01 agosto 2018

CLÁSSICOS DA 9ª ARTE: «A SAGA DA FÉNIX NEGRA»


  O velho adágio "poder absoluto corrompe absolutamente" adquiriu novo significado quando Jean Grey, possessa por uma das mais destrutivas forças do Universo, se viu transformada numa genocida cósmica. Imune à passagem do tempo, aquela que é porventura a melhor história de sempre dos X-Men - e uma trágica lição de humanismo - deverá chegar finalmente ao cinema no próximo ano.

Título original: Dark Phoenix Saga 
Licenciadora: Marvel Comics 
País: EUA 
Argumento: Chris Claremont (1) e John Byrne (2)
Arte: John Byrne
Data de publicação: Janeiro a outubro de 1980
Títulos abrangidos:  X-Men nº 129-138
Heróis: X-Men (Ciclope, Fénix, Wolverine, Tempestade, Noturno, Colossus e Professor X)
Vilões: Clube do Inferno, Fénix Negra  e  Mestre Mental
Coadjuvantes: Moira MacTaggert, Kitty Pryde, Cristal, Anjo, Fera, Lilandra e Guarda Imperial de Shi'ar
Cenários: Nova Iorque, Ilha Muir (Escócia), Império Shi'ar e Face Oculta da Lua

Edições em português

Quatro anos volvidos sobre o seu lançamento em terras do Tio Sam, em 1984, sob os auspícios da brasileira Abril, a Saga da Fénix Negra conheceu a sua primeira edição em língua portuguesa. Originalmente publicada nos números 25. 26, 29, 30 e 31 de Superaventuras Marvel e em Grandes Heróis Marvel nº7, a exemplo do que sucedeu nos EUA, a história seria objeto de múltiplas reedições ao longo dos anos subsequentes, tanto pela Abril como por outras editoras sediadas em Terras Tupiniquins. Mythos, Panini e Salvat foram, por esta ordem, aquelas que, já este século, brindaram os leitores lusófonos com compilações deste clássico da 9ª Arte.
Com o costumeiro atraso, na pequena paróquia atlântica chamada Portugal apenas em 2012 a Saga da Fénix Negra foi pela primeira vez dada à estampa, inserta na segunda série da coleção Heróis Marvel, da Levoir.



Resultado de imagem para levoir a saga da fénix negra
De cima para baixo:
o início da saga publicado em SAM nº25 (1984),
a primeira compilação da Panini (2006)
e a primeira edição portuguesa (2012).

A mãe de todas as sagas

Apesar de o epíteto acima lhe assentar que nem uma luva, na realidade a Saga da Fénix Negra foi o título atribuído, a posteriori, a um arco de histórias genérico publicado ao longo de quase todo o ano de 1980 na série mensal dos Filhos do Átomo.
Contrariamente ao que é hoje prática consagrada, na época as principais editoras não lançavam anualmente megassagas - mais ou menos inconsequentes - abrangendo um grande número de títulos e personagens. Já sem Stan Lee ao leme, desde meados da década de 1970 que a Marvel vinha investindo na revitalização dos X-Men. Cujo título periódico, mercê do medíocre desempenho comercial, escapara ao cancelamento iminente.
Nesse quadro de renovação, em 1975 fora introduzida uma nova geração de X-Men, na qual pontificavam, por exemplo, Wolverine e Tempestade. Com a entrada em cena da nova equipa criativa, composta por Chris Claremont e John Byrne (sucedendo a Dave Cockrum), os pupilos do Professor X viveram uma fase áurea, que teve na Saga da Fénix Negra a sua coroa de glória.

vintagegeekculture: “Dave Cockrum. ”
A segunda geração de X-Men trouxe
 maior diversidade etnocultural à equipa.
Originalmente, porém, o fito da saga consistia tão-somente em introduzir a Fénix Negra como um némesis cósmico dos X-Men. A ideia fora amplamente discutida entre a equipa criativa e Jim Shooter - à época editor-chefe da Casa das Ideias - e fora esse o desenvolvimento narrativo aprovado.
Ao examinar as provas de X-Men nº135, Shooter constatou, porém, que a história incluía a obliteração de um sistema solar habitado, sendo explicitamente mencionado o perecimento de biliões de seres inteligentes.
Na opinião de alguns antigos colaboradores da Marvel, como Louise Simonson, terá sido o agastamento de Shooter com esta guinada narrativa que terá motivado o inopinado afastamento do então editor dos X-Men, Jim Salicrup.
Após questionar Salicrup sobre qual seria a evolução do enredo a partir daquele ponto, Shooter obteve como resposta que a história terminaria com Jean Grey despojada dos seus poderes pelo Império Shi'ar antes de ser entregue à custódia dos X-Men. Cenário que deixou Shooter duplamente desagradado: a sua discordância era tanto editorial como do foro moral.
No entendimento de Shooter, o final proposto equivaleria a permitir que Hitler continuasse a governar a Alemanha depois de ser desapossado da sua formidável máquina de guerra. Shooter não concebia que alguém responsável pela morte de milhões saísse impune; menos ainda que os X-Men pudessem acolher uma genocida nas suas fileiras.

Resultado de imagem para jim shooter
Jim Shooter, o mais jovem editor-chefe da história da Marvel,
vetou a primeira versão do final da saga.
Não lobrigando qualquer vestígio de amoralidade, Salicrup e Byrne ainda tentaram explicar a Shooter que Jean Grey não poderia ser condenada pelas suas ações enquanto Fénix Negra, porquanto se tratavam de duas entidades distintas. Segundo eles, seria como castigar a menina de O Exorcista pelos assassinatos cometidos enquanto estava possuída por um demónio.
Argumentos que esbarraram, contudo, na firme determinação de Shooter em vetar o desenlace proposto para a saga. Após uma releitura da mesma, Byrne e Salicrup foram forçados a concordar que, do ponto de vista dos leitores, em momento algum Jean Grey aparentava estar possessa.
Também Chris Claremont admitiu entretanto que, enquanto escrevia a história, nunca tinha clarificado para si mesmo se Jean Grey estava possuída pela Fénix Negra, ou se a entidade era uma perversa manifestação do seu subconsciente.

Seriam Jean Grey e a Fénix Negra
as duas faces da mesma moeda?
Numa conversa mantida com Claremont, Jim Shooter propôs um final alternativo, no qual Jean Grey ficaria eternamente aprisionada. Claremont contrapôs no entanto com a inviabilidade desse cenário, uma vez que os X-Men jamais desistiriam de resgatar a sua companheira de equipa.
Frustrado com as objeções suscitadas por Shooter, Claremont sugeriu então que Jean Grey fosse simplesmente morta. Julgando tratar-se de um bluff do escriba, que tal como ele estava bem ciente da regra inescrita da indústria dos quadradinhos que proíbe a morte definitiva de personagens importantes, Shooter avalizou a ideia.
Sem tempo a perder, as cinco páginas finais de X-Men nº137 foram totalmente reescritas e redesenhadas, por forma a acomodar o novo desfecho da saga. Quando, no clímax da peleja dos X-Men com a Guarda Imperial de Shi'ar, a persona da Fénix Negra se voltava a manifestar, Jean Grey, temendo perder definitivamente o controlo das suas ações, cometia suicídio.

Resultado de imagem para x-men #137
Apesar da sentença de morte proclamada na capa de X-Men nº137,
 era muito diferente o destino de Jean Grey na primeira versão da saga
Claremont aproveitou o ensejo para escrever um segundo rascunho da história original. Graças a essa sua decisão, foi possível, vários anos após o lançamento da saga, comparar as duas versões e identificar as significativas discrepâncias entre o final inicialmente proposto e aquele que foi apresentado aos leitores.
À guisa de exemplo, a versão original mostrava como, na véspera do embate decisivo com a Guarda Imperial, os X-Men se dedicavam aos seus próprios assuntos; ao passo que na oficial cada um deles meditava sobre a melhor forma de proteger Jean do fatídico destino que o Conselho Intergaláctico lhe pretendia impor.
Em 1984, o final original seria publicitado nas páginas de Phoenix: The Untold Story. Além da versão não-censurada de X-Men nº137, esse volume especial incluía ainda uma transcrição detalhada da mesa redonda em que Jim Shooter e a equipa criativa dos X-Men (na qual participou também o colorista Terry Austin) discutiam animadamente os motivos que justificaram as alterações impostas pelo primeiro.

Resultado de imagem para marvel comics phoenix:the untold story
Phoenix: The Untold Story revelou o desfecho original da saga.

Ressurreição e redenção

Pouco tempo após a publicação de X-Men nº137, Kurt Busiek - futuro escritor premiado de banda desenhada à época ainda um jovem estudante universitário - ficou a par da condição sina qua non imposta por Jim Shooter para um hipotético regresso de Jean Grey ao mundo dos vivos.
Em coerência com o que estipulara anteriormente, o editor-chefe da Marvel apenas consideraria essa possibilidade se fosse encontrado um infalível expediente narrativo que garantisse, de forma inequívoca, a completa absolvição de Jean Grey pelas atrocidades cometidas enquanto Fénix Negra.
Tomando isso como um teste às suas capacidade de aspirante a escriba,  Busiek e dois compinchas - Carol Kalish (futura diretora de vendas da Marvel) e Richard Howell (futuro artista da aclamada minissérie Vision and The Scarlet Witch - decidiram trabalhar num cenário de ressurreição de Jean Grey que cumprisse o difícil pré-requisito estabelecido por Shooter.

Imagem relacionada
Kurt Busiek é hoje um dos alquimistas do verbo 
ao serviço da indústria dos comics.
Partiu de Busiek a ideia de que Jean Grey permanecera, afinal, em animação suspensa no fundo da Baía Jamaica - localizada na ponta sul de Long Island - desde o despenhamento do vaivém espacial que estivera na origem da sua transformação em Fénix (ver texto seguinte).
Ficando assim estabelecido que a Fénix era na verdade uma entidade senciente que gerara uma duplicata exata de Jean Grey para lhe servir de recetáculo orgânico. No entanto, quanto mais tempo a réplica passava longe da original, mais corrompida e irracional se tornava.
Em 1983, nos primórdios da sua prolixa carreira como escritor freelance, Kurt Busiek marcou presença numa convenção de quadradinhos nos arredores de Nova Iorque. Hospedado em casa de Roger Stern, argumentista da Marvel e seu amigo de longa data, Busiek apresentou-lhe casualmente a sua ideia para reviver Jean Grey sem outra expectativa que não animar o serão de ambos.
Stern ficou, no entanto, agradavelmente surpreendido com a proposta do amigo e não tardaria a partilhá-la com John Byrne, por esses dias escritor e ilustrador de Fantastic Four. Byrne também ficou impressionado com o que ouviu e, no início de 1985, quando Jim Shooter deu luz verde a uma nova série mensal que reuniria os X-Men fundadores, sugeriu a ideia de Busiek a Bob Layton, o escriba escalado para X-Factor. Este, por sua vez, apresentou-a a Jim Shooter que viu nela um deus ex machina.
Como que por magia, o que parecia um nó górdio acabou desatado pela engenhosidade de um amador. Absolvida dos hediondos crimes que lhe eram imputados, Jean Grey renasceu das próprias cinzas, já não como Fénix mas como uma das mais acarinhadas heroínas da Casa das Ideias.

Resultado de imagem para marvel comics x-factor vol.1 #1
Absolvida dos seus pecados,
Jean Grey regressou do Além em X-Factor nº1 (1986).
Sinopse

De regresso à Terra após uma missão no espaço com os demais X-Men, Jean Grey é exposta a uma dose potencialmente letal de radiação solar. No entanto, não só sobrevive ao incidente como atinge o auge das suas habilidades telepáticas e telecinéticas.
Transformada num ser de pura energia psiónica, Jean assume Fénix como sua nova identidade. É com esse imenso poder que a jovem mutante repara o fraturado Cristal M'Kraan (ver texto seguinte) antes de tomar medidas para restringir as suas recém-adquiridas habilidades, por forma a mantê-las sob controlo.

Imagem relacionada
A ascensão da Fénix.
Não obstante, o vasto potencial da Fénix atrai a atenção do Mestre Mental. O membro fundador da Irmandade de Mutantes está empenhado em ser admitido no Círculo Interno do Clube do Inferno, uma poderosa sociedade secreta com planos de dominação mundial.
Sob o pseudónimo Jason Wyngarde, o antigo aliado de Magneto começa a seduzir Jean Grey quando esta visita a Ilha Muir, ao largo da costa escocesa. Graças a um sofisticado dispositivo mental inventado por Emma Frost. a Rainha Branca do Clube do Inferno (3), Wyngarde começa a projetar as suas ilusões diretamente na psique de Jean.
Este processo induz Jean a acreditar estar a reviver as memória de Lady Grey, sua pretensa antepassada da época vitoriana e ex-Rainha Negra do Clube do Inferno. Em resultado disso, Jean acaba por assumir integralmente a identidade de Rainha Negra, cuja moralidade decadente lhe permite deleitar-se com os jogos lúbricos de Wyngarde e as conjuras dos restantes Lordes Cardinais.
Gradualmente, as barreiras psíquicas que Jean erguera para conter o poder da Fénix começam a enfraquecer, dando vazão uma personalidade cada vez mais devassa.
Imagem relacionada
Como Rainha Negra do Clube do Inferno,
 Jean Grey exulta com a derrota dos seus ex-aliados.
Traídos pela sua antiga companheira, os X-Men são capturados e torturados pelo Clube do Inferno. Ciclope, o verdadeiro dono do coração de Jean Grey, trava então um duelo psíquico com Jason Wyngarde. Quando este mata o avatar de Ciclope, perde o controlo sobre a mente de Jean. Num ápice, assiste-se à majestosa irrupção da Fénix.
Tal nível de poder é, porém, avassalador para a mente fragilizada de Jean, que assim passa a responder por Fénix Negra.
Enraivecida pelas manipulações do Mestre Mental, a Fénix Negra gera uma ilusão telepática que o faz experimentar brevemente a divindade, levando o vilão à loucura.
A fim de cortar a sua ligação com Jean Grey, a Fénix Negra sobrepuja os X-Men antes de partir para uma galáxia distante. Descobrindo durante essa jornada através dos rincões do espaço que o seu poder é, afinal, menos ilimitado do que ela imaginara.
Exaurida pelo esforço, a Fénix Negra consome a energia de uma estrela, causando uma supernova que dizima o único planeta habitado daquele sistema solar. Biliões de seres são instantaneamente reduzidos a cinzas.

Imagem relacionada
Uma estrela serve de repasto à Fénix Negra.
A deflagração atrai a atenção de um cruzador Shi'ar que, para proteger outros planetas habitados próximos, abre fogo sobre a Fénix Negra. Esta pulveriza facilmente a nave, mas não sem antes o respetivo comandante alertar a Majestrix Lilandra da presença da entidade cósmica nas fronteiras do Império Shi'ar.
É então convocado de emergência um Conselho Intergaláctico - que além do Império Shi'ar reúne também os impérios Kree e Skrull -, cujos membros concluem que a ameaça representada pela Fénix Negra é superior ao próprio Galactus, o Devorador de Mundos. Dessa análise resulta a necessidade de destruir de imediato a criatura.
Entrementes, na Terra, os X-Men são recebidos pelo Fera (membro fundador da equipa atualmente ao serviço dos Vingadores) que se prontifica a ajudá-los na busca por Jean Grey.
A Fénix Negra regressa entretanto ao nosso planeta. De visita à casa onde cresceu, Jean Grey sente-se dividida entre o amor pelos seus entes queridos e os impulsos destrutivos do seu novo alter ego.
Chegados ao local, os X-Men tentam, em vão, deter a Fénix Negra. No decurso de um violento duelo telepático, o Professor X consegue criar no entanto um novo conjunto de travas psíquicas capazes de conter - pelo menos temporariamente - o poder da Fénix Negra. O suficiente, ainda assim, para que a personalidade de Jean Grey prevaleça sobre a da entidade a que vinha servindo de hospedeira.
Sem tempo para comemorações, os X-Men são abduzidos pelos Shi'ar e por eles informados do genocídio causado pela Fénix Negra. Crimes pelos quais Jean será condenada à morte.

Os X-Men têm o seu primeiro encontro imediato com o Império Shi'ar.
Numa tentativa desesperada de salvar a vida da sua pupila, o Professor X desafia a Majestrix Lilandra para o Arin'n Haelar, um duelo de honra Shi'ar que não pode ser recusado. Após consulta prévia aos restantes membros do Conselho Intergaláctico, a soberana acede ao pedido do mentor dos X-Men.
No dia seguinte, os X-Men e a Guarda Imperial Shi'ar (ver O Império contra-ataca) são teletransportados para o Lado Oculto da Lua terrestre, onde travarão uma batalha cujo resultado final decidirá o destino de Jean Grey. Se os Filhos do Átomo saírem vencedores, Jean viverá; se perderem, a vida da sua companheira terá os minutos contados.
Com a maior parte dos seus companheiros de equipa tombados, restam apenas Ciclope e Jean Grey para suster a investida final da Guarda Imperial.
Ao testemunhar a aparente morte do seu amado, Jean entra em pânico, permitindo o ressurgimento da Fénix Negra.
Lilandra ordena de imediato o acionamento do Plano Ómega, o qual consiste em destruir todo o nosso sistema solar, na esperança de eliminar a Fénix Negra no processo. Em desespero, Xavier ordena aos seus X-Men que subjuguem Jean, de modo a impedir que tão extrema medida seja tomada.
A meio de uma encarniçada refrega entre a Fénix Negra e os X-Men, Jean consegue recuperar momentaneamente o controlo das suas ações. Adentrando rapidamente nas estruturas alienígenas existentes no Lado Oculto da Lua, usa uma antiga arma Kree para cometer suicídio perante o olhar estarrecido de Ciclope, de quem antes se despede de forma emocionada.
Devastado pela perda do amor da sua vida, Ciclope deduz que Jean planeara sacrificar-se desde o momento em que pisara a superfície lunar.
Testemunha silenciosa dos trágicos acontecimentos, o alienígena conhecido como Vigia, faz notar que Jean poderia ter vivido como uma deusa, mas preferiu morrer como uma humana.

Resultado de imagem para marvel comics the dark phoenix saga jean grey dies
O último adeus de Jean Grey ao seu grande amor.

O fogo purificador do Universo

Entidade cósmica quase tão antiga como a própria Criação, a Força Fénix representa a força primordial da vida por nascer. Serve também de catalisador a toda a energia psiónica do Universo, que detém o poder de destruir total ou parcialmente.
Esse é, aliás, o propósito do implacável Julgamento da Fénix: expurgar pelo fogo o que não funciona. Com algumas das suas mais recentes intervenções a sugerirem que os seus alvos preferenciais são todas as coisas que estagnaram, comprometendo dessa forma a evolução natural.
Aparentemente, o incomensurável poder da Força Fénix atinge o seu ápice quando a entidade se encontra vinculada a Jean Grey. Apesar de não ter sido a primeira a servir-lhe de veículo, a terráquea provou ser o mais compatível dos seus avatares.

A Força Fénix é uma das mais poderosas entidades do Universo.
Jean Grey é, com efeito, o que de mais parecido com um corpo físico a Força Fénix alguma vez possuiu. Permanecendo, porém, por apurar qual a verdadeira origem de tão profunda conexão entre ambas. Uma das hipóteses aventadas relaciona-a com o facto de Jean ser uma telepata nível ómega (o mais elevado na escala usada para medir esse tipo de poder). Tal como a sua hospedeira humana, a Força Fénix faz uso da telepatia e da telecinesia, embora a um nível divino. Que lhe permite, entre outras proezas, viajar a hipervelocidade através do espaço sideral ou modificar a estrutura molecular da matéria.
A Força Fénix é também a guardiã do Cristal M'Kraan, o Nexo de Todas as Realidades e uma espécie de cifão que impede o Universo de ser tragado por um buraco negro.
Segundo uma ancestral lenda Shi'ar, o planeta que acolhia o Cristal M'Kraan terá sido o primeiro a formar-se em todo o Universo e seria tão antigo como o Tempo. Desde que foi descoberto esse mundo encontra-se sob a égide do poderoso Império Shi'ar (vide texto seguinte).
Criação de Chris Claremont e Dave Cockrum, a Força Fénix fez a sua primeira aparição em outubro de 1976, nas páginas de X-Men nº101. Vale a pena lembrar que na mitologia greco-latina a Fénix era uma ave capaz de renascer das próprias cinzas, característica que a converteu num símbolo universal de regeneração e imortalidade.

O Império contra-ataca

Seguindo uma agressiva doutrina expansionista de cunho religioso, o Império Shi'ar estende o seu domínio por diversas galáxias. Para fortalecer a sua própria, os Shi'ar assimilam - se necessário, pela força das armas - as culturas dos povos conquistados.
A partir de Chandilar, o mundo-trono, um regime autocrático encabeçado por um Majestor ou uma Majestrix governa com pulso de ferro uma miríade de planetas. Na Terra, porém, apenas um grupo muito restrito de indivíduos tem conhecimento da existência do Império Shi'ar, apesar de os destinos do Universo serem frequentemente decididos pelos seus regentes.


Imagem relacionada
Lilandra, Majestix do Império Shi'ar.

Imagem relacionada
A Guarda Imperial protege o Cristal M'Kraan.
Gladiador, antigo comandante da Guarda Imperial, é o atual Majestor, tendo sucedido a Lilandra, que ocupava o trono aquando dos eventos narrados na Saga da Fénix Negra.
Formada originalmente para deter Rook'shir, o primeiro hospedeiro da Força Fénix, a Guarda Imperial agrupa os mais formidáveis campeões do Império Shi'ar. Os seus membros são assumidos pastiches de algumas das figuras de charneira da Legião dos Super-Heróis, da DC. Ao passo que o Gladiador foi claramente inspirado no Super-Homem.
Tanto o Império Shi'ar como a Guarda Imperial foram conceitos desenvolvidos por Chris Claremont e Dave Cockrum, tendo feito as suas estreias, respetivamente, em X-Men nº97 (fevereiro de 1976) e X-Men nº107 (outubro de 1977).

Apontamentos

*Banshee, o mutante irlandês que tal como o ente da mitologia celta que lhe dá nome possui um grito supersónico, abandonou os X-Men no capítulo inicial da saga devido aos danos infligidos meses antes às suas cordas vocais;
*Dos cinco X-Men fundadores, apenas Homem de Gelo não participa na saga;
*Cristal e Kitty Pryde (que mais tarde responderia por Ninfa e Lince Negra) foram as duas novas heroínas mutantes introduzidas no decorrer da saga. Embora tenham ambas passado pelo Instituto Xavier, apenas a segunda aceitou inicialmente o convite para se juntar aos X-Men. A Kitty estaria, de resto, reservado papel fundamental em Dias de um Futuro Esquecido, outra das histórias antológicas dos Filhos do Átomo;
*Em homenagem à capa de X-Men nº56 (na qual o Monólito Vivo surgia em pose idêntica), no frontispício de X-Men nº135 a Fénix Negra segura o respetivo logótipo, desta feita com força suficiente para rachá-lo - assim permanecendo na edição seguinte. Mais icónica do que a original, a capa em questão seria, por seu turno, várias vezes homenageada ao longo dos anos;

Resultado de imagem para x-men vol.1 #56
Imagem relacionada
A capa original e aquela que se tornaria icónica.
*As estruturas no Lado Oculto da Lua mostradas em X-Men nº137 serviriam, muitos anos depois, de base a Apocalipse, o autoproclamado primeiro mutante;
*Precedendo em dois anos a Morte do Capitão Marvel, a Saga da Fénix Negra mostrou pela primeira vez a morte de uma grande figura heroica da Casa das Ideias;
*Por se encontrar conectada à psique de Jean Grey, a Força Fénix mantinha igualmente um vínculo telepático com Ciclope, conhecendo desse modo cada pensamento e emoção do líder dos X-Men;
*1956 é a data de nascimento inscrita na lápide de Jean Grey, que assim teria 24 anos aquando do seu falecimento;
*Coube a Tempestade assumir o comando dos X-Men após a partida de Ciclope no epílogo da saga, estatuto que a Rainha dos Ventos conservaria mesmo depois do regresso do ex-líder.


Noutros media

Já por diversas vezes transposta ao segmento audiovisual, a Saga da Fénix Negra começou por ser adaptada ao pequeno ecrã. Em X-Men, série animada dos anos 90, a história exorbitou pela primeira vez os quadradinhos.
Apesar das muitas nuances, esta continua a ser, até ao momento, a adaptação mais fiel da obra original. Por contraste com as versões apresentadas em X-Men: Evolution e Wolverine and the X-Men, ambas misturando elementos de outras histórias emblemáticas dos Filhos do Átomo, como Dias de um Futuro Esquecido ou Massacre de Mutantes.
No cinema. a Saga da Fénix Negra foi subtilmente referenciada pela primeira vez em X-Men 2 (2003). Após salvar os seus camaradas de uma morte por afogamento, Jean Grey é engolida por uma gigantesca massa de água. Na superfície do Lago Alkali surge entretanto uma imagem sombreada que invoca uma fénix.
Premissa que seria desenvolvida no enredo de X-Men 3: O Confronto Final (2006), o qual contém vários elementos retirados da Saga da Fénix Negra, incluindo uma versão light da própria. No filme, a Fénix Negra é uma faceta obscura e reprimida da personalidade de Jean Grey. O seu nível de poder é, no entanto, muito inferior ao da sua contraparte canónica.

Imagem relacionada
Famke Janssen deu corpo à Fénix Negra
 em X-Men 3: O Confronto Final.
Na batalha final contra En Sabah Nur, em X-Men: Apocalipse (2014), o Professor Xavier encoraja Jean a libertar o seu pleno potencial. Quando a jovem o faz, é envolta por uma aura incandescente com a forma de uma fénix.
Com data de estreia prevista para fevereiro do próximo ano, Dark Phoenix - o próximo capítulo da franquia dos X-Men - propõe-se revisitar aquela que é uma das obras capitais da Marvel. A mesma Marvel que, por ter entretanto recuperado os direitos cinematográficos dos X-Men, poderá não estar interessada em que a película veja a luz do dia.
Alguns boatos postos a circular recentemente na Internet dão conta da intenção dos Estúdios Marvel  em cancelar o lançamento do filme. A confirmar-se este cenário, ainda não será desta que veremos o voo da Fénix no cinema...

Imagem relacionada
SophieTurner como Fénix Negra no poster promocional
 de um filme que poderá nunca chegar aos cinemas.

Vale a pena ler?

Sem receio de cair no exagero, considero a Saga da Fénix Negra não só a melhor história dos X-Men de todos os tempos  mas também um dos maiores épicos da Nona Arte. Por contraponto a outras narrativas que se encaixam nessa admirável categoria - Watchmen, Reino do Amanhã, O Regresso do Cavaleiro das Trevas... - não foi, todavia, necessário reinventar os comics para que ela se tornasse possível.
Com uma carga dramática de proporções shakespearianas, a Saga da Fénix Negra é igualmente uma alegoria para os perigos do poder e a sua natureza sedutora. Uma epopeia cósmica com coadjuvantes de luxo: a melhor formação dos X-Men, o Clube do Inferno e o Império Shi'ar. Isto porque, em bom rigor, é Jean Grey - quer na sua forma humana, quer como entidade omnipotente - a única e verdadeira protagonista de uma história que deu todo um novo significado ao velho aforismo "poder absoluto corrompe absolutamente". Mas que é, também, uma pungente lição de humanismo, pois perante de possibilidade de ascender à divindade, Jean Grey prefere preservar a sua humanidade por meio da autoimolação.
A obra foca-se também na caracterização clássica de cada um dos X-Men: Ciclope, o líder estoico, vê-se forçado a lutar contra a mulher que ama, dilacerado pelo dilema de seguir o seu coração ou ouvir a voz da razão; Tempestade assume-se simultaneamente como figura maternal de Kitty Pryde e como uma irmã para Jean Grey, recusando-se a aceitar a sua corrupção; Wolverine, já então o mais carismático dos membros da equipa, tem oportunidade de brilhar quando é chamado a enfrentar por conta própria o Clube do Inferno; Colossus, o bom gigante com alma de artista, é atormentado pelas escolhas difíceis com que se depara; a Noturno, como habitualmente, cabe providenciar algum alívio cómico.
Se gostariam de conhecer um pouco melhor os X-Men, mas ficam intimidados com a sua anárquica cronologia, na Saga da Fénix Negra - imune ao gradual processo de oxidação -  encontrarão todos os ingredientes que fizeram dos Filhos do Átomo uma receita de enorme sucesso.

Um clássico para a eternidade.


1) https://bdmarveldc.blogspot.com/2013/03/eternos-chris-claremont-1950.html

2) https://bdmarveldc.blogspot.com/2015/01/eternos-john-byrne-1950.html 

3) https://bdmarveldc.blogspot.com/2018/03/galeria-de-vilas-rainha-branca.html


4) https://bdmarveldc.blogspot.com/2014/05/bd-cine-apresenta-x-men-3-o-confronto.html





1 comentário:

  1. Texto bastante instrutivo e atraente. Quiçá algum dia eu crie coragem e leia também a Saga da Fênix Negra.

    ResponderEliminar