22 agosto 2018

GALERIA DE VILÕES: LEX LUTHOR


  Era o Rei Sol da Cidade do Amanhã até ser eclipsado por um forasteiro de sorriso caloroso e poderes divinos que arrebatou os corações dos seus súbditos. Recusando viver à sombra do falso deus, jurou destruí-lo em prol da Humanidade que só a ele deveria venerar.

Licenciadora: Detective Comics (DC)
Criadores: Jerry Siegel (história) e Joe Shuster (arte conceitual)
Estreia: Superman nº4 (março de 1940)
Identidade civil: Alexei Luthor (Idade da Prata); Alexis Luthor (Idade da Prata e do Bronze); Alexander Joseph Luthor (versão moderna)
Espécie: Humano
Local de nascimento: Smallville, Kansas (Idade da Prata e versão moderna);  Beco do Suicídio, Metrópolis (versão pós-Crise nas Infinitas Terras)
Parentes conhecidos: Lionel e Leticia Luthor (pais, falecidos); Casey e Elaine Griggs (pais adotivos, falecidos); Lena Luthor (irmã, falecida); Lori Luthor (sobrinha); Ardora (ex-esposa, falecida); Condessa Erica Alexandra del Portenza (ex-esposa, presumivelmente falecida); Lex Luthor Jr. (filho, falecido); Lena Luthor (filha); Perry White Jr. (filho ilegítimo, falecido); Kon-El / Superboy ("filho" parcialmente clonado a partir do seu ADN)
Ocupação: Cientista, empresário, filantropo, aventureiro e ex-Presidente dos EUA
Base operacional: Uma pequena cidade flutuante não identificada (Idade do Ouro); Smallville (Idade da Prata); planeta Lexor (Idade do Bronze); Metrópolis (versão moderna)
Afiliações: Presidente executivo da LexCorp; ex-agente da A.R.G.U.S.; ex-líder da Legião do Mal, do Sexteto Secreto, da Liga da Injustiça e da Sociedade Secreta de Supervilões 
Armas, poderes e habilidades: Lex Luthor dispõe das capacidades físicas normais de um homem da sua idade e compleição. Com o rolar das décadas foi, contudo, invariavelmente descrito como um génio científico, senhor de uma das mais prodigiosas mentes da Terra. Alguns não hesitam mesmo em classificá-lo como o humano mais inteligente de todo o Universo DC.
Além de memória eidética (vulgo memória fotográfica), Luthor é proficiente em áreas tão diversificadas como robótica, computação, bioengenharia, nanotecnologia e até viagens temporais e extradimensionais.
Não admira, por isso, que, com a imodéstia que o caracteriza, Luthor se considere intelectualmente superior aos demais. Exceção feita a Brainiac, o vilão coluano que é outro dos oponentes clássicos do Homem de Aço, e com o qual Luthor forjou já várias alianças.
Associando o seu formidável intelecto a uma desarmante amoralidade e falta de ética, Luthor encontrou a receita infalível para o sucesso no mundo dos negócios. Desde a sua reformulação às mãos de John Byrne no período pós-Crise nas Infinitas Terras, Luthor despiu a pele de cientista insano para vestir a de um poderoso magnata, cuja colossal fortuna o coloca no pódio dos homens mais ricos do planeta.
Metódico e carismático, Luthor é um líder inato, seja no submundo do crime organizado, no meio empresarial ou na arena política. Foram, aliás, esses predicados que, aliados às suas propostas demagógicas, lhe valeram em tempos a eleição para Presidente dos EUA (ver Origem e evolução).
Depois de décadas a usar várias formas de kryptonita para causar dano ao Super-Homem, desde a Idade do Bronze que Luthor se apetrechou com um traje blindado equipado com um vasto arsenal e que, entre outras coisas, lhe permite voar e gerar campos de força. A versão atual da sua armadura incorpora tecnologia de Apokolips, sendo presumivelmente energizada por uma Caixa Materna, o que aumenta consideravelmente o seu poderio.
Embora, por norma, evite o confronto físico com os seus adversários, Luthor está longe de ser indefeso em cenários de combate corpo a corpo. Ou não tivesse ele sido treinado por alguns dos melhores mestres de artes marciais que o dinheiro pode comprar - sem mencionar que é um trapaceiro sem emenda, incapaz de jogar limpo.
A arma mais letal de Luthor é, no entanto, a sua mente. Que, como ele gosta de se vangloriar, supera o músculo e prisão alguma poderá manter cativa.

A armadura de Luthor permite-lhe equilibrar
os combates com o Homem de Aço.

Fraquezas: Às naturais limitações decorrentes da sua condição de simples humano, Luthor acrescenta ao seu rol de pontos fracos uma proverbial soberba intelectual e uma profunda incapacidade de compreender a psicologia dos seus adversários.
Esse défice de empatia é ainda mais evidente no que aos heróis concerne. Motivações altruístas e atos abnegados afiguram-se-lhe meras abstrações e, por isso, falha sistematicamente em compreendê-los ou antecipá-los.
Apesar de apetrechado com uma mente analítica, Luthor recusa, por exemplo a possibilidade de um ser tão poderoso como o Super-Homem ser completamente benévolo, ou ter a necessidade de se disfarçar como um humano. Pois isso é algo que Luthor - que, no fundo, aspira à divindade e despreza os seus semelhantes - jamais faria.
Daí Luthor ter ridicularizado as evidências que em tempos lhe foram apresentadas de que o Homem de Aço e Clark Kent eram uma só pessoa. Ao fazê-lo, desbaratou uma importantíssima vantagem estratégica sobre o seu némesis, abdicando voluntariamente de qualquer possibilidade de vitória sobre ele.

Origem e evolução

Também ele saído da imaginação de Jerry Siegel e Joe Shuster, que menos de dois antes haviam apresentado o Super-Homem ao mundo, Lex Luthor fez a sua estreia oficial em Superman nº4 (março de 1940). Identificado apenas pelo apelido que se tornaria sinónimo de velhacaria, começou por ser retratado como um génio diabólico animado pela ganância.
Com uma cidade suspensa por um dirigível a servir-lhe de base de operações móvel, Luthor procurava, nessa sua primeira aparição, desencadear um conflito entre duas nações europeias. Os seus planos seriam, contudo, frustrados pela intervenção do Super-Homem. Algo que, com o passar do tempo, se tornaria uma tradição.

Imagem relacionada
Erroneamente atribuída por algumas fontes a Action Comics nº23 (abril de 1940),
a estreia de Luthor deu-se de facto um mês antes em Superman nº4.
Nestas primeiras histórias dadas à estampa nos alvores da Idade do Ouro, os esquemas de Luthor centravam-se, invariavelmente, na obtenção de riqueza ou em desígnios megalómanos. Ao contrário da quase totalidade das suas versões posteriores, o vilão não demonstrava então qualquer animosidade pessoal contra o Super-Homem além, claro está, do natural ressentimento derivado das constantes interferências do herói nos seus planos.
Originalmente, Luthor era retratado como um homem de meia-idade, anafado e com uma guedelha ruiva a ornar-lhe a cabeça. Facto pouco conhecido, a sua icónica calvície foi fruto de um lapso artístico.
Numa tira de jornal publicada no início de 1941, o ilustrador Leo Nowak terá confundido Luthor com o Ultra-Humanoide, o primeiro supervilão das histórias do Super-Homem cuja aparência invocava a de um idoso careca. Esta perda abrupta de cabelo seria profusamente referenciada na próxima aparição da personagem, em Superman nº10 (maio de 1941).

Imagem relacionada
O visual original de Luthor antes de ser confundido com o Ultra-Humanoide (baixo).

Resultado de imagem para dc comics golden age ultra humanite

Quando, já na Idade da Prata, o Multiverso DC começou a ganhar forma, a versão ruiva do vilão foi batizada como Alexei Luthor e apresentada como a sua contraparte da Terra-2.
Foi também nesse período que, após uma longa ausência, Luthor regressou para atormentar a versão juvenil do Homem de Aço. Numa história publicada em Superboy nº59 (setembro de 1957), um misterioso homem calvo usava as suas geniais invenções para ajudar o povo de Smallville.
Quando o Superboy percebe que tudo não passa de um embuste para desviar as atenções do assalto a um banco que o forasteiro pretende executar, apressa-se a deitar por terra os seu planos. Colocado atrás das grades, Luthor revela por fim o seu nome e jura vingar a afronta.
Em abril de 1960, numa história inclusa em Adventure Comics nº271 e escrita pelo próprio Jerry Siegel, foi finalmente revelada a origem e o primeiro nome de Luthor. Cuja família, no início da sua adolescência, se mudara para Smallville.
Lex, que já então dava mostras de grande talento científico, passou a idolatrar o Superboy. Os dois chegaram a trabalhar juntos em prol da comunidade e Lex chegou mesmo a estudar um meio de tornar o Rapaz de Aço imune aos efeitos nocivos da kryptonita.
Essa breve amizade terminaria de forma dramática quando, na sequência de um acidente laboratorial causado pelo Superboy, Luthor perdeu o seu cabelo. Nunca perdoando o sucedido, Luthor jurou matar o Rapaz de Aço a fim de provar ao mundo a sua superioridade.

Imagem relacionada
Luthor culpa Superboy pela sua calvície.
Durante a década de 1970, na chamada Idade do Bronze, Luthor, embora um infame criminoso na Terra, seria aclamado como um salvador em Lexor. Planeta assim batizado em sua honra depois de Lex ter ajudado os nativos a reconstruir a sua civilização.
Após sofrer uma humilhante derrota às mãos do Homem de Aço, Luthor trocou a Terra por Lexor, passando a usar o seu mundo adotivo como plataforma para o lançamento de incessantes ofensivas contra o seu arqui-inimigo.
Foi durante essa fase que Luthor projetou a sua icónica armadura verde e roxa, da qual se tornaria inseparável. Foi também em Lexor que Luthor conheceu Ardora, uma adorável nativa  que ele desposaria e que lhe daria o seu primeiro descendente biológico, Lex Luthor Jr.
Quando um dos planos de Luthor resultou na destruição de Lexor, o vilão, embora consternado pela perda dos seus entes queridos, culpa uma vez mais o Super-Homem pelo sucedido.

O modelo original do traje blindado de Luthor
surgiu na Idade do Bronze.
Após Crise nas Infinitas Terras, Luthor, assim como várias outras personagens-chave da mitologia do Homem de Aço, foi reformulado por John Byrne. De cientista louco passou a empresário sem escrúpulos nascido no Beco do Suicídio (uma das zonas mais degradadas de Metrópolis), onde passou uma infância marcada pela pobreza e pelos maus-tratos infligidos por um pai alcoólico que zombava dos seus sonhos de uma vida melhor.
Uma biografia não-autorizada sugere que, ainda adolescente, Luthor terá sido o responsável pelo acidente de automóvel que vitimou os seus pais. Certo é que a choruda apólice de seguro recebida foi o primeiro passo para acumular uma apreciável fortuna.
Lex usou a sua riqueza e genialidade para fundar a LexCorp, uma gigantesca multinacional atuante em áreas bastante diversificadas, mas que sobressai na pesquisa científica e no desenvolvimento de tecnologia de ponta.  À medida que a empresa crescia, tornando-se parte vital da economia de Metrópolis, crescia também o prestígio e influência de Luthor, que não tardaria a tornar-se o homem mais poderoso da Cidade do Amanhã*.
Tudo isso mudaria com o advento do Super-Homem. De um dia para o outro, Luthor viu-se ofuscado por um bom samaritano com poderes semidivinos. O facto de o novo ídolo das multidões ter nascido com os seus poderes sem, por contraste com Luthor, ter conquistado coisa alguma, despertou no magnata uma profunda inveja.
Sentimento que evoluiria para o mais visceral dos ódios quando Luthor percebeu que o Homem de Aço não podia ser corrompido ou sequer manipulado. Em virtude disso, Luthor não olhou a meios para destruir o herói.  E quase o conseguiu em várias ocasiões, especialmente depois de ter deitado a mão à única amostra de kryptonita existente na Terra.
Da sua prolongada exposição à radiação do mineral alienígena resultaria, no entanto, um cancro em fase terminal. Mas até a morte Luthor conseguiu fintar ao transferir a sua mente para um clone que, num primeiro momento, se fez passar por seu filho ilegítimo nascido na Austrália.

Imagem relacionada
O Luthor pós-Crise
 e o seu filho bastardo
que era, afinal, um clone (baixo).

Imagem relacionada

Ao cabo de vários anos a cultivar uma imagem de filantropo, Luthor empregaria a sua tecnologia na reconstrução de Gotham City - arrasada por um terramoto e transformada numa terra de ninguém**.
Beneficiando da forma inábil como a anterior Administração gerira os efeitos da catástrofe, Luthor foi eleito Presidente dos EUA na viragem do século XX para o século XXI.
Um enorme escândalo envolvendo uma transação de armas com Apokolips ditaria, porém, a sua destituição a meio do mandato presidencial. Ironicamente, numa altura em que os seus índices de popularidade estavam em alta.
Na esteira desses acontecimentos Luthor perdeu também o controlo do seu conglomerado e, caído em desgraça, desapareceu do radar durante uma longa temporada.

Resultado de imagem para lex luthor president of the usa
Um milionário controverso na Casa Branca 
(ou quando a ficção antecipa a realidade).
Na continuidade dos Novos 52, Luthor começou por ser um agente governamental ao serviço da A.R.G.U.S., organização encarregue de monitorizar atividades meta-humanas. Foi, de resto, com esse estatuto que capturou e torturou um jovem Clark Kent que ainda não tinha desenvolvido o seu pleno potencial.
Empenhado em expor o Super-Homem como uma ameaça à Humanidade, Luthor seria no entanto surpreendido pela morte do herói.
Para perplexidade geral, após esse trágico evento, Luthor adornou o seu novo traje de combate com o símbolo do seu velho inimigo e ocupou a sua vaga como novo defensor de Metrópolis. Perante as suspeitas do Super-Homem clássico - entretanto regressado em Renascimento - Luthor tem-se esforçado por provar a nobreza das suas intenções e até já foi membro temporário da Liga da Justiça.
O tempo dirá se o velho Lex se regenerou de facto ou se tudo se resume a uma das suas costumeiras maquinações para levar o Homem de Aço a baixar a guarda.

Imagem relacionada
Super Luthor: herói ou vilão?

Personalidade

Desde sempre retratado como um indivíduo frio, calculista e megalómano, Lex Luthor era já azedo e antissocial nos seus verdes anos. Por conta dos abusos sofridos na infância por parte dos seus progenitores, Luthor desenvolveu uma personalidade implacável com requintes de sadismo e passou a encarar as pessoas como meros instrumentos ao seu dispor ou obstáculos a serem removidos do seu caminho.
Essa sua natureza retorcida permitiu-lhe, todavia, escalar até ao topo da pirâmide social. Algo que só foi possível graças a todo o tipo de jogadas sujas, de que Luthor logrou sempre sair impune, agindo nos bastidores ou delegando-as em subordinados descartáveis.
Construindo uma imagem de self-made man, Luthor acaba por ser uma representação enviesada do sonho americano. Contudo, o  seu poder e influência fizeram dele uma inspiração para muitos cidadãos comuns, cuja adulação nutria o obeso ego de Luthor antes do advento do Super-Homem à Cidade do Amanhã. A Maravilha de Metrópolis deu aos seus habitantes um novo ideal  ao qual aspirar, ofuscando Luthor.
Contrariamente à generalidade dos seus concidadãos, Luthor não vê no Homem de Aço uma bênção ou um salvador, mas antes uma ameaça extraterrestre - ou, na melhor das hipóteses, um indesejável entrave ao progresso humano.

Luthor sonha ter o mundo a seus pés.
Em linha com esse raciocínio,  em inúmeras ocasiões Luthor proclamou a sua intenção de, após destruir o Super-Homem, trabalhar para o aprimoramento da Humanidade. Que, sob a sua sábia orientação, poderia aspirar à divindade. Embora, em boa verdade, Luthor se veja a si mesmo como o único deus digno de ser reverenciado pelos seus semelhantes.
Movido por um mesquinho sentimento de inveja mascarado de xenofobia humanista, Luthor persegue obstinadamente o seu principal desígnio: matar o Super-Homem, por forma a tornar-se o maior campeão da Humanidade - título que julga seu por direito.
Não obstante, já deu ocasionalmente provas de ser capaz de praticar atos heroicos. Durante a saga Noite Final, por exemplo, ajudou a Liga da Justiça a "recarregar" o Sol, evitando dessa forma a extinção da vida na Terra.

Trivialidades 

*Um cientista louco não identificado - mas com notórias semelhanças fisionómicas com Lex Luthor - marcou presença numa história publicada em More Fun Comics nº23. Facto que nada teria de assinalável se a edição em causa não tivesse precedido em três anos a criação do arqui-inimigo do Super-Homem. Igualmente inegáveis são as parecenças físicas entre Luthor e o protótipo do Super-Homem (um vilão calvo com poderes telepáticos) apresentado em 1934 por Jerry Siegel e Joe Shuster***;
*Em Smallville (ver texto seguinte), um jovem Lex Luthor torna-se próximo de Clark Kent. Essa amizade (e subsequente rutura) é em tudo idêntica à relação mantida entre ambos durante a Idade da Prata. Com a diferença de que, na versão televisiva, foi a radiação de uma chuva de meteoritos a causar a calvície de Luthor. Em ambos os casos, porém, Clark foi indiretamente responsável pelo sucedido, motivando dessa forma o ressentimento de Lex;
*Embora fossem ambos adolescentes quando os seus caminhos se cruzaram pela primeira vez, em Adventure Comics nº271 (abril de 1960), existe uma discrepância nunca explicada entre a idade de Clark Kent e Lex Luthor. Dois anos antes, em Adventure Comics nº253, Luthor era já adulto (e ainda dono de uma farta cabeleira ruiva) quando encontrou o Superboy pela primeira vez;
*Após uma viagem no tempo com o Homem de Aço, Luthor causou inadvertidamente o catastrófico terramoto que, em 1906, arrasou uma parcela significativa da cidade californiana de São Francisco;
*Em 1944, cerca de um ano antes dessa arma ser vista em ação pela primeira vez, Luthor foi a primeira personagem da banda desenhada (e um dos primeiros na ficção) a usar uma bomba atómica. Motivando, assim, um pedido por parte do Departamento de Guerra dos EUA para que a publicação da história fosse adiada, por forma a manter secreto o Projeto Manhattan. Em resultado disso, a história em questão só seria apresentada aos leitores um par de anos mais tarde, em 1946;
*Lex Luthor foi, também, o primeiro carrasco do Super-Homem. Numa história não-canónica publicada em Superman nº149 (novembro de 1961), o vilão conseguia finalmente matar o seu arqui-inimigo, expondo-o a uma dose maciça de kryptonita. Dando largas ao seu sadismo, Luthor obrigou Lois Lane e outros dos entes queridos do Homem de Aço a testemunharem a lenta agonia do herói;

A primeira morte do Homem de Aço
 foi às mãos do seu inimigo de sempre.
*Apesar dos muitos embaraços que as investigações jornalísticas de Lois Lane lhe causaram ao longo dos anos, Lex Luthor nutre uma paixão secreta -e não correspondida - pela repórter do Daily Planet;
*Colecionador de aventuras galantes, Luthor foi casado oito vezes (ou nove, consoante a biografia consultada), a última das quais com a condessa Erica Alexandra del Portenzo, aristocrata italiana que com ele partilhava as mesmas deficiências de caráter e que lhe deu a sua única filha, Lena Luthor (assim batizada em homenagem à finada irmã de Lex);
*Lex Luthor ocupa o quarto lugar no Top 100 dos Maiores Vilões da BD de Todos os Tempos organizado pelo site IGN e surge classificado na oitava posição de uma lista idêntica elaborada pela revista Wizard;
*Na Terra-3, Alexander Luthor Sr. é o único super-herói desse mundo paralelo subjugado pelas contrapartes corrompidas da Liga da Justiça. Tal como a sua versão canónica, compensa a ausência de superpoderes com uma boa dose de audácia e um arsenal de alta tecnologia desenvolvido graças à sua genialidade científica.

O Luthor heroico da Terra-3.


Noutros media

Reflexo da apreciável popularidade de que sempre gozou nos quadradinhos e reforçando desse modo o seu estatuto de ícone da cultura pop, Lex Luthor tem sido um habitué nas produções audiovisuais baseadas no Universo DC.
A sua estreia nesse segmento verificou-se em Atom Man versus Superman (1950). Nesse que foi o segundo folhetim cinematográfico protagonizado pelo Homem de Aço, coube a Lyle Talbot a honra de interpretar pela primeira vez o vilão. Cujo modus operandi correspondia, então, ao do típico cientista louco sempre a arquitetar os mais mirabolantes planos para destruir o seu arqui-inimigo.

Resultado de imagem para lyle talbot
Lyle Talbot como Lex Luthor em Atom Man versus Superman.
Quase três décadas volvidas, Luthor regressaria em 1978 ao grande ecrã. Desta feita interpretado por Gene Hackman em Superman, the Movie. Papel que o ator repetiria em três dos filmes que compõem a tetralogia - apenas falhou o terceiro.
Por contraste com a sua versão canónica, o segundo Luthor cinematográfico não alimentava qualquer tipo de animosidade pessoal em relação ao Último Filho de Krypton, sendo, em vez disso, movido pela ganância e pela vaidade.
Apesar de conservar alguma da comicidade do seu antecessor, o Lex Luthor de Kevin Spacey em Superman Returns (2006) não fazia segredo do seu rancor em relação ao herói que o colocara atrás das grades. Tem, de resto, alguns traços de personalidade comuns com a versão da personagem introduzida dez anos depois em Batman versus Superman: Dawn of Justice.
Agora encarnado por Jesse Eisenberg, este Luthor em início de carreira é retratado como um jovem prodígio com tendências sociopáticas que vê no Super-Homem uma espada de Dâmocles a pender sobre a Humanidade, da qual se arvora defensor.

As muitas faces de Lex Luthor no cinema e na TV.
Na coluna da esquerda (de cima para baixo): Gene Hackman (Superman I, II e IV),
John Shea (Lois and Clark: The New Adventures of  Superman)
e a versão do vilão em Super Friends.
Na coluna da direita (pela mesma ordem):
O Luthor de Superman: The Animated Series,
Michael Rosenbaum (Smallville)
e Kevin Spacey (Superman Returns).
Ao centro: Jesse Eisenberg (Batman vs Superman: Dawn of Justice).

Curiosamente ausente de Adventures of Superman, a primeira série televisiva do Homem de Aço, no ar ao longo de praticamente toda a década de 1950, a estreia de Luthor no pequeno ecrã ocorreria apenas em Superboy (1988-1992). Interpretado por Scott James na primeira temporada e por Sherman Howard nas restantes três, nesta sua encarnação Luthor era um adolescente rico e mimado que se entretinha a infernizar a vida ao Rapaz de Aço.
Cinco anos depois, em 1993, agora com John Shea a dar-lhe corpo, Luthor seria coprotagonista em Lois and Clark: The New Adventures of Superman. Fortemente influenciados pela sua contraparte dos quadradinhos com a assinatura de John Byrne, Luthor surgia agora como um poderoso magnata que, a coberto da sua filantropia. geria uma miríade de negócios escusos e não perdoava ao Homem de Aço por o ter destronado no coração dos habitantes de Metrópolis.
Ainda pela TV, mas já neste século, Smallville (2001-2011) apresentou uma versão renovada de Lex Luthor. Com Michael Rosenbaum a vestir-lhe a pele, Luthor não se assumiu desde o início como um velhaco, sendo, ao invés, a sua corrupção moral um processo gradual resultante de uma complexa conjuntura.
Também no campo da animação, desde meados da década de 1960 (altura em que se estreou em The New Adventures of Superman), que Luthor vem tendo participações de relevo em diversas produções da DC. Destaque para Super Friends (1973-74), Superman: The Animated Series (1996-2000) e, mais recentemente, The Death of Superman, longa-metragem lançada já este ano.
Além de surgir como personagem jogável em todos os jogos de vídeo do Super-Homem produzidos até à data, Lex Luthor tem também já presença confirmada em Metropolis, série televisiva com estreia prevista para o próximo ano e que pretende ser uma prequela de Man of Steel (curiosamente, uma das poucas películas do Super-Homem de que esteve ausente). Até ao momento não foi ainda divulgado o nome do ator que lhe dará vida nesse projeto.


Resultado de imagem para superman versus luthor classic
Superman contra Luthor:
o deus que quer ser homem e o homem que quer ser deus.


 * https://bdmarveldc.blogspot.com/2018/01/classicos-revisitados-o-homem-de-aco.html
** https://bdmarveldc.blogspot.com/2017/08/classicos-revisitados-batman-terra-de.html
*** https://bdmarveldc.blogspot.com/2018/06/eternos-jerry-siegel-joe-shuster.html