11 setembro 2018

HERÓIS EM AÇÃO: SPAWN


  Um pacto faustiano arvorou um soldado de consciência pesada a general das legiões infernais. Apanhado no fogo cruzado da guerra entre o Céu e o Inferno, vagueia pela Terra como um pária, levando a sua justiça profana a homens, anjos e demónios.

Licenciadora: Image Comics 
Criador: Todd McFarlane 
Estreia: Spawn nº1 (maio de 1992)
Identidade civil: Albert "Al" Francis Simmons
Espécie: Humano desmorto imbuído com necroplasma
Local de nascimento: Detroit, Michigan 
Parentes conhecidos: Wanda Blake (viúva)
Ocupação: Ex-militar, ex-agente secreto, é atualmente um vigilante urbano
Base operacional: Cidade dos Ratos, Nova Iorque 
Afiliações: Fuzileiros Navais dos EUA, CIA, A6 e Inferno
Armas, poderes e habilidades: É no necroplasma que reside a fonte dos muitos poderes e habilidades de Spawn. A cada Hellspawn são providenciadas 9999 unidades dessa substância de que é composto o próprio Malebolgia, o demónio que concebe uma dessas Crias Infernais a cada meio século. Uma vez esgotado o suprimento, o usuário é devolvido sem embargo ao Inferno.
Para economizar as suas reservas de necroplasma, Spawn, fazendo uso do treino tático militar recebido em vida, usa frequentemente uma grande variedade de explosivos e armas de fogo de grande calibre.
Imortalidade, regeneração espontânea, teletransporte, superforça e rajadas de energia necroplásmica são alguns dos poderes comuns a todos os Hellspawns. No entanto, apenas Spawn detém igualmente algumas habilidades únicas, como pressentir a morte de alguém ou detetar emoções negativas como ódio ou raiva.
A par destes talentos inatos, o Soldado do Inferno tem no seu traje simbiótico a sua maior arma. Trata-se na verdade de um parasita chamado K7-Leetha que se alimenta do necroplasma existente no organismo do seu hospedeiro - embora também possa retirar sustento da maldade humana.
Conectado ao sistema nervoso central de Spawn, o traje permite-lhe criar correntes e espigões, bem como animar a respetiva capa como se de uma entidade autónoma se tratasse. Para assegurar a sobrevivência de ambos, K7-Leetha também protege o seu usuário quando este se encontra inconsciente.
Al Simmons é ele próprio uma arma viva: mestre das artes marciais, franco-atirador de elite e perito em guerrilha urbana. Por tudo isto, Spawn é uma bem afinada máquina de matar temida e cobiçada tanto pelas forças do Céu como pelas do Inferno.

Imagem relacionada
Um Soldado Infernal armado até aos dentes.
Fraquezas: Apesar do absurdo nível poder de que dispõe - a bem dizer, limitado apenas pela sua imaginação - Spawn padece de algumas vulnerabilidades potencialmente fatais. Uma delas reside no chamado Mundo Verde (Greenworld, no original). Trata-se de uma dimensão sobrenatural onde os poderes do Soldado Infernal são drenados. Quando visita esse lugar, o herói é igualmente assombrado pelos furiosos fantasmas do seu passado, dificultando-lhe assim sobremaneira a concentração no combate que é chamado a travar.
Spawn foi transportado pela primeira vez ao Mundo Verde quando ganhava vantagem na sua contenda com o Violador. Ferido e enfraquecido, foi graças à intercessão da Mãe (a entidade omnipotente criadora do Universo, Deus e Satã) que logrou levar de vencida o seu implacável antagonista.
Os poderes de Spawn são também anulados de cada vez que ele adentra na Zona Morta (The Dead's Zone), um beco nova-iorquino que é na verdade uma ínfima parcela do Paraíso. Uma vez que nesse solo sagrado não se aplicam as leis da Terra nem do Inferno, o Justiceiro das Trevas vê-se despojado da sua imortalidade.

Spawn em apuros no Mundo Verde.

Altos e baixos de uma carreira infernal

No início da década de 1990, um pequeno, porém influente, grupo de autores de banda desenhada, descontentes com a sua condição de meros avençados das grandes editoras, resolveu avançar com a criação da sua própria empresa. Entre os fundadores da Image Comics - que, no seu auge, chegou a ocupar o segundo lugar no pódio de vendas liderado pela Marvel - despontavam estrelas em ascensão como Jim Lee, Marc Silvestri e Todd McFarlane. Este último, em particular, granjeara estatuto de vedeta por conta do seu aclamado trabalho nas histórias do Homem-Aranha, nas quais acumulara as funções de argumentista e ilustrador.
A entrada em cena da Image Comics teve um efeito telúrico na indústria dos quadradinhos, arrancando-a ao marasmo e revolucionando de caminho a produção desse tipo de conteúdos. Para o êxito inicial da neófita editora muito contribuiu a enorme popularidade de McFarlane e da sua criação: Spawn, um anti-herói sintonizado com o ar do tempo, cujos métodos extremos fariam escola.
O primeiro número de Spawn, lançado em maio de 1992, vendeu uns impressionantes 1,7 milhões de exemplares, transformando rapidamente o Soldado do Inferno num epifenómeno de sucesso. Consequentemente, Spawn seria também alçado a porta-estandarte da Image Comics - estatuto que aliás conserva até hoje.
Numa carreira até aí marcada por mais altos do que baixos, o título mensal de Spawn atingiria novo pico de popularidade em 1997, ano em que chegou aos cinemas o filme do Soldado do Inferno.
A película ficou, contudo, aquém do esperado e as vendas de Spawn entraram em declínio. Longe do fulgor de outrora, o Justiceiro das Trevas anda há muito arredado do Top de vendas. Situação que poderá vir a inverter-se à boleia da anunciada segunda longa-metragem do herói (ver Noutros media).

Resultado de imagem para spawn #1
Spawn nº1 foi uma das revistas mais vendidas de sempre.
Veterano de disputas legais

Em 1993, Todd McFarlane contratou Neil Gaiman para escrever Spawn nº9. No contexto dessa empreitada, o escriba britânico inseriu Ângela, Cogliostro e uma versão medieval de Spawn na mitologia do Soldado do Inferno. A arte conceitual das três personagens ficou a cargo de McFarlane e, mesmo após a saída de Gaiman, elas continuaram a ser utilizadas tanto nas histórias de Spawn como na linha de bonecos inspirada nelas. Cogliostro teve, inclusive, papel de relevo no filme do Justiceiro das Trevas.
Reconhecendo-lhe o estatuto de cocriador, durante vários anos McFarlane pagou a Gaiman os respetivos royalties. Até que, um belo dia, cessou de fazê-lo, alegando ser ele o detentor de todos os direitos das personagens que compõem a mitologia de Spawn e fazendo ainda notar que aquelas três em particular haviam sido criadas quando Gaiman era seu assalariado.
Face a esta reviravolta, em 2002 Neil Gaiman processou judicialmente o seu antigo empregador. McFarlane, por sua vez, respondeu com outro processo, empurrando dessa forma o caso para a barra do tribunal.

Resultado de imagem para todd mcfarlane versus neil gaiman
Todd McFarlane (esq.) e Neil Gaiman
 protagonizaram uma longa batalha judicial vencida pelo segundo.
Agora ao serviço da Marvel Comics, Gaiman contou desde o primeiro instante com o suporte financeiro da sua nova entidade patronal. Isto porque, a montante desta acirrada disputa legal, estava a propriedade de outra personagem - Miracleman - que Gaiman reimaginara para a defunta Eclipse Comics, mas cujos direitos de publicação haviam entretanto sido adquiridos por McFarlane. Ciente do potencial de Miracleman, Gaiman reclamava parte dos seus direitos para em seguida os negociar com a Marvel.
Esta querela acessória seria, contudo, descartada pelo tribunal, que optou por manter o foco nas personagens introduzidas por Gaiman em Spawn nº9.
Desconsiderando os muitos argumentos apresentados por McFarlane e pela sua equipa de advogados, o tribunal deliberou a favor de Gaiman, a quem reconheceu  o estatuto de cocriador e, por inerência, o direito a receber metade dos proventos resultantes da exploração comercial das suas personagens.
De nada valeria o recurso interposto por McFarlane, uma vez que o veredito seria confirmado em segunda instância.
Vencido mas não convencido, McFarlane excluiu o volume que desencadeara  o litígio com Gaiman da compilação que reunia os doze primeiros números de Spawn. Curiosamente, o mesmo seria inserto em Spawn Origins: Volume 1, edição de luxo lançada em meados de 2009. Três anos antes de McFarlane e Gaiman sanarem por fim o seu conflito, com o segundo a garantir em exclusivo a propriedade de Ângela - personagem cujos direitos venderia em 2013 à Marvel.
Este não foi, porém, o único processo judicial que McFarlane teve de enfrentar por conta de Spawn. Mesmo sabendo ser esse o nome de um conhecido jogador canadiano de hóquei no gelo, McFarlane (também ele originário do país que tem o ácer como símbolo nacional) batizou como Tony Twist um padrinho mafioso das histórias do Soldado do Inferno.
Nada lisonjeado com o gesto, o verdadeiro Tony Twist avançou para tribunal por considerar que o seu compatriota lucrara com o uso indevido do seu nome. O juiz reconheceu-lhe razão e condenou McFarlane a pagar-lhe uma indemnização no valor de 15 milhões de dólares. Graças à celebração de um acordo extrajudicial, McFarlane acabaria no entanto por desembolsar apenas um terço dessa maquia.

Tony Twist
Tony Twist, um ídolo do desporto canadiano.

Origem 

Al Simmons era um tenente-coronel dos Marines e um veterano de guerra condecorado. Era também um assassino altamente treinado com muitas missões de execução, dentro e fora do território estadunidense, no currículo.
Depois de ter salvado a vida do Presidente dos EUA quando este foi vítima de um atentado, Simmons foi aclamado como herói nacional e posteriormente recrutado pela CIA. Ao fim de algum tempo seria transferido para a A6, um ramo autónomo dos serviços de inteligência especializado em missões sigilosas.
Sempre sob as ordens do seu inescrupuloso superior, Jason Wynn, Simmons continuou a liquidar presumíveis inimigos dos EUA. Quando começou a questionar a legitimidade de algumas das suas missões, tornou-se um incómodo para Wynn, que prontamente ordenou a sua morte.
Durante aquela que deveria ter sido apenas mais uma missão clandestina no estrangeiro, Simmons foi traído e assassinado por Chapel, seu amigo e camarada de armas.

Resultado de imagem para al simmons spawn
Al Simmons, um soldado marcado para morrer.
Pelos seus muitos crimes cometidos em vida, Simmons foi enviado para o Inferno. No Oitavo Círculo do reino infernal fez um pacto com o demónio Malebolgia para voltar à Terra para junto de Wanda Blake, a sua amada esposa.
Em contrapartida, Simmons aceitou ser transformado num Spawn, um general do exército de Malebolgia infundido com poder infernal e apetrechado com uma armadura simbiótica. A sua missão seria comandar as legiões infernais durante o Armagedão, a batalha final entre o Bem e o Mal.
Assim que regressou ao mundo dos vivos, Spawn percebeu ter sido trapaceado por Malebolgia. Cinco anos haviam decorrido desde a sua morte às mãos de Chapel e Wanda estava agora casada com Terry Fitzgerald, o melhor amigo de Simmons.
O ordálio de Spawn torna-se ainda mais insuportável com a descoberta de que o casal composto pela sua ex-mulher e pelo seu ex-melhor amigo tinha também uma filha chamada Cyan. Ficando assim demonstrado que fora a esterilidade de Simmons a inviabilizar uma gravidez de Wanda.

A cada 50 anos uma nova Cria Infernal
 é concebida por Malebolgia, arquiduque do Inferno.
Confuso por causa da sua nova e inesperada existência como Spawn - que incluía uma pele completamente queimada e feições irreconhecíveis - Simmons começa a ser atormentado por um sinistro palhaço anão. Este é na verdade Violador, um servo demoníaco de Malebolgia investido da missão de supervisionar a ação e o desenvolvimento dos poderes do Soldado Infernal.

Resultado de imagem para spawn vs violator
Spawn teve no Violador (em baixo  sob o disfarce de Palhaço) 
o seu primeiro arqui-inimigo.
Imagem relacionada

A viver entre outros detritos humanos nos becos de Nova Iorque, Spawn é entronizado Rei da Cidade dos Ratos, uma das zonas mais degradadas da cidade ocupada por indigentes e sem-abrigo. É nesse sítio a transbordar de imundice e desespero que trava amizade com Cogliostro, um velho sempre envolto em mistério que parece saber muito acerca do Céu, do Inferno e do próprio Malebolgia.
Foi, de resto, com a ajuda de Cogliostro que Spawn aprendeu a controlar os seus poderes infernais, os quais usaria entretanto para derrotar Ângela, uma escultural Caçadora de Hellspawns ao serviço de Deus.
Embora nesta fase inicial da sua carreira, o Soldado Infernal agisse como um implacável anti-herói que tinha como principais alvos a Máfia e outros bandidos comuns, não tardaria a consciencializar-se do papel crucial que lhe estava reservado na guerra que opunha as forças de Deus às de Satã.
Enquanto esse dia não chegava, continuou a levar a sua justiça profana a homens, anjos e demónios.


Justiceiro das Trevas.

Principais coadjuvantes

*Cogliostro: Este misterioso indigente que, em vários momentos, serviu de mentor a Spawn é na verdade Caim, o primogénito de Adão e Eva. Ao tirar a vida ao seu irmão Abel, tornou-se o primeiro assassino da história da Humanidade, sendo por isso enviado para o Inferno. De onde seria recambiado depois de ter aceite comandar as legiões demoníacas de Malebolgia. Foi o primeiro Hellspawn e sobrevive graças aos resíduos de necroplasma que ainda existem no seu corpo. Apesar deste passado pouco recomendável, exerceu sempre uma influência positiva sobre Al Simmons, procurando orientá-lo para o Bem;

Resultado de imagem para spawn cagliostro
Sempre enigmático,
Cogliostro era muito mais do que um simples mendigo.
*Violador/Palhaço: Filho de um demónio e de uma humana, é o mais velho dos Irmãos Flebíacos (criados por Malebolgia para propagar o caos e o sofrimento) e, inicialmente, cabia-lhe supervisionar as ações de Spawn, certificando-se de que ele obedecia aos desígnios do seu mestre. Perante a insubordinação do Soldado Infernal, tornar-se-ia o seu primeiro arqui-inimigo. Para dissimular a sua horrenda aparência, o Violador usava o disfarce de um palhaço deformado que refletia a sua visão dos humanos, pelos quais nutre um profundo desprezo;
*Malebolgia: Soberano do Oitavo Círculo do Inferno, é o mais poderoso dos duques de Satã e o criador de todos os Hellspawns que já comandaram as suas hordas demoníacas. O seu corpo foi formado 70 mil anos atrás por um antigo regente do Inferno com recurso a rios de necroplasma;
*Ângela: Uma formidável guerreira celestial, cuja destreza em combate lhe valeu posição de destaque no exército de Deus, foi criada a partir de centenas de almas de mulheres sacrificadas. Tinha como desporto de eleição caçar Spawns, cujos emblemas usava depois como troféus. Al Simmons também começou por estar na sua mira, mas ambos acabariam por forjar a mais improvável das alianças. Desde a sua migração para o Universo Marvel, em 2013, Ângela foi reimaginada como a filha perdida de Odin, arrebatando a Thor o título de primogénito de Asgard;


Para Ângela Spawn era um troféu de caça.
*Sam Burke: Detetive veterano do departamento de homicídios da Polícia de Nova Iorque, com o seu colega Twitch Williams investigou alguns dos mais macabros crimes cometidos por adversários do Spawn, de quem é aliado. A sua força bruta apenas encontra paralelo no seu voraz apetite;
*Twitch Williams: De seu nome verdadeiro Maximillion Steven Percival Williams III, descende de uma abastada família de aristocratas e é considerado um prodígio. O seu domínio do cálculo e da trigonometria fez dele o melhor atirador ao serviço da polícia nova-iorquina.

Uma parelha de detetives muito especial.

Apontamentos

*Algumas edições de Spawn foram lançadas fora de ordem. Os números 19 e 20 foram, respetivamente, entalados entre os números 24 e 25 e 25 e 26 da série. Embora ninguém saiba ao certo o que terá originado esta insólita circunstância, há quem a atribua a algum tipo de problema técnico que poderá ter obstado ao cumprimento dos prazos de entrega;
*Quando, ainda adolescente, Todd McFarlane criou os primeiros esboços daquela que viria a ser a sua criação suprema, o visual de Spawn invocava o de um guerreiro espacial saído de uma qualquer história de ficção científica. Desta versão primitiva da personagem estavam ausentes alguns dos seus elementos definidores, mormente as correntes e os espigões.;

O visual primitivo do Spawn.
*Em resposta ao défice de super-heróis afro-americanos que considerava existir, McFarlane resolveu usar Al Simmons para contrariar essa subrepresentatividade dos negros na indústria dos quadradinhos. Receando, contudo, que os leitores se focassem na vertente racial, Spawn teve a sua face horrivelmente desfigurada por queimaduras ao ponto de ser quase impossível percecionar o tom da sua pele:
*Após o anúncio do seu afastamento da série mensal do Soldado Infernal, Todd McFarlane escreveu cerca de uma vintena de histórias de Spawn sob o pseudónimo Will Carlton. Uma vez mais, não existem certezas sobre o que terá motivado esta pantomima. Não falta, contudo, quem esteja convicto de que McFarlane, dono de uma personalidade no mínimo peculiar, o terá feito por simples diversão;
*Outra conhecida excentricidade de McFarlane consiste em dar o nome de pessoas reais às suas personagens. Hábito que, como já vimos, lhe rendeu alguns amargores no passado. Al Simmons, por exemplo, era o nome do seu antigo colega de quarto nos tempos de faculdade. Já Terry Fitzgerald é homónimo de um amigo e colaborador de longa data de McFarlane. Que também não teve pejo em emprestar à esposa de Al Simmons o nome da sua própria cara-metade;
*Apesar das suas capacidades de regeneração espontânea, num dos seus encontros com o Batman, Spawn impediu a cicatrização do ferimento que lhe fora infligido no rosto por um Batarangue. Preferindo, em vez disso, usar um simples cordão de sapatos para suturar grosseiramente a ferida, assim permanecendo durante várias semanas. Foi essa a forma encontrada pelo Soldado Infernal para preservar um último vestígio de humanidade;

O ferimento que serviu de lembrete
 da humanidade perdida por Al Simmons.
*Para evitar pagar direitos de autor a Rob Liefeld - cofundador da Image Comics e criador de Chapel, o primeiro assassino de Al Simmons - aquando da produção do filme de Spawn, McFarlane decidiu simplesmente alterar a identidade do carrasco. Ainda que haja sido criada especificamente para esse efeito, Jessica Priest seria retroativamente inserida na continuidade do Soldado Infernal, adquirindo assim estatuto canónico;
*A linha de bonecos de Spawn lançada pela McFarlane Toys - depois de falhado um acordo comercial com a Mattel -  revolucionou a indústria de figuras de ação baseadas em super-heróis. Muito mais detalhados e concebidos como itens colecionáveis de elevada qualidade, os bonecos de Spawn estabeleceram um novo paradigma obrigando a concorrência a reinventar-se;
*Spawn figura em 60º lugar na lista das 200 melhores personagens de banda desenhada de todos os tempos organizada pela revista Wizard. Já no Top 100 da plataforma digital de entretenimento IGN,  o ex-servo de Malebolgia ocupa a 36ª posição.

Noutros media

No mesmo ano em que o filme do Soldado do Inferno (já aqui esmiuçado) chegava aos cinemas de todo o mundo civilizado, estreava também a sua primeira série animada. No ar entre 1997 e 1999, no canal HBO, Todd McFarlane's Spawn conquistou dois Emmys e outros tantos Golden Reel Awards.
Uma nova série animada sem qualquer relação com a anterior estará atualmente em desenvolvimento, embora o respetivo título e data de estreia continuem no segredo dos deuses.
Confirmado está o nome do ator que irá suceder a Michael Jai White no papel de Soldado do Inferno. Jammie Foxx irá protagonizar o reboot de Spawn que, após sucessivos adiamentos, se encontra em fase de pré-produção.

spawn-movie-poster

 
1997 marcou a estreia audiovisual de Spawn.
Nesse ano o Soldado do Inferno protagonizou um filme (cima)
e uma premiada série animada.