clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

BD CINE APRESENTA: HOMEM DE FERRO





    Primeira megaprodução auto-financiada da Marvel, Homem de Ferro fez furor entre os fãs e a crítica, dando um importante contributo para a revitalização do género super-heroico no cinema. Foi ainda a rampa de lançamento para recente o filme dos Vingadores.
 
 
Título original: Iron Man
Ano: 2008
País: EUA
Duração: 126 minutos
Realização: Jon Favreau
Argumento: Mark Fergus, Hawk Ostby, Art Marcum e Matt Holloway
Elenco: Robert Downey, Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Terrence Howard (James Rhodes/Máquina de Guerra), Jeff Bridges (Obadiah Stane) e Gwyneth Paltrow (Pepper Pots)
Orçamento: 140 milhões de dólares
Receita: 585 milhões de dólares
Sinopse: Em visita ao Afeganistão na companhia do coronel James Rodhes (responsável pela segurança das Indústrias Stark), para uma demonstração dos novos mísseis Jericó, o playboy bilionário Tony Stark é raptado e gravemente ferido por um grupo terrorista chamado Dez Anéis. Com um fragmento metálico alojado no peito, a escassos centímetros do seu coração, o magnata apenas sobrevive graças ao dispositivo eletromagnético que desenvolve com a preciosa ajuda do seu companheiro de cativeiro, o cientista Yinsen.
                Raza, o líder dos terroristas, oferece a liberdade a Stark em troca da construção de um míssil Jericó para a sua organização. Sabendo de antemão que Raza não cumpriria a sua parte no acordo, Stark e Yinsen constroem em segredo um traje blindado que lhes permita escapar.
               Envergando o protótipo, Stark consegue evadir-se. Yinsen, porém, não tem tanta sorte e acaba morto pelos seus captores. Furioso, Stark arrasa a base dos terroristas, servido-se do arsenal do traje. Depois voa para o deserto onde se despenha, destruindo a armadura antes de ser resgatado por Rhodes.
              De volta aos EUA, Stark anuncia a sua decisão de que a sua empresa não mais fabricará armamento. O que muito desagrada ao seu sócio, Obadiah Stane.
              Entretanto, na sua oficina caseira, Stark trabalha afincadamente numa nova versão da sua armadura e no aperfeiçoamento da sua respetiva fonte de energia. Para sua grande surpresa, é tornada pública a notícia de que material bélico fabricado pelas Indústrias Stark fora recentemente vendido à organização Dez Anéis. Desligado da realidade, Stark toma igualmente conhecimento do insidioso plano de Stane para o afastar da diretoria da empresa. Uma investigação levada a cabo pela sua fiel assistente Pepper Pots, traz também à luz do dia a venda secreta de armamento à Dez Anéis por parte de Obadiah Stane, assim como os seus planos para a eliminação física de Stark.

Stark realiza os primeiros ensaios da sua nova armadura.

               Terminando em tempo recorde o seu traje blindado, Stark voa até ao Afeganistão e lança um ataque devastador sobre a Dez Anéis. Alguns dos seus membros, entretanto, contactam Obadiah Stane depois de terem recuperado os destroços do protótipo usado por Stark para escapar do cativeiro, no sentido de que este recrie a tecnologia da armadura.
              Apoderando-se do protótipo, Stane recorre à engenharia reversa para construir o seu próprio traje blindado. Contudo, os seus cientistas não conseguem replicar o mini-reator que Stark desenvolveu para servir de fonte de energia à sua armadura. O que leva Stane a emboscar Stark na sua própria casa, deixando-o moribundo após lhe ter arrancado o reator do peito.
             Stark, no entanto, não só sobrevive ao ataque como, com a ajuda de Pepper Pots, arquiteta um plano para neutralizar o seu inimigo.
Tony Stark mantém uma relação que ultrapassa a esfera profissional com a sua bela assistente.

Obadiah Stane contempla a sua criação.

 
                Numa conferência de imprensa concedida no dia seguinte, Tony Stark revela ser ele o herói blindado que os media haviam batizado de Homem de Ferro.
               Após os créditos finais, Nick Fury (Samuel L. Jackson), o diretor da agência de contraterrorismo SHIELD, visita Stark em sua casa, informando-o de um projeto ultrassecreto denominado Iniciativa Vingadores, abrindo assim caminho não só para uma sequela mas também para um filme baseado nos heróis mais poderosos da Terra.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=jHVM7FpywIQ

Prémios e nomeações:
 
* Homem de Ferro foi eleito um dos dez melhores filmes de 2008 pelo American Film Institute;
* O filme do Vingador Dourado foi nomeado para dois Óscares nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Edição Sonora, tendo, no entanto, perdido para O Estranho Caso de Benjamin Button e Batman, O Cavaleiro das Trevas, respetivamente;
* Recebeu nomeações para nove categorias dos Saturn Awards, tendo arrecadado os prémios para Melhor Realizador (Jon Favreau), Melhor Ator (Robert Downey, Jr.) e Melhor Filme de Ficção Científica.

 
Curiosidades:
 
* Inicialmente, Jon Fraveau fora destacado para dirigir um novo filme do Capitão América, sob a forma de uma comédia de ação. No entanto, escolheu assumir a realização de Homem de Ferro, optando por imprimir-lhe um tom mais sério;
* Quando o filme começou a ser rodado, o guião não estava ainda completo, uma vez que os produtores estavam mais concentrados na história e nas cenas de ação, sendo os diálogos inclusos durante a filmagem;
* Nicholas Cage e Tom Cruise manifestaram interesse em assumir o papel principal, mas a escolha recaiu sobre Robert Downey, Jr.;
* O protótipo usado por Tony Stark para escapar do seu cativeiro no Afeganistão pesava 41 kg;
* Jarvis, o nome da Inteligência Artificial que assiste Tony Stark na construção da armadura do Homem de Ferro, é uma referência ao fiel mordomo dos Vingadores na banda desenhada;
* Para se preparar para o seu papel como Obadiah Stane, Jeff Bridges leu algumas das histórias do Homem de Ferro onde o vilão figurava e rapou a cabeça por ser algo que sempre desejara fazer;
* Numa primeira versão do argumento, o Mandarim (que será o antagonista do Vingador Dourado em Homem de Ferro 3), surgia como um terrorista indonésio ao invés de chinês;
* Vários escritores de banda desenhada, entre os quais Joe Quesada e Brian Bendis, foram contratados como consultores do argumento.

Uma pose em grande estilo do Vingador Dourado.

Minha avaliação: 73%
           Entre as várias virtualidades desta primeira adaptação cinematográfica do Vingador Dourado, destaco a abordagem madura feita à personagem (por contraponto à imaturidade quase pueril que caracteriza Tony Stark). Ao contrário de outras produções do género, Homem de Ferro fornece uma maior complexidade intelectual, emocional e moral de um herói terrivelmente humano, na linha do trabalho desenvolvido por Chris Nolan na recente trilogia do Cavaleiro das Trevas.
           Robert Downey, Jr. foi a escolha perfeita para o papel de um génio inventivo com um ego desmesurado, por trazer profundidade (e um toque de humor sarcástico) à personagem.
           Com um argumento fiel à banda desenhada original,  efeitos especiais convincentes e cenas de ação marcadas a espaços pela espetacularidade, Homem de Ferro, resulta, na pior da hipóteses, em duas horas de puro entretenimento  para espectadores pouco ou nada familiarizados com o universo Marvel.