVIÃO NEGRO




      Como qualquer ave de rapina, o justiceiro alado conhecido como Gavião Negro é implacável com as suas presas. Humano na sua versão primitiva, passou a alienígena na Idade da Prata, e voltou às origens em Os Novos 52.

Gavião Negro (Idade do Ouro)
Nome original: Hawkman
Primeira aparição: Flash Comics nº1 (janeiro de 1940)
Criadores: Gardner Fox (texto) e Dennis Neville (arte)
Licenciadora: Detective Comics (DC)
Identidade civil: Carter Hall
Parentes conhecidos: Shiera Sanders Hall (esposa), Hector Hall (filho falecido), Hippolyta Trevor-Hall (nora falecida), Daniel Hall e Norda Cantrell (netos)
Base de operações: Nova York
Filiação: Sociedade da Justiça da América (membro fundador, atualmente inativo) e Liga da Justiça
Poderes e armas: Todas as encarnações do Gavião Negro tinham como principal fonte de poder o metal enésimo, proveniente do planeta Thanagar. O qual lhes confere antigravidade, força e resistência ampliadas, sentidos aguçados,  além de um fator de cura acelerada. 
        Do mesmo modo, todas as versões do herói deram primazia à utilização em combate de armamento arcaico como maças, lanças, escudos e redes. Esta preferência decorre do facto de a atual encarnação do Gavião Negro conservar as memórias dos seus predecessores ao longo dos séculos, levando-o a sentir-se mais à vontade no manuseamento desse tipo de armas.
Fraquezas: De cada vez que reencarna, o espírito de Khufu tem de vaguear pela Terra até reencontrar a sua alma gémea. No entanto, depois de isso acontecer, ambos estão destinados a serem assassinados por toda a eternidade.

Flash comics 1
Embora com pouco destaque, Gavião Negro fez a sua primeira aparição em Flash Comics nº1 (1940).

Biografia: Remontando à Idade do Ouro dos Quadradinhos, a versão primitiva da origem do Gavião Negro apresentava-o como Carter Hall, um arqueólogo que reencarnou Khufu, um príncipe do antigo Egito, que vivera durante o reinado do faraó Ramsés.
        Durante esse período histórico, Khufu manteve uma contenda com um sacerdote chamado Hath-Set. Este último acabou por capturar Khufu e a sua consorte, Chay-Ara, usando uma adaga amaldiçoada, fabricada com o misterioso metal enésimo, para matar ambos.
        Mil anos volvidos, Khufu e Chay-Ara reencarnaram, respetivamente, em Carter Hall e Shiera Sanders. Por sua vez, Hath-Set reencarnou em Anton Hastor, um conceituado cientista. Ao tocar na mesma adaga de metal enésimo usada para assassinar o casal egípcio um milénio antes, Carter Hall absorve as memórias da sua vida passada e percebe que Hastor é a reencarnação do seu velho inimigo.
       Quando Hastor rapta Shiera, Carter usa as suas recém-recuperadas memórias para criar um cinto de antigravidade que lhe permite voar, e um traje de combate alado. Adotando o codinome Gavião Negro, Carter derrota Hastor e resgata Shiera. Esta, por sua vez, tornar-se-ia a contraparte feminina do herói, tornando-se a Mulher-Gavião (Hawkgirl ou Hawkwoman, no original). Do casamento entre ambos resultaria, anos depois, um filho, Hector Hall. O qual, ulteriormente, também assumiria várias identidades super-heroicas, entre as quais a de Escaravelho de Prata (Silver Scarab), membro da Corporação Infinito.
       Antes, porém,  o Gavião Negro e a Mulher-Gavião haviam já, em conjunto com outros super-heróis da Idade do Ouro, fundado a Sociedade da Justiça da América, à qual o justiceiro alado presidiu. Dela transitando, décadas depois, para a Liga da Justiça, da qual foram membros muito ativos.

Gavião Negro e Mulher-Gavião.






Gavião Negro (Idade da Prata)

Nome original: Hawkman
Primeira aparição: The Brave and the Bold nº34 (fevereiro/março de 1961)
Criadores: Gardner Fox (texto) e Joe Kubert (arte)
Licenciadora: DC
Identidade civil: Katar Hol
Origem: Thanagar
Parentes conhecidos: Paran Katar (pai falecido) e Shayera Thal (ex-esposa)
Base de operações: móvel
Filiação: Força de Elite Gaviões Negros (Thanagar) e Liga da Justiça (Terra)
Poderes e armas: Idênticos aos da versão original, aos quais se somam a capacidade de comunicar telepaticamente com as aves, e o Grito do Gavião (um potente disparo ultrassónico).


Em 1961, o renovado Gavião Negro debutava nas páginas de The Brave and The Bold nº34.

Biografia: Na nova versão da sua origem, apresentada em plena Idade da Prata dos Quadradinhos, Katar Hol era um jovem aristocrata do planeta Thanagar, filho de Paran Katar, um renomado inventor e ornitólogo.
      Quando Katar tinha dezoito anos, o seu mundo natal foi invadido e saqueado pelos Gordanianos. Numa missão arriscada, Paran enviou o próprio filho ao ninho dos invasores, a fim de obter informações sobre a sua avançada tecnologia bélica. Portador dessa informação, Paran desenvolveu então um traje de combate alado, confecionado a partir do metal enésimo. Usando esse traje e um arsenal sofisticado, Katar logrou expulsar os Gordanianos de Thanagar.
     Alguns dos seus compatriotas, porém, haviam aprendido a arte de roubar com os invasores e a criminalidade, até então residual, tornou-se pandémica em Thanagar. Para combatê-la, o governo thanagariano criou uma nova força policial de elite, equipada com a tecnologia desenvolvida por Paran. O seu filho, Katar, foi um dos primeiros recrutas dos Gaviões Negros.
     Quando um grupo chamado Saqueadores do Arco-íris começou a cometer crimes em larga escala, Shayera Thal foi destacada como parceira de Katar, com a missão de rastrearem e apreenderem os meliantes. Durante a investigação, Shayera salvou a vida de Katar e não tardou que ambos se enamorassem um pelo outro.
       Ao cabo de uma década de matrimónio, o casal foi enviado para a Terra com a missão de capturar o criminoso transmorfo, Byth. Uma vez no nosso planeta, ambos travaram conhecimento com o comissário George Emmett, do Departamento de Polícia de Midway City, a quem revelaram a sua origem extraterrestre, e com quem firmaram uma aliança estratégica. Adotando as identidades terrestres de Carter e Shiera Hall, Katar e Shayera atuaram como agentes encobertos até localizarem e capturarem Byth. No entanto, depois de o enviarem de volta a Thanagar, optaram por permanecer na Terra, com  vista a aprenderem os métodos policiais indígenas. Passaram então a agir publicamente como Gavião Negro e Mulher-Gavião.
     Algum tempo depois, o Gavião Negro juntou-se à Liga da Justiça, estabelecendo fortes laços de amizade com Eléktron e um antagonismo visceral com o Arqueiro Verde, decorrente dos atávicos problemas deste último com a autoridade.
      Em 1989, pela mão de Timothy Truman, a história do Gavião Negro foi novamente reformulada no âmbito de uma aclamada minissérie homónima ( intitulada originalmente Hawkworld). Nesta nova versão, Katar Hol é um jovem agente policial com ligações à clique que governa Thanagar. O qual é agora descrito como um planeta despótico, que espoliou um sem número de outros mundos dos seus recursos naturais, de molde a preservar o seu faustoso estilo de vida. Consciencializando-se das iniquidades do sistema vigente no seu mundo natal, Katar rebela-se contra ele e paga um preço elevado. O resto da história fica, porém, reservado para o meu próximo artigo.

Gavião Negro (Os Novos 52)

      No âmbito da revitalização do universo DC operada através de Os Novos 52, a personagem Gavião Negro foi reincorporada na cronologia oficial da editora. Usando a identidade civil de Carter Hall, um arqueólogo que procura superar a morte da sua esposa, parece desconhecer a sua origem extraterrestre. São ainda difusos os contornos do seu passado. Sabe-se apenas que esta nova encarnação do herói provém de Thanagar, onde era uma voz dissonante por advogar o pacifismo entre uma raça eminentemente beligerante. Outra diferença em relação aos seus antecessores reside no facto de, nesta versão, o traje de combate de metal enésimo se encontrar fundido ao seu organismo, numa espécie de relação simbiótica.

O Gavião Negro volta à ribalta em Os Novos 52.


Noutros media:  A primeira aparição do Gavião Negro fora dos quadradinhos ocorreu em 1967, na série de animação produzida pela Filmation, The Superman/Aquaman: Hour of Adventure, na qual participou a solo e integrado na Liga da Justiça. Sem nunca ter tido, até ao momento, qualquer série própria, o herói alado marcou, contudo, presença ao longo das últimas décadas num extenso rol de outras séries e filmes animados baseados no universo DC.
        Em 1979, o Gavião Negro fez uma aparição especial no programa televisivo exibido em duas partes pela cadeia televisiva norte-americana  NBC, Legends of the Superheroes, sendo interpretado por Bill Nuckols. Retornaria já este século ao pequeno ecrã, nas nona e décima temporadas de Smallville, desta feita cabendo ao ator Michael Shanks dar vida ao justiceiro alado.
      Circulam entretanto rumores não confirmados que estará nos planos da Warner Bros. produzir futuramente um filme estrelado pelo Gavião Negro.

Michael Shanks como Gavião Negro em Smallville.