12 novembro 2020

RETROSPETIVA: «AS AVENTURAS DE ROCKETEER»


  Qual cometa errante, um foguete humano sulca os céus da Cidade dos Anjos deixando um rasto de espanto à sua passagem. Mas o voo do misterioso Ás do Ares logo se vê enleado nas malhas de uma intriga internacional que pode alterar o curso da História.

Título original: The Rocketeer 
Ano: 1991
País: Estados Unidos da América
Duração: 108 minutos
Género: Ação / Aventura / Super-heróis
Produção: Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Silver Screen Partners IV e Gordon Company
Realização: Joe Johnston 
Argumento: Danny Bilson e Paul De Meo
Distribuição: Buena Vista Pictures
Elenco: Bill Campbell (Cliff Secord / Rocketeer); Jenniffer Connelly (Jenny Blake); Alan Arkin (A. "Peevy" Peabody); Timothy Dalton (Neville Sinclair); Terry O'Quinn (Howard Hughes)
Orçamento: 35 milhões de dólares
Receitas globais: 46,7 milhões de dólares

Anatomia de um clássico

No princípio da década de 80, personagens de autor eram verdadeiras raridades. Devido à indiferença das grandes editoras, eram menos ainda aquelas que se conseguiam afirmar. Rocketeer, de Dave Stevens, foi honrosa exceção à regra.
Em 1982, Stevens, num arrojado projeto unipessoal que faria escola, criou uma banda desenhada inspirada nos heróis da literatura pulp e nos folhetins cinematográficos dos anos 1930 e 1940. Publicada sob os auspícios da defunta Pacific Comics, a história tinha como protagonista Cliff Secord, um audaz piloto de acrobacias que, depois de encontrar uma mochila a jato que lhe permitia voar, dividia o seu tempo a combater o crime e a vigiar de perto a sua voluptuosa namorada, na Los Angeles de 1938. A série obteve apreciável sucesso junto dos leitores e da crítica, tornando-se num clássico da 9ª Arte.


Dave Stevens (1955-2008) teve em Rocketeer a sua criação máxima.



Stevens acreditava, contudo, no forte potencial cinematográfico da sua obra. Convicção reforçada quando, logo no ano seguinte, o produtor Steve Miner adquiriu os respetivos direitos de adaptação. 
Por divergir em demasia do conceito original, a abordagem proposta por Miner não mereceu o aval de Stevens que, pouco tempo depois, resgatou os direitos da sua criação.
Um par de anos volvidos, em 1985, os direitos de Rocketeer transitaram para Danny Bilson e Paul De Meo. Admiradores da obra de Stevens, Bilson e De Meo consideraram inicialmente uma produção de baixo orçamento filmada a preto e branco e financiada por investidores independentes. A ideia passava por homenagear Commando Cody, uma das séries clássicas de ficção científica que influenciaram o universo de Rocketeer.
Nesse mesmo ano, o realizador canadiano William Dear aceitou o convite que lhe fora endereçado para dirigir o projeto. Impondo como condição única que a produção tivesse um orçamento à altura. De Dear partiram também as ideias de alterar o nome da namorada do herói de Bettie (ver Curiosidades) para Jenny e de ambientar o clímax do enredo a bordo de um dirigível.

Commando Cody (1952) foi uma das séries de ficção científica
 que influenciaram Rocketeer.

Após sucessivas recusas por parte de alguns dos maiores estúdios de Hollywood, a Walt Disney Pictures aceitou apadrinhar o projeto. Fê-lo, essencialmente, por motivos comerciais, já que os seus executivos acreditavam no enorme potencial de merchandising daquele que seria o primeiro filme de super-heróis do seu repertório.
O contrato celebrado com a Disney previa inicialmente uma trilogia a ser distribuída pela sua subsidiária Touchstone Pictures. Dando mostras de alguma prepotência, o diretor executivo da Walt Disney Studios, Jeffrey Katzenberg, decidiu, à última hora, que o filme seria lançado com a chancela da empresa-mãe. Consequentemente, todo e qualquer elemento adulto foi alterado ou suprimido. A principal "vítima" dessa política foi a namorada do herói que, de pin-up, passou a aspirante a atriz.
Às pressões dos executivos da Disney para adaptar o enredo aos tempos modernos, Bilson e De Meo contrapuseram com o sucesso da franquia de Indiana Jones. Convencidos de que um filme ambientado nos anos 30 poderia, afinal, ser apelativo para o público, os mandachuvas concordaram em manter o contexto histórico original.
Quando tudo parecia bem encaminhado, o projeto acabou inesperadamente encalhado numa espécie de purgatório criativo. De onde só seria resgatado cinco anos mais tarde. Durante esse lapso de tempo, sucederam-se as revisões do argumento e tanto Bilson como De Meo foram demitidos (e posteriormente readmitidos) mais vezes do que aquelas que se conseguem lembrar. Quem bateu com a porta de vez foi William Dear. Frustrado com tanta indefinição, o realizador abraçou outro projeto, sendo prontamente rendido por Joe Johnston. Além de ser fã da banda desenhada original, Johnston estava nas boas graças dos mandachuvas da Disney desde o enorme sucesso de Querida, Encolhi os Miúdos (1989).

  Rocketeer foi o segundo filme dirigido por Joe Johnston que, 20 anos depois,
 dirigiria Capitão América - O Primeiro Vingador.

Após nova revisão do argumento, o filme entrou em pré-produção nos primeiros meses de 1990. À procura de um blockbuster estival, os executivos da Disney desejavam Johnny Depp como cabeça de cartaz. Dave Stevens e Joe Johnston, acreditavam, porém, que Bill Campbell seria a escolha ideal e, desta feita, a vontade de ambos acabaria por prevalecer.
Menos controversa foi a escolha de Jenniffer Connelly para interesse amoroso do herói. Apesar da sua juventude (ou por causa dela), Connelly impôs-se às atrizes consagradas (Diane Lane, Kelly Preston e Elizabeth McGovern) que lhe disputaram o papel.
Quando, por fim, as filmagens arrancaram, em setembro de 1990, Dave Stevens fez questão de acompanhá-las de perto. Contando com a cumplicidade de Johnston, o criador de Rocketeer esforçou-se por manter, tanto quanto possível, o controlo artístico face aos eventuais desmandos da Disney. 
A mesma Disney que, entretanto, alocaria 10 milhões de dólares extra à produção (originalmente orçada em 25 milhões) ao aperceber-se da grande envergadura da mesma. 
À derrapagem orçamental somou-se uma derrapagem cronológica. Contratempos de ordem técnica e meteorológica ditaram um atraso de duas semanas na conclusão das filmagens, que tiveram lugar em diferentes pontos da Cidade dos Anjos.
A estreia mundial de The Rocketeer teve lugar a 19 de junho de 1991, no El Capitan Theatre, tornando-se, assim, a primeira película a ter essa honra em mais de dois anos, período durante o qual obras de restauro tinham obrigado ao encerramento do mítico cinema de Los Angeles. Prejudicado pela forte concorrência de Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões e Exterminador Implacável 2, as receitas de bilheteira de Rocketeer ficaram aquém das expectativas. Em contrapartida, as críticas foram, no cômputo geral, positivas, com o filme a receber nomeações para prémios importantes.

Bill Campbell e Jenniffer Connelly
formaram o par romântico de Rocketeer.

Enredo

Los Angeles, 1938. Dois homens da quadrilha de Eddie Valentine roubam um foguete portátil a Howard Hughes, o milionário excêntrico apaixonado por aeronáutica. Com a polícia no seu encalço, a fuga dos bandidos desemboca num aeródromo nos arredores da cidade.
O carro onde seguem invade a pista de aterragem no preciso momento em que Cliff Secord, um ás dos ares, ensaia o pouso do seu monomotor Gee Bee. Da violenta colisão resulta o despiste dos dois veículos. 
Deixando para trás o comparsa sem vida, o condutor do automóvel consegue escapar. Não sem antes esconder o aparato surripiado no cockpit de um velho biplano estacionado num hangar próximo.
Com o seu avião inoperacional em vésperas de uma importante corrida aérea, Cliff tem a sua carreira comprometida. Enquanto Peevy, o seu mecânico e mentor, avalia os danos da aeronave, Cliff encontra o foguete portátil escondido no biplano. Um obséquio do destino que lhe mudará para sempre a vida.

Cliff e Peevy após um teste malsucedido do foguete.

Longe dali, o garboso astro de cinema Neville Sinclair, que encomendara o roubo do foguete a Eddie Valentine, é informado do sucedido no aeródromo. Sem perder tempo, envia Lothar, o seu monstruoso guarda-costas, para interrogar o condutor. Intimidado pelo brutamontes, este revela o local exato onde escondeu o aparato. 
Jenny Blake, namorada de Cliff e aspirante a atriz, consegue um pequeno papel no mais recente filme de capa e espada protagonizado por Neville Sinclair. Ao descobrir que o namorado de Jenny trabalha no aeródromo onde o aparato se encontra escondido, Sinclair, a pretexto de discutirem as cenas conjuntas, convida a jovem para jantar.

Neville Sinclair planeia seduzir a namorada de Cliff.

Durante um concorrido espetáculo de acrobacias aéreas no dia seguinte, Malcom, um velho amigo de Cliff e Peevy, vê-se em apuros quando o motor do seu decrépito avião deixa de funcionar em pleno voo. Quando a tragédia parece inevitável, Cliff, apetrechado com o foguete portátil e um capacete-leme projetado por Peevy, galga o céu e salva o amigo. Façanha testemunhada por uma multidão incrédula de espectadores e jornalistas.
Batizado de Rocketeer (Foguete) pela imprensa, Cliff torna-se a grande sensação do momento, atraindo a atenção indesejada do FBI, de Neville Sinclair e da quadrilha de Eddie Valentine. Todos querem deitar a mão ao foguete e todos se interrogam acerca da identidade do misterioso homem voador.
Nesse mesma noite, Cliff e Peevy recebem a visita de Lothar, incumbido por Sinclair de recuperar o foguete. A súbita chegada do FBI coloca o trio em fuga, mas Lothar consegue levar consigo os esquemas detalhados do aparelho desenhados por Peevy.
Ainda mal refeitos do susto, Cliff e Peevy procuram refúgio no restaurante do aeródromo, mas são encurralados por asseclas de Eddie Valentine. É através deles que ficam a saber do envolvimento de Neville Sinclair no roubo do foguete e do encontro deste com Jenny.
Quando tudo parecia perdido, os proprietários do restaurante conseguem expulsar os invasores, mas uma bala perdida perfura o tanque de combustível do foguete. À falta de solução melhor, Peevy improvisa um remendo com uma pastilha elástica mastigada por Cliff.
Ignorando os avisos de Peevy, Cliff cruza velozmente os céus da cidade, tendo como destino o glamoroso clube noturno onde Jenny janta a sós com Sinclair. O repasto é interrompido pela entrada de rompante de Rocketeer. Instantes depois de ter revelado o seu segredo à namorada, Cliff vê-se cercado pelo bando de Valentine e Sinclair aproveita a distração para raptar Jenny.

O Ás dos Ares em ação.

Na luxuosa cobertura de Sinclair, Jenny descobre que ele é um agente nazi e consegue escapulir-se, apenas para ser recapturada logo em seguida. Sinclair obriga-a então a enviar uma mensagem a Cliff: o foguete em troca da vida da namorada. A entrega terá lugar no Observatório Griffith.
Momentos antes de ser preso pelo FBI e levado à presença de Howard Hughes e Peevy, Cliff consegue esconder o foguete num local seguro. Hughes explica que o dispositivo é na verdade um protótipo similar àquele que cientistas alemães vêm tentando, ainda sem sucesso, desenvolver para fins militares.
Para horror dos presentes, Hughes exibe um filme de propaganda nazi, no qual um exército de soldados voadores equipados com mochilas a jato invadem os EUA. Quando o milionário revela que o FBI procura identificar um espião nazi em Hollywood, Cliff deduz tratar-se de Neville Sinclair.
Cliff recusa restituir o foguete alegando precisar dele para resgatar a namorada. Na fuga que se segue, deixa acidentalmente uma pista acerca do seu destino. 

Donzela em apuros.

No Observatório Griffith, Sinclair, acompanhado por Eddie Valentine e sua quadrilha, exige a Cliff que lhe entregue o foguete. Mas, quando Cliff expõe Sinclair como agente nazi, o ator vê-se subitamente na mira dos seus antigos aliados. Que, por sua vez, são cercados por um destacamento de soldados alemães fortemente armados, que se haviam mantido escondidos nas sombras.
Ato contínuo, o dirigível alemão Luxemburgo (de visita aos EUA em suposta missão de paz) desce sobre a cúpula do Observatório para evacuar Sinclair. 
Subitamente, porém, agentes do FBI entram em cena e unem forças com o bando de Valentine contra os nazis. Aproveitando a confusão instalada, Sinclair e Lothar conseguem escapar, arrastando Jenny para bordo do Luxemburgo.
Cliff voa no encalço do dirigível e consegue invadir a cabine de comando da aeronave. Enquanto Cliff luta com Sinclair, Jenny ateia acidentalmente fogo à cabine ao disparar uma pistola sinalizadora.
Sinclair toma novamente Jenny como refém e exige a Cliff que lhe entregue o foguete. Cliff acede, mas só depois de retirar discretamente a pastilha elástica que cobria o furo no tanque de combustível do aparelho.
Sinclair alça voo, mas a fuga de combustível provoca a explosão do foguete. Envolto em labaredas, o vilão despenca em direção ao solo, embatendo violentamente no sinal publicitário "Hollywoodland" que encima uma colina. 
Centenas de metros acima, Lothar é também ele consumido pelas chamas que devoram o Luxemburgo. Momentos antes da aeronave explodir, Cliff e Jenny são resgatados por um autogiro pilotado por Howard Hughes. 
Dias depois, o milionário presenteia Cliff com um novo monomotor Gee Bee e uma embalagem de pastilhas elásticas Beemans, as preferidas do Ás dos Ares. Após a saída de Hughes, Jenny devolve a Peevy os esquemas do foguete que encontrara na casa de Sinclair. Radiante, Peevy anuncia que, com ligeiras modificações, será capaz de construir um modelo aprimorado. 
 
Trailer


Prémios e nomeações

Indicado para um Saturn Award e para um Hugo Award na categoria de Melhor Filme de Ficção Científica, As Aventuras de Rocketeer perderia ambos para Exterminador Implacável 2: Dia do Julgamento. 
A título individual, Jenniffer Connelly foi distinguida com o Saturn Award para Melhor Atriz Secundária, ao passo que a figurinista Marilyn Vance arrebatou o prémio para Melhor Guarda-Roupa. Ken Ralston, supervisor de efeitos especiais, também foi nomeado no segmento correspondente, mas acabaria por não sair vencedor.
Na listas dos cem melhores filmes de super-heróis divulgada em 2019 pela Paste (publicação independente especializada em música e entretenimento), As Aventuras de Rocketeer surge em 50º lugar, à frente, por exemplo, de Homem de Ferro 2 e O Cavaleiro das Trevas Renasce.

Curiosidades

*Na banda desenhada original, a namorada de Cliff Secord é ninguém menos do que Bettie Page. Dave Stevens inspirou-se na escultural modelo dos anos 1950 para criar o interesse amoroso do seu herói. Após o lançamento do filme, Stevens, sentindo-se em dívida para com a sua musa (então quase septuagenária), enviou-lhe um cheque pelo correio. Sensibilizada com o gesto, Bettie fez questão de conhecer o seu admirador e os dois ficaram bons amigos até à morte de ambos, em 2008;

Betty Page serviu de modelo à namorada de Cliff Secord na BD original.
*Neville Sinclair é vagamente baseado em Errol Flynn, um dos maiores galãs da era dourada do cinema, sobre quem recaiu a suspeita de ter sido um espião nazi. Tese sustentada numa biografia não autorizada do ator assinada por Charles Higham. Apesar da parca credibilidade da obra, essa informação nunca foi desmentida pelo visado;
*A reação da quadrilha de Eddie Valentine à revelação de que Neville Sinclair trabalhava para o III Reich reflete a postura do crime organizado norte-americano durante aquele período histórico. Se os mafiosos italianos execravam o fascismo devido à perseguição movida por Benito Mussolini aos clãs sicilianos, os seus homólogos judeus odiavam o regime antissemita de Adolf Hitler e tudo o que a ele estava associado. Em virtude desses inimigos comuns, os gângsteres foram preciosos aliados do Governo federal nas suas operações de contraespionagem;
*Doc Savage, o herói das novelas pulp dos anos 1930, foi o inventor do foguete portátil de Rocketeer na história original. A fim de evitar pedidos de licenciamento à Conde Nast - editora detentora dos direitos do Homem de Bronze - a Disney optou por atribuir a patente a Howard Hughes, génio visionário e pioneiro da aviação comercial;
*Foram utilizados dois modelos diferentes do foguete na rodagem do filme: um fabricado em metal e que expelia chamas à retaguarda, outro revestido com fibra de vidro que, por ser mais leve, era adequado para as cenas em que o aparelho se encontrava inativo;
*Por causa da sua difícil manobrabilidade e da sua propensão para se despenhar, o monomotor Gee Bee pilotado por Cliff Secord foi sugestivamente alcunhado de "Caixão Voador". Sendo a respetiva aterragem uma manobra particularmente perigosa, a aeronave usada no filme foi autorizada a executá-la apenas as vezes estritamente necessárias;
*Não é por acaso que as pastilhas elásticas Beemans têm um papel crucial no filme. São elas as preferidas dos pilotos verdadeiros, não apenas de Cliff Secord. Enquanto as pastilhas de outras marcas compensam apenas a pressão atmosférica, as Beemans ajudam, também, a apaziguar estômagos nervosos. O segredo está num antiácido (pepsina) presente na sua composição;

As Beemans são uma espécie de amuleto da sorte
 para pilotos da vida real.

*Apesar do seu confesso pavor de voar, Bill Campbell sentia-se perfeitamente confortável durante a rodagem das cenas em que se encontrava suspenso por um cabo a vários metros de altura. A sua preparação para o papel resumiu-se a ler a banda desenhada original e a cortar o cabelo de forma a parecer-se mais com a sua personagem;
*Dave Stevens fez um pequeno cameo. Era ele o piloto de testes que, no filme de propaganda nazi, explode durante o ensaio falhado da mochila a jato;
*O cartaz promocional do filme ao estilo Art Déco que abre este artigo homenageia o colossal monumento a Yuri Gagarin (o primeiro homem a viajar no espaço) erigido em Moscovo por ocasião dos Jogos Olímpicos de 1980 realizados na ex-capital soviética;

Com 42,5 metros de altura e 12 toneladas de peso,
 a estátua de Yuri Gagarin foi esculpida em titânio,
o mesmo metal usado nas naves espaciais.

*O filme teve direito a duas adaptações literárias saídas das penas de outros tantos autores. Aquela que se dirigia ao público em geral (a outra destinava-se à audiência infantil) teve assinatura de Peter David, um dos mais aclamados e prolíficos argumentistas dos comics das décadas de 80 e 90. Em Portugal, a obra foi publicada, logo em 1991, pela Europa-América no formato de livro de bolso;
*Apesar da tépida prestação de bilheteira ter inviabilizado a programada sequela, o filme deu origem a uma série animada. Exibida desde finais de 2019 no Disney Channel e no Disney Junior, The Rocketeer acompanha as aventuras de Kit Secord, a bisneta de Cliff Secord que, no dia do seu 7º aniversário, herda a mochila a jato que transformou o seu antepassado numa lenda.

Veredito: 70%

As Aventuras de Rocketeer é um filme de super-heróis de sabor diferente. Não só pelo seu estilo marcadamente retro, mas, sobretudo, por não se tratar de um pastiche de Super-Homem ou Batman. Em vez de um alienígena superpoderoso a sair em defesa do modo de vida americano ou de um vigilante a fazer justiça pelas próprias mãos, tem como protagonista um homem comum, a quem o acaso concede o ensejo de realizar coisas extraordinárias.
Numa época em que o cinismo começava a insinuar-se em produções similares (e também nos comics), As Aventuras de Rocketeer relembra-nos que o verdadeiro heroísmo provém do coração, e que em cada um de nós habita um herói à espera de poder fazer a diferença.
Assistir a esta película é como embarcar numa emocionante viagem ao passado. Impregnado com uma atmosfera nostálgica, As Aventuras de Rocketeer é um salutar lembrete de uma época de maior simplicidade e inocência. Uma época em que heróis e vilões agiam em conformidade, sendo fácil distingui-los.
Abusando dos jogos de luz e sombra típicos dos policiais noir, As Aventuras de Rocketeer revisita vários clichês dos folhetins cinematográficos dos anos 30 e 40: um herói com coração de ouro, uma linda donzela em apuros e um vilão carismático. O filme copia, de resto, a fórmula consagrada de Superman, The Movie, que consiste em escalar um desconhecido para o papel principal e um astro de primeira grandeza (Timothy Dalton dava, por aqueles dias, vida a James Bond) para interpretar o vilão de serviço.
Apesar da inegável qualidade do elenco (até Bill Campbell surpreende pela positiva), as personagens não são bem desenvolvidas e nem é preciso. A Joe Johnston interessavam arquétipos e, em razão disso, cuidou de apresentá-los da forma mais direta possível, vinculando-os às suas características definidoras. Estratégia cristalizada, por exemplo, na apresentação de Neville Sinclair. Na sua aparição inicial, o vilão surge de costas, posicionamento que denuncia a dualidade do seu caráter.
Fortemente influenciado pelos filmes de 007 e Indiana Jones, As Aventuras de Rocketeer desenvolve de maneira empolgante a sua mistura de ação, humor e fantasia. Apesar da invulgar profusão de tiroteios num filme que se queria para toda a família e do terceiro ato mais corrido do que o necessário, o clímax a bordo do dirigível parece saído diretamente de um episódio de Commando Cody, com efeitos especiais a condizer. 
Ainda assim, o filme parece imune ao gradual processo de oxidação decorrente da passagem dos anos e conserva intacto o seu apelo nostálgico. Sendo, por conseguinte, uma ótima sugestão para uma matiné caseira nestes tempos de confinamento coercivo. 
Mesmo não sendo sublime, As Aventuras de Rocketeer é, outrossim, um excelente exemplo de como adaptar uma banda desenhada ao grande ecrã sem vandalizar o conceito primordial. Esse é, irrefragavelmente, um dos méritos que o transformaram numa obra de culto.

Voo para a eternidade.




*Este blogue tem como Guia de Estilo o Acordo Ortográfico de 1990 aplicado à norma europeia da Língua Portuguesa.