05 novembro 2015

HERÓIS EM AÇÃO: RENEGADOS




  Cansado dos limites à sua liberdade de ação decorrentes da sua participação na Liga da Justiça, Batman reuniu o seu próprio grupo de meta-humanos. Entravam assim em cena os intrépidos Renegados que, muito por conta da primorosa arte de Jim Aparo, fizeram furor no início dos anos 80.

Nome original do grupo: The Outsiders (originalmente, Batman and the Outsiders)
Licenciadora: DC Comics
Criadores: Mike W. Barr (enredo) e Jim Aparo (arte)
Primeira aparição: The Brave and the Bold nº200 (julho de 1983)




Mike W. Barr e Jim Aparo, os obreiros do sucesso dos Renegados.


Membros fundadores: 




*Batman: Bruce Wayne, o melhor detetive do mundo e atleta de nível olímpico;
*Raio Negro (Black Lightning): Jefferson Pierce, mutante dotado de poderes bioelétricos;
*Halo: Avatar de uma entidade energética ancestral, Gabrielle Doe pode gerar auras multicoloridas e multifunções (cura, voo, campos de estase,etc.);
*Geoforça (Geo-Force): Brion Markov, príncipe herdeiro da Markóvia, a quem foram concedidos poderes geotérmicos;
*Katana: Tatsu Yamashiro, guerreira samurai proficiente em várias artes marciais e no manejo da espada Ceifadora de Almas;
*Metamorfo (Metamorpho): Rex Mason, ex-arqueólogo que, depois de ser exposto a um artefacto radioativo, adquiriu a capacidade de se transformar em qualquer elemento químico;

Membros atuais: 




*Raio Negro
*Halo
*Katana
*Metamorfo
*Geoforça
*Divina (Looker): Além de uma aparência deslumbrante, Emily Briggs detém poderes psiónicos e algumas características vampíricas, como a habilidade de transformar-se em névoa à noite;
*Grace: Grace Choi , meta-humana capacitada com superforça e propriedades regenerativas;
*Coruja (Owlman): Roy Raymond, Jr., um antigo apresentador de televisão caído em desgraça que procura imitar o Batman após a aparente morte deste;
*Robin Vermelho (Red Robin): Tim Drake, o terceiro Menino-Prodígio treinado por Batman;
*Cargueiro (Freight Train): Após ser infetado por um parasita alienígena, Eric Moran adquiriu a capacidade de absorver e manipular energia cinética;
*Olímpico (The Olympian): Achilles Warkiller, filho bastardo de Zeus, cujo Tosão de Ouro lhe confere capacidades sobre-humanas, como superforça e invulnerabilidade;
*Tormenta (Thunder): Filha de Raio Negro, Anissa Pierce nasceu com a habilidade de manipular a sua densidade corporal e de gerar ondas de choque;
*Rastejante (The Creeper): Jack Ryder, antiga vedeta televisiva, descobriu fazer parte de uma espécie demoníaca que tem como principal recurso o seu fator de cura.

A capa do último número de The Brave and the Bold anunciava a estreia dos Renegados

Batman troca a LJA pelos Renegados em Batman  and the Outsiders nº1 (1983).

Base de operações: Foram várias as sedes ocupadas pelos Renegados ao longo dos anos. A primeira  foi uma sala de reuniões numa cave secreta da Torre Wayne. Quando Batman deixou o grupo, os restantes membros tiveram de procurar novo patrono e novo quartel-general. Graças à generosidade do Rei Gregor - soberano da Markóvia e irmão de Geoforça - os Renegados ganharam uma estação aquática localizada ao largo da costa de Los Angeles. Após a reconciliação de Batman com a sua antiga equipa, a base de operações foi transferida para uma réplica da Bat-Caverna. Sob a liderança de Arsenal, seguir-se-ia nova mudança de instalações. Desta feita para um bunker abandonado, algures no Brooklyn (Nova Iorque). Após o regresso - e subsequente desaparecimento do Batman - os Renegados passaram a dispor de uma base de operações móvel a bordo do Bat-Foguetão, uma sofisticadíssima espaçonave capaz de realizar voos orbitais.

Heroísmo sem amarras (e, ocasionalmente, sem teto).

Origem: Durante uma viagem de negócios a Markóvia, Lucius Fox, diretor-executivo das Indústrias Wayne, é feito refém quando o país é invadido por forças hostis comandadas pelo Barão Bedlam. Batman pede à Liga da Justiça que organize uma operação de resgate, mas o grupo recebera ordens do Governo norte-americano para não intervir, sob pena de causar um incidente internacional.
  Agastado com a inércia dos seus companheiros de equipa, Batman decide avançar por conta própria. Recorrendo à ajuda de Raio Negro, parte para Markóvia numa missão secreta de alto risco. Nem tudo corre, porém, de acordo com os planos. Pouco depois de chegar ao terreno, Raio Negro é capturado por uma espadachim nipónica autodenominada Katana. Enquanto isso, o Homem-Morcego depara-se com uma jovem amnésica que alega chamar-se Halo. Apercebendo-se que ela serve de recetáculo a uma poderosa entidade energética, Batman convence-a a juntar-se ele.
  Na sequência do assassinato do Rei, o trono da Markóvia é ocupado pelo príncipe herdeiro, Gregor Markov. A vitória parece, no entanto, pender perigosamente para o lado dos invasores. Determinado em proteger o seu povo, Brion Markov - irmão mais novo do monarca recém-entronizado - submete-se a um experimento científico que lhe concede superpoderes.
  No palácio real encontrava-se também Metamorfo, que viajara até Markóvia na esperança de encontrar uma cura para a sua bizarra condição. Tanto ele como Brion acabam, no entanto, capturados pelas tropas inimigas. Não muito longe dali, Batman tem igual sorte, sendo os três depois levados à presença do Barão Bedlam. Este explica-lhes que o seu pai fora o regente da Markóvia designado pelos nazis na II Guerra Mundial, e que pretende agora reclamar o trono.
  Com a ajuda de Katana, o trio escapa da prisão e, juntos, tentam deter Bedlam. O vilão havia entretanto adquirido capacidades meta-humanas ao submeter-se à mesma experiência científica que transformara o príncipe Brion no Geoforça. Após uma encarniçada peleja com as forças de Bedlam, Markóvia é enfim libertada.
  No final, Batman sugere que os seis heróis formem uma equipa. Metamorfo interroga-se se um bando de renegados será capaz de trabalhar em conjunto. Pegando nestas palavras, Geoforça batiza o grupo de Renegados.

O momento fundador dos Renegados.
Histórico de publicação: Após a sua estreia na derradeira edição de The Brave and The Bold, em julho de 1983, logo no mês seguinte os Renegados ganharam a sua própria série mensal. Originalmente titulada Batman and the Outsiders, até abril de 1986 foram publicados 32 números. Importa ainda observar que essa fase inicial do grupo era da autoria dos seus criadores (Mike W. Barr e Jim Aparo). A série seria, porém, posteriormente  renomeada apenas como The Outsiders. Até ao seu cancelamento, em fevereiro de 1988, foram lançadas 26 edições.
  O grupo principiava, assim, uma carreira heroica com muitos altos e baixos mas que mudaria para sempre a vida dos seus membros. E foram muitos, já que os Renegados tiveram várias reconfigurações e lideranças ao longos dos anos. Fica aqui um apanhado delas:

* Os Renegados de Geoforça: Após o abandono de Batman, a equipa ficou órfã de liderança e esteve prestes a dissolver-se. O que só não aconteceu porque Geoforça, entretanto declarado um traidor na Markóvia, requereu a ajuda do grupo para enfrentar os vampiros que dominavam a sua pátria.
  Já com Divina nas suas fileiras, os Renegados foram então reforçados por Fausto, Tecnocrata e Cavaleiro Atómico.
  Durante o confronto inicial com os vampiros, Divina foi, aparentemente, morta pelas criaturas. Forçados a bater em retirada para Gotham City, os Renegados sofreram mais baixas. Halo e a esposa do Tecnocrata sucumbiram quando o grupo enfrentava o falso Batman (Jean-Paul Valley) que agora patrulhava a cidade.

A segunda vida dos Renegados (agora sem Batman) começou em The Outsiders nº1 (1985).

  No entanto, quer Halo quer Divina haviam, afinal, sobrevivido. O espírito da primeira reencarnou no corpo da esposa do Tecnocrata, ao passo que a segunda era agora uma mescla de humana e vampira.
 Mesmo após expulsarem os vampiros da Markóvia, os Renegados (agora divididos em dois grupos), continuaram a operar clandestinamente devido à conduta questionável de alguns dos seus integrantes. Que acabariam por separar-se pouco tempo depois.
Histórico de publicação: A segunda série de The Outsiders durou precisamente 2 anos (novembro de 1993 a novembro de 1995), período ao longo do qual foram editados 26 volumes.


*Os Renegados de Arsenal: Nesta sua terceira encarnação, o grupo poucas ligações manteve com as suas versões pregressas. Na sequência da dissolução dos Titãs e da Justiça Jovem - e apesar das objeções de Asa Noturna - Arsenal aceitou o patrocínio oferecido por um poderoso conglomerado industrial. Recursos que utilizou para adquirir uma nova base de operações e uma parafernália tecnológica.

Renegados de cara lavada para o novo século.

  Para as fileiras do grupo foi recrutado um contingente de jovens heroínas. Foram os casos de Jade, Graça e Tormenta. Da equipa original apenas restava Metamorfo. Mais tarde seria a vez de o próprio Asa Noturna se lhes juntar. Foi dele que partiu, aliás, a ideia de resgatar ao oblívio o nome Renegados. Assim como também foi ele quem definiu a orientação da equipa: prevenir ataques perpetrados por supervilões.
 Porém, devido às profundas divergências entre Arsenal e Asa Noturna, os Renegados acabariam por perder o foco. Circunstância que ditaria o seu desmantelamento pouco tempo depois.
Histórico de publicação: No quadriénio 2003-2007 chegaram às bancas 50 números desta terceira série de Outsiders.

*Os Renegados de Batman: Pouco depois de ter reassumido a liderança da equipa, Batman foi dado como morto. Desorientados, os restantes membros foram alvo de um ataque por parte da organização terrorista conhecida como Luva Negra. Em consequência disso, Tormenta ficou entre a vida e a morte. E, com ela, o próprio grupo. Que foi, no entanto, salvo pela intervenção de Alfred Pennyworth. Obedecendo à última vontade do seu amo, o fiel mordomo de Bruce Wayne reuniu os Renegados originais. Sendo o Coruja a única novidade neste elenco que marcou o regresso do grupo às suas raízes.
  O grupo logo recebeu, porém, novos integrantes (Cargueiro e Olímpico) e passou a ser liderado por Robin Vermelho. Teria, no entanto, existência breve, com vários dos seus elementos a serem dados como mortos após uma explosão.
Histórico de publicação: Entre 2007 e 2011, foram editados 40 volumes distribuídos pela segunda série de Batman and the Outsiders (15) e pela quarta série de Outsiders (25). A equipa migraria depois para o título Batman Inc, onde permaneceu até 2013.


Número inaugural do redivivo Batman and The Outsiders (2007). 
Notas: 

* A despeito de os Renegados terem sido introduzidos na continuidade da DC que antecedeu Crise nas Infinitas Terras,  a sua existência na nova cronologia da editora permaneceu intacta.No entanto, alguns elementos das suas histórias antigas poderão ter sido alterados ou removidos, pelo que deverão ser considerados apócrifos;
* Não é claro quando é que os eventos de Crise nas Infinitas Terras tiveram lugar na cronologia dos Renegados. Circunstância que não permite estabelecer uma fronteira nítida entre a sua existência na Terra 1 e na Nova Terra. Durante os eventos desenrolados na saga, alguns dos seus membros tiveram participação ativa neles ao passo que outros primaram pela ausência. Foram os casos, respetivamente, de Halo e de Divina;
* Na continuidade saída de Os Novos 52, os Renegados foram reconvertidos numa antiga sociedade secreta composta por diversos clãs, tendo por missão eliminar a corrupção.Estando, no entanto, ela própria corrompida. Facto que motivou um conflito com o Arqueiro Verde, nas páginas de Green Arrow.

Os vários clãs que compõem os Renegados em Novos 52.


Noutros media: Com pouca expressão fora da BD, a estreia televisiva dos Renegados ocorreu em Batman: The Brave and Bold (2008-11), série animada estrelada pelo Cavaleiro das Trevas. Nela, os membros originais do grupo surgiram reimaginados como heróis adolescentes.
 Ainda no campo da animação, Katana e Metamorfo surgiram em diversos episódios de Beware the Batman (2013-14). Com a heroína nipónica a ter um papel fundamental, fazendo as vezes de Robin.
 No que diz respeito a séries de ação real, num episódio da terceira temporada de Arrow, Katana refere-se a ela e ao Arqueiro Vendo como "renegados".

Renegados reunidos na 2ª temporada de Batman: The Brave and The Bold.