04 março 2021

GALERIA DE VILÕES: DENTES-DE-SABRE


  Matar faz parte da natureza de qualquer predador, mas apenas a besta-fera mutante o faz por diversão. A sua desvairada sede de sangue não poupa sequer a própria espécie e, por isso, tem Wolverine como presa favorita.

Denominação original: Sabretooth
Editora: Marvel Comics
Criadores: Chris Claremont (história) & John Byrne (arte conceptual) 
Estreia: Iron Fist #14 (agosto de 1977)
Identidade civil: Victor Creed
Espécie: Homo Superior
Local de nascimento: Edmonton, na província canadiana de Alberta.
Parentes conhecidos: Victoria e Zebadiah Creed (pais, falecidos); Luther e Saul Creed (irmãos, falecidos); Clara Creed (irmã); Graydon Creed (filho)
Ocupação: Ex-soldado e ex-mercenário, ganha por estes dias a vida como assassino profissional a soldo de organizações criminosas como a Yakuza ou o Tentáculo.
Base operacional: Sempre no encalço de novas presas e ele próprio com a cabeça a prémio, raramente permanece mais do que um par de semanas no mesmo local. 
Afiliações: Ex-operacional do Programa Arma X; ex-líder da Equipa X; ex-parceiro do Constritor; ex-membro dos Carrascos, do Tentáculo e da Irmandade de Mutantes. Apesar de preferir operar a solo, Dentes-de-Sabre possui uma faceta gregária. As suas alianças são no entanto sempre precárias. A sua torpeza moral fará com que, à primeira oportunidade, traia e/ou mate os seus companheiros de equipa.
Némesis: Wolverine
Poderes e parafernália: Dentes-de-Sabre é um mutante cuja habilidade primária consiste, tal como Wolverine, num fator de cura acelerado que lhe permite regenerar tecidos destruídos e ossos fraturados em questão de minutos. Esse poder inato concede-lhe, ademais, imunidade a um amplo espectro de doenças, venenos e toxinas, retardando, ainda, drasticamente o seu processo natural de envelhecimento. Embora a data precisa do nascimento de Victor Creed seja uma incógnita, estima-se que terá vindo ao mundo cerca de 200 anos atrás.
Em função da equipa criativa, a extensão dos poderes de Victor Creed oscilou ao longo dos anos. O seu fator de cura, por exemplo, só seria introduzido no âmbito de um retcon que o transformou no inimigo figadal de Wolverine. Tanto assim que, nas suas aparições inicias em Iron Fist, Dentes-de-Sabre era um vilão mediano, facilmente derrotado pelo Punho de Ferro num mano a mano. 
Imitando o animal pré-histórico de quem tomou emprestado o nome, Dentes-de-Sabre possui sentidos aguçados que lhe permitem, entre outras coisas, rastrear pessoas através do respetivo odor corporal, mesmo que este se tenha deteriorado ou sido mascarado por outros cheiros. Esse é, de resto, um dos talentos mais apreciados pelos seus empregadores.

Dentes-de-Sabre nunca perde o rastro da presa.

Dependendo do nível de ruído ambiente, Dentes-de-Sabre consegue ouvir qualquer coisa num raio de cinco quilómetros. É também um excelente caçador noturno, graças à sua capacidade de enxergar no escuro. Diz-se até que os seus olhos conseguem detetar porções infravermelhas e ultravioletas do espectro luminoso impercetíveis ao olho humano.
Dono de um físico imponente, Dentes-de-Sabre teve a sua força artificialmente aumentada em diversas ocasiões. Apesar do limite superior da mesma nunca ter sido aferido, sabe-se que o vilão é capaz de dobrar barras de ferro com as próprias mãos e levantar perto de meia tonelada.
Em complemento a estes aprimoramentos físicos, o fator de cura de Dentes-de-Sabre dota-o de vigor e resistência sobre-humanos, inibindo o acúmulo de ácido lático nos seus músculos. Mesmo em esforço contínuo, serão precisos vários dias até que ele sinta fadiga.
Tanto as garras retráteis nas mãos e pés de Dentes-de-Sabre como os seus caninos salientes são feitos de uma substância mais densa do que os ossos humanos, a qual lhe permite estraçalhar facilmente a carne dos seus oponentes. Depois de revestido com adamantium, o esqueleto do vilão tornou-se virtualmente inquebrável. Como se perceberá na secção seguinte, não sendo imortal, Dentes-de-Sabre é duro de matar.
A agilidade e reflexos felinos de Dentes-de-Sabre fazem dele um exímio caçador furtivo. Raramente as suas presas se apercebem da sua presença até ser tarde demais. E mais raramente ainda sobrevivem ao ataque. 
Guiado pela sua mente predatória, o Mutante Selvagem não faz distinção entre humanos e Homo Superior. Uns e outros não passam de carniça para aplacar a sua fome leonina de violência e morte. No entanto, quanto mais exigente for a caçada, maior será o prazer que Dentes-de-Sabre retirará dela.
Quando tomado pela sua fúria animalesca - algo que sucede com perturbadora frequência - Dentes-de-Sabre torna-se imune à dor e aumenta a sua resistência ao controlo mental. Apesar dessa sua ferocidade intrínseca, Victor Creed evidencia elevada inteligência a nível tático e estratégico. Patente, por exemplo, na sua habilidade para evitar a captura e para escapar, sem qualquer tipo de assistência, de estabelecimentos prisionais de segurança máxima. 
Em resultado do treino recebido na Equipa X, Dentes-de-Sabre é extremamente competente no combate armado e desarmado, revelando proficiência no manejo de armamento diversificado. É também fluente em Alemão e Espanhol.
Em suma, pelo seu sadismo e crueldade, Dentes-de-Sabre representa sempre um festival de sofrimento para os seus oponentes. Mesmo o mais endurecido dos guerreiros sente o toque gelado do medo perante as suas erupções de violência irracional. Que o diga Wolverine, que nunca saiu vitorioso de um duelo com o seu sanguinolento arquirrival.

Brinde a um velho inimigo.

Fraquezas: Devido às semelhanças entre os poderes de ambos, Dentes-de-Sabre e Wolverine possuem algumas fragilidades em comum. Desde logo, a vulnerabilidade à Lâmina Muramasa. Também conhecida como Catana Amaldiçoada, trata-se de uma espada mística forjada, segundo reza a lenda, a partir de um fragmento da alma do ferreiro japonês do século XV que lhe deu nome. A Muramasa ceifa a vida de todos aqueles que corta, aprisionando as almas das suas vítimas na sua lâmina encantada. Mesmo fatores de cura ultraeficientes como os de Dentes-de-Sabre e Wolverine podem ser anulado por ela.
Também a exposição ao carbonadium pode comprometer seriamente o fator de cura de Dentes-de-Sabre. Se uma bala comum dificilmente arrancará mais do que um rosnado de dor à besta-fera mutante, um projétil revestido por esse material radioativo de fabrico soviético poderá provocar-lhe ferimentos graves, que demorarão muito mais tempo a sarar do que o habitual.
Não obstante, existem apenas dois métodos comprovadamente capazes de matar Dentes-de-Sabre: afogamento e decapitação / dano espinhal severo. Na primeira opção, os mais de 45 Kg de adamantium implantados no corpo do Mutante Selvagem reduzem a sua flutuabilidade. A imersão em água ou em qualquer outro líquido privará de oxigénio o seu cérebro, desabilitando dessa forma o seu fator de cura. Idêntico princípio decorre da segunda opção: o seccionamento da cabeça de Dentes-de-Sabre impedirá a sua mente de enviar sinais aos órgãos vitais, que assim entrarão em falência.

Wolverine recebe a Lâmina Muramasa das mãos do seu criador. 


Instinto assassino

À primeira vista, Dentes-Sabre pode parecer apenas uma versão perversa (e ainda mais sanguinária) de Wolverine. Estreitando, porém, o zoom, descobre-se uma personagem complexa com alguns apontamentos surpreendentes. Desde logo o facto de nem sempre ter sido mutante ou ter tido qualquer ligação aos X-Men.
De facto, quando em agosto de 1977, Dentes-de-Sabre fez a sua estreia em Iron Fist #14, não possuía fator de cura nem foi feita qualquer referência à sua condição de Homo Superior. Chris Claremont e John Byrne tinham-no concebido como antagonista recorrente do Punho de Ferro, com quem foi à liça repetidas vezes antes de cruzar o caminho dos pupilos do Professor X.

A sangrenta estreia de Dentes-de-Sabre em Iron Fist #14 (1977).

Em aparições subsequentes, Dentes-de-Sabre foi emparelhado com o Constritor, passando a dupla a enfrentar vigilantes urbanos como os Heróis de Aluguer. Sem que (quase) nada fosse revelado acerca do seu passado, Dentes-de-Sabre parecia predestinado a ser apenas outro vilão genérico. Mas Chris Claremont tinha outros planos para ele e aprestou-se a desvelar-lhe a origem, com muitos paralelismo com a de Wolverine.
Acredita-se que Victor Creed, o homem que o mundo aprendeu a temer como Dentes-de-Sabre, terá nascido nas primeiras décadas do século XIX, numa cidadezinha esquecida na província canadiana de Alberta. No entanto, as suas memórias foram adulteradas por organizações clandestinas como a Arma X, pelo que se afigura difícil saber quais são reais e quais aquelas que foram implantadas na sua mente.
De todo o modo, a memória mais antiga de Victor remonta ao dia em que, ainda criança, assassinou o seu irmão por causa de uma fatia de bolo. Especula-se que esse trágico incidente poderá ter coincidido com a primeira manifestação dos seus poderes mutantes. Outros relatos apontam para que isso tenha acontecido anos antes, quando o pequeno Victor terá matado o médico que, a pedido dos pais, o examinava.

O irmão de Victor Creed foi a primeira vitima da sua selvajaria.

Acorrentado pelo pai numa cave, Victor viveu os anos seguintes como um animal enjaulado. Até ao dia em que mordeu a própria mão para escapar. Apesar de ter matado o pai que o torturara, poupou a vida à mãe que fora surda às suas súplicas.
Finalmente livre do seu longo cativeiro, Victor, qual besta-fera sedenta de sangue e vingança, deu rédea solta ao seu instinto assassino. Aos 13 anos já assolara três províncias canadianas e matara outros tantos agentes da Lei. 
Mais tarde, em 1912, Victor atacou Blackfoot, uma pequena comunidade onde coabitavam brancos e indígenas. E que, por aqueles dias, dava guarida a um homem solitário e sem passado chamado Logan. Do ataque resultou a (aparente) morte de Raposa Prateada, a amante índia de Logan. Foi, pois, com o sangue de uma inocente que começou a ser escrita a história de uma das mais velhas e cruéis inimizadas dos quadradinhos. 
Após várias décadas em paradeiro incerto, Victor Creed, agora cognominado Dentes-de-Sabre, ressurgiu em plena Guerra do Vietname no comando da Equipa X, grupo especializado em operações clandestinas com o patrocínio da CIA. Durante esse período, Victor e Logan combateram lado a lado. Mas nem o facto de serem irmãos de armas amenizou o ódio mútuo. Ao contrário do rival, Victor não fazia o menor esforço para reprimir a sua selvajaria e deliciava-se com a matança de aldeões.
´
Victor Creed reencontrou Logan na Equipa X.

Anos mais tarde, durante uma missão na Alemanha, Dentes-de-Sabre foi designado para proteger Leni Zauber, uma sedutora espia germânica. O casal tornou-se íntimo e Zauber (na verdade, Mística sob disfarce) acabaria por dar à luz um filho em segredo. Em adulto, Graydon Creed fundaria os Amigos da Humanidade em vésperas de se candidatar à Casa Branca estribado numa agenda antimutante. Graydon nunca perdoou o abandono a que foi votado pelos pais mutantes - embora, em abono da verdade, Victor ignorasse a sua existência. 
Cooptado para a Arma X, um programa militar ultrassecreto do Governo canadiano objetivando a criação de supersoldados, Dentes-de-Sabre foi submetido a uma lavagem cerebral e teve falsas memórias implantadas. Reencontrou, uma vez mais, Logan (vulgo Wolverine) e, tal como ele, teve o seu esqueleto revestido com adamantium. Se um e outro já eram perigosos antes dessa transformação, depois dela converteram-se em máquinas de matar virtualmente indestrutíveis. 
Primeiro sozinho, depois em parceria com o Constritor, Dentes-de-Sabre passaria entretanto a operar como um assassino de aluguer muito requisitado no submundo do crime. Tal como Wolverine, ele era o melhor naquilo que fazia. Mas o que fazia não era bonito de se ver.
Logo após a dissolução da sua sociedade com o Constritor (e de o ter deixado às portas da morte), Dentes-de-Sabre foi recrutado por Gambit para integrar os Carrascos. Às ordens do Senhor Sinistro, o grupo massacrou os Morlocks, a comunidade de párias mutantes instalada nos túneis subterrâneos de Nova Iorque. Dentes-de-Sabre e Wolverine voltaram a então a digladiar-se, tendo sido essa a primeira ocasião em que o vilão se assumiu como mutante.
Fiel à sua natureza selvagem, Dentes-de-Sabre reconhece apenas a lei do mais forte e continua a ter em Wolverine a sua presa favorita. Todos os anos, no dia de aniversário de Logan, Dentes-de-Sabre acossa o seu rival e tenta matá-lo. Numa versão mais brutal do jogo do gato e do rato, em que apenas o primeiro se diverte.
.
Sangue na neve.


Miscelânea

*Esquartejador, El Tigre, Deus da Caça, Mutante Selvagem, Senhor dos Assassinos do Hemisfério Oriental e Carniceiro de Daimsho são as macabras alcunhas associadas a Dentes-de-Sabre. Com centenas de mortes no currículo, faz jus a cada uma delas e a sua sangrenta reputação precede-o;
*Dentes-de-sabre é a designação genérica atribuída aos grandes felídeos pré-históricos que, cerca de 700 mil anos atrás, percorriam os vastos territórios correspondentes à América do Norte e do Sul. Caçadores eficientes, dispunham de membros anteriores excecionalmente desenvolvidos e longos caninos concebidas para abaterem animais de porte superior ao seu, como bisontes, cavalos ou até mamutes. O mais conhecido era o esmilodonte, extinto há, aproximadamente, 10 mil anos;
*Antes de deixar a série mensal dos X-Men, John Byrne tinha várias histórias prontas. Uma delas mostraria como Dentes-de-Sabre (que, até então, tinha aparecido apenas em Iron Fist), depois de assassinar Mariko, a amada de Wolverine, acabava morto às mãos deste. Não sem antes revelar que era o pai de Logan. Esta revelação iria ao encontro da velha pretensão de Chris Claremont de atribuir a paternidade de Wolverine ao seu arquirrival, ligação familiar que outros escritores dos Filhos do Átomo descartaram;
*Apesar de, ao longo da vida, Victor Creed pouco ou nada ter feito para contrariar o seu instinto assassino, por vezes o seu lado animalesco oprime-o. Para o manter controlado, coagiu em tempos uma telepata chamada Colibri a ministrar-lhe regularmente um sedativo psíquico a que ele chamava "Brilho". Após a morte de Colibri, os sintomas de abstinência exacerbaram ainda mais a ferocidade de Dentes-de-Sabre, levando-o a procurar ajuda junto dos X-Men. Acabaria no entanto lobotomizado pelo Professor X e, durante algum tempo, colocou os seus extraordinários talentos de rastreador ao serviço do grupo;

Colibri era um bálsamo para alma atormentada de Victor Creed.

*Quando, a fim de garantir a subserviência dos Carrascos, o Senhor Sinistro clonou os seus membros aos pares, Maré Selvagem (Riptide, no original) foi o parceiro genético de Dentes-de-Sabre. Por razões nunca explanadas, o Senhor Sinistro lamentaria mais tarde a impossibilidade de voltar a clonar Dentes-de-Sabre;
*Dentes-de-Sabre serviu de inspiração a um vilão da DC chamado Coiote. Trata-se de um dos integrantes dos Extremistas, grupo de terroristas meta-humanos que, em diversas ocasiões, mediram forças com a Liga da Justiça;

Coiote (DC) versus Dentes-de-Sabre. 
Descubram as diferenças.

*Dentes-de-Sabre fez a sua primeira aparição no Brasil em Mestre do Kung Fu nº30 (Bloch, 1978). Três anos mais tarde, em 1981, já sob o selo da Abril, a sua origem seria revisitada em Heróis da TV nº21. Nessa e noutras histórias subsequentes publicadas pela mesma editora, o vilão surgiu identificado como Dente-de-Sabre, numa tradução literal da sua nomenclatura original (em inglês, "tooth" é o singular de "teeth");
*Desde 2009 que Dentes-de-Sabre ocupa, resvés com Pistoleiro e Arlequina (ambos da DC), o 44º lugar na lista dos cem maiores vilões de todos os tempos elaborada pelo site de entretenimento IGN. No ano anterior, a revista Wizard atribuíra-lhe a 193ª posição no seu ranking das 200 melhores personagens dos quadradinhos;
*Presença assídua em várias séries animadas e jogos de vídeo dos Filhos do Átomo, no cinema Dentes-de-Sabre foi interpretado pelo ex-wrestler Tyler Mane em X-Men (2000) e por Liev Schreiber em X-Men Origins: Wolverine (2009), sendo retratado neste último como meio-irmão de Logan.

Liev Schreiber (esq.) e Tyler Mane encarnaram Dentes-de-Sabre no cinema.



*Este blogue tem como Guia de Estilo o Acordo Ortográfico de 1990 aplicado à variante europeia da Língua Portuguesa.
*Artigos sobre Chris Claremont, John Byrne, Mística, Senhor Sinistro e Massacre de Mutantes disponíveis para leitura complementar.






6 comentários:

  1. Curioso que (a exemplo de tantos outros personagens) a riqueza de detalhes de sua história e a profundidade psicológica adquirida ao longo da passagem dos anos e dos roteiristas foram totalmente ignoradas em suas adaptações fílmicas, resultando em (como ele é chamado por um general numa dessas infelizes películas) um "Wolverine dos pobres"! Como sói acontecer, mais um excelente texto que nos põe a par dos detalhes a respeito desse dangerosíssimo ser! Grato sou pela oportunidade de ter lido mais este escrito!

    ResponderEliminar
  2. òtimo artigo como sempre. Eu cheguei a ler essas histórias do "Punho de Ferro" e várias edições desenhadas pelo Mark Texeira, que também fez o "Motoqueiro Fantasma". Eu prefiro ver um vilão bem desenvolvido assim do que fazer heróis brigarem contra heróis.

    ResponderEliminar
  3. Acabou com a minha noção de que Victor Creed era uma espécie de irmão gêmeo malvado do Wolverine. Merecia ter sido mais bem explorado pelo cinema. A versão da primeira trilogia mostrou um brutamontes apalermado, e em Origens, apenas um sádico com uma relação dúbia com Logan. Parabéns, mais uma vez!

    ResponderEliminar
  4. Brilhante e esclaredora apresentação de um herói com requinte de malvadez.

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante desse conteúdo sobre o Dente de sabre veja também
    https://mundodospersonagensbr.blogspot.com/

    ResponderEliminar