17 outubro 2019

CLÁSSICOS DA 9ª ARTE: «O QUE ACONTECEU AO HOMEM DE AÇO?»


  Dez anos após o misterioso desaparecimento do Super-Homem, o mundo não esqueceu o seu maior herói. Sob a lenda jaz, porém, um filão de segredos por desvendar. Poderá Lois Lane, única testemunha ocular da hora suprema do ex-campeão de Metrópolis, ser a chave do enigma?

Título original: Whatever Happened to the Man of Tomorrow?
Editora: Detective Comics (DC)
País: Estados Unidos da América
Autores: Alan Moore (argumento), Curt Swan (esboços), George Pérez & Kurt Schaffenberger (arte-final)
Publicado em: Superman nº423 e Action Comics nº583 ( ambos lançados em setembro de 1986)
Personagens: Super-Homem; Lois Lane; Lex Luthor; Bizarro; Brainiac; Homem-Kryptonita; Metallo; Mister Mxyzptlk; Legião dos Super-Heróis; Legião dos Supervilões; Krypto; Homem dos Brinquedos; Galhofeiro; Jimmy Olsen; Lana Lang; Perry White; Alice White; Supergirl 
Cenários: Metrópolis e Fortaleza da Solidão


Resultado de imagem para superman #423Resultado de imagem para action comics #583
Iniciada em Superman nº423, 
a história seria concluída em Action Comics nº583.

Edições em Português

Sob os auspícios da Abril, à época detentora dos direitos do Universo DC em Terras Tupiniquins, a primeira versão em língua portuguesa desta história clássica do Homem de Aço encerrava o alinhamento de Super Powers nº21. Edição em formatinho datada de maio de 1991, inteiramente dedicada a Alan Moore, e que incluía ainda o conto (já aqui dissecado) Para o Homem Que Tem Tudo.
Em 2003, seria a vez da Opera Graphica republicar a história sob o título Super-Homem - O Adeus, numa muito criticada edição a preto e branco que ignorava a colorização digital que lhe fora recentemente aplicada nos EUA. Lapso emendado três anos depois pela Panini Comics, ao inserir essa versão retocada no nono volume da sua coleção Grandes Clássicos DC.
A despeito da sua grada importância na memorabilia do Super-Homem, O Que Aconteceu Ao Homem De Aço? - à semelhança de tantas outras obras capitais da Editora das Lendas - segue inédita em terras lusitanas, onde apenas a edição da Abril desembarcou.

A versão retocada da história foi inserta
 em Grandes Clássicos DC nº9, da Panini Comics.

O fim de uma era

Em junho de 1938, chegava às bancas americanas uma edição histórica. Lançada pela National Allied Publications (antepassada da DC Comics), Action Comics nº1 marcou o início da publicação do Super-Homem.
Mais popular do que qualquer outra das publicações da National, Action Comics devia o seu sucesso ao herói superpoderoso criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. Tanto assim que, num movimento sem precedentes, a editora resolveu apostar num título próprio do Homem de Aço. Precisamente um ano após o lançamento de Action Comics, foi colocado à venda o primeiro número de Superman.
Mesmo em dose dupla, o Super-Homem continuava a entusiasmar os leitores e as vendas mantiveram-se nos píncaros durante os anos 1940. Mas nem o Homem de Aço ficou imune às profundas transformações sociais do pós-guerra.

Resultado de imagem para action comics nº1
Action Comics nº1 marcou o início da Idade de Ouro dos super-heróis.
No decorrer das décadas seguintes, a personagem passaria por significativas mudanças, assistindo-se também a uma evolução das suas tramas. Se nas suas primeiras aparições o Super-Homem enfrentava bandidos comuns e políticos corruptos, com o tempo as suas histórias foram ganhando um viés mais fantástico. Sobretudo após o surgimento dos primeiros supervilões.
Em 1954, o Comics Code Authority impôs um conjunto de regras visando impedir que as histórias aos quadradinhos exercessem influência negativa nas crianças e jovens. Surgindo desse modo a necessidade de criar tramas mais ligeiras, enfatizando de caminho a respetiva moralidade.
No caso específico do Homem de Aço, isso passou por realçar o seu heroísmo e virtuosismo. Características que se tornariam o seu cartão de visita, valendo-lhe a alcunha de "Super-Escuteiro".
Destas mudanças resultaram inevitavelmente inconsistências em relação ao conceito original. Sendo uma das mais flagrantes a participação do Super-Homem em duas organizações heroicas que atuavam em contextos históricos diferenciados. Com efeito, ele era simultaneamente membro honorário da Sociedade da Justiça da América e membro ativo da Liga da Justiça da América (herdeira direta da primeira).
Este conflito seria resolvido em Flash nº123. Nessa edição de setembro de 1961, foi apresentada a história Flash of Two Worlds (Flash De Dois Mundos), que lançou as bases do Multiverso DC. A partir desse momento, ficou estabelecida a existência de dimensões paralelas habitadas por personagens de diferentes épocas. Aquelas que haviam surgido durante a Idade de Ouro (1938-1955), assim como as respetivas histórias, pertenceriam à Terra-2. Ao passo que a Terra-1 acomodaria as histórias e personagens publicadas desde 1956 (ano inaugural da Idade de Prata).

Resultado de imagem para flash #123
A história Flash De Dois Mundos mudaria para sempre o Universo DC.
Como as histórias do Super-Homem vinham sendo publicada sem interrupções, era preciso esclarecer quais as que pertenciam ao cânone. A separação das águas ocorreria em 1969. Nesse ano, a DC estipulou que a personagem apresentada em Action Comics nº1 era Kal-L, e que este deveria ser relegado para a Terra-2. Por conseguinte, apenas as histórias do Homem de Aço publicadas a partir de 1961 seriam ambientadas na Terra-1.
Embora fascinante, o conceito de Multiverso acabaria, contudo, por se revelar demasiado confuso. Inúmeros mundos paralelos foram pipocando nos anos seguintes, na mesma proporção em que os leitores se iam afastando.
Face ao declínio das vendas, a DC decidiu juntar todas as suas personagens e publicações num universo compartilhado. Para que isso fosse possível, era necessário encerrar todos os títulos ativos.
Aproveitando as celebrações do seu 50º aniversário, em 1985 a Editora das Lendas lançou Crisis on Infinite Earths, minissérie em 12 edições que culminou com a destruição pura e simples de todas as dimensões paralelas, estabelecendo uma única e renovada realidade.

Resultado de imagem para crisis on infinite earths covers
Crise nas Infinitas Terras ditou o fim do Multiverso DC.
Com a conclusão do evento, a continuidade ficcional iniciada na década de 1960 seria definitivamente encerrada. Assim, entre outubro e dezembro de 1986, o único título protagonizado pelo Super-Homem foi a minissérie Man of Steel (já aqui esmiuçada), com assinatura de John Byrne. Além de uma nova origem para o Último Filho de Krypton, a história de Byrne estabelecia um novo cânone.
Em consequência disso, Julius Schwartz, editor dos títulos do Super-Homem, deixaria a função que vinha desempenhando desde 1971. Ocorreu-lhe então a ideia de apresentar a última história do Super-Homem, aquela que marcaria o fim de uma era e o princípio de uma lenda. Para reforçar este simbolismo, Schwartz escolheu inicialmente Jerry Siegel para escrevê-la. Apesar de honrado, o cocriador do Homem de Aço foi obrigado a recusar o convite, devido a impedimentos legais.

Resultado de imagem para julius schwartz
Julius Schwartz (1915-2004) foi
 um dos mais influentes editores do Homem de Aço.
Quando tomou conhecimento da intenção de Julius Schwartz, o britânico Alan Moore -por aqueles dia, uma estrela em ascensão devido ao seu trabalho em Swamp Thing - colocou de imediato a sua pena à disposição. Grande admirador do Homem de Aço, Moore não desperdiçou a oportunidade de homenageá-lo e fez questão de incluir na história elementos fundamentais da mitologia do herói. Reunindo assim todos os ingredientes para a produção da aventura final do Super-Homem clássico.
Por muitos considerado o artista definitivo do Homem de Aço, Curt Swan apresentou-se a Julius Schwartz como a escolha natural para desenhar a despedida do mito que o seu lápis ajudou a esculpir durante anos a fio.
Desta soma de vontades nasceria um épico que engrandeceria ainda mais o seu protagonista, encerrando tudo o que sobre ele fora previamente escrito. Chegava ao fim uma era e nada voltaria a ser igual.

Resultado de imagem para curt swan
Nenhum outro artista desenhou
 tantas histórias do Super-Homem como Curt Swan (1920-1996).

A sua hora suprema

Corre o ano de 1997. Passou uma década desde a última vez que o Super-Homem foi avistado. Muitos acreditam que ele morreu; outros que ele deixou a Terra; e há também aqueles convencidos que ele ainda vive entre nós sob novo disfarce.
Tim Crane, um repórter do Daily Planet, visita a agora ex-jornalista Lois Lane-Elliot, na expectativa de que a única testemunha ocular dos momentos finais do herói possa verter alguma luz sobre o seu misterioso sumiço.
Perante o indisfarçável enfado do seu marido, um mecânico de automóveis chamado Jordan Elliot, Lois aceita revisitar os últimos dias do homem que em tempos foi dono do seu coração.
Dez anos atrás, após incontáveis crises e conflitos, a paz reinava finalmente em Metrópolis. Quatro dos mais perigosos inimigos do Super-Homem haviam sido neutralizados: Terra-Man e Parasita tinham-se destruído mutuamente; Lex Luthor estava desaparecido há anos; e Brainiac - agora um ser robótico - fora danificado além do reparável.
Parecendo não haver mais contra quem lutar, o Homem de Aço dedicara-se à exploração espacial, passando longas temporadas ausente da Terra.
Ao regressar de mais uma dessas missões nos confins da galáxia, o herói deparou-se com o primeiro incidente: Metrópolis parcialmente arrasada por Bizarro e centenas de baixas civis. Até aí um aleijão bem-intencionado cujo raciocínio invertido o impelia porém a fazer o exato oposto do que pretendia, Bizarro passara repentinamente a agir como um monstro sanguinário.
Derrotado pelo Homem de Aço, o moribundo Bizarro confessou que era tudo parte de um plano para o seu autodesenvolvimento. A ideia era afirmar-se, em todos os sentidos, como a duplicata imperfeita do herói.
Se o Super-Homem salvava vidas, Bizarro tirava-as; já que Krypton fora destruído por causas naturais e o Super-Homem chegou à Terra ainda bebé, Bizarro obliterou o seu mundo e veio para o nosso em adulto; por fim, Bizarro cometeu suicídio com recurso a uma amostra de kryptonita azul (ver Apontamentos), porque, se o Super-Homem, estava vivo, então ele tinha de morrer.

Resultado de imagem para whatever happened to the man of tomorrow
O suicídio de Bizarro deixou o Super-Homem aturdido.
Ainda abalado por este perturbador episódio, dias depois o Homem de Aço teve o seu maior segredo exposto em horário nobre. Galhofeiro e Homem dos Brinquedos, dois criminosos de segunda categoria, foram os autores da proeza.
Às instalações da WGBS (estação televisiva onde Clark Kent trabalhava como pivô) haviam chegado duas caixas, minutos antes de o principal noticiário ir para o ar. Clark estava a postos para o início da emissão quando de uma das caixas saíram brinquedos automatizados que começaram a bombardear tudo à sua volta.
Enquanto os seus colegas procuravam abrigo, Clark foi atingido em cheio por diversos disparos. Apesar de protegido pela sua invulnerabilidade, o ataque destruiu-lhe as roupas civis, revelando o uniforme azul e vermelho que trazia vestido sob elas. Momento captado e transmitido em direto pelas câmaras de TV para milhões de telespectadores.

    Resultado de imagem para whatever happened to the man of tomorrow
    O Super-Homem teve o seu maior segredo
     exposto em horário nobre.

Através de um dos bonecos,  o Galhofeiro e o Homem dos Brinquedos revelaram como haviam conseguido extorquir a informação sobre a verdadeira identidade do Super-Homem: torturando até à morte Pete Ross, um amigo de infância de Clark Kent em Smallville. Era seu o cadáver que estava dentro da segunda caixa.
Rastreando as ondas de rádio da transmissão, o Homem de Aço localizou rapidamente a parelha de assassinos, mas começou a temer o pior. Se os incómodos do passado viraram assassinos, o que esperar quando reaparecerem os assassinos de sangue frio?
Ao mesmo tempo que, em Metrópolis, o Super-Homem lidava com as ondas de choque da bombástica revelação da sua identidade, algures no Círculo Polar Ártico Lex Luthor encontrava a cabeça inerte de Brainiac. Esta ficou, porém, subitamente ativa e, num piscar de olhos, conseguiu dominar mentalmente Luthor, passando a controlar-lhe o corpo como se de uma marioneta humana se tratasse.

Resultado de imagem para whatever happened to the man of tomorrow
Luthor e Brainiac tornam-se um só.
Após construir uma nave para o transportar até à Cidade do Amanhã, o híbrido Luthor-Brainiac recrutou o Homem-Kryptonita. Também ele se sentia estranhamente compelido a destruir o Super-Homem.
Em Metrópolis, um grupo de Metallos atacou a redação do Daily Planet, semeando o caos. Após dirimir a ameaça, o Homem de Aço, temendo pela vida dos seus entes queridos, levou Lois Lane, Lana Lang, Jimmy Olsen e o casal Perry e Alice White para a sua Fortaleza da Solidão. Por essa altura já era claro para todos que os ataques em curso não eram aleatórios, e que outros se lhes seguiriam em breve.
À Fortaleza da Solidão chegou também Krypto. Após uma prolongada ausência, o Super-Cão, porventura pressentindo o perigo que rondava o dono, ajudou-o a proteger os seus hóspedes.
Entretanto, os preparativos do Super-Homem para um cerco foram interrompidos pela inesperada visita da Legião dos Super-Heróis, do século XXX. Mais surpreendente ainda foi a presença da Supergirl na comitiva, uma vez que ela estava morta no presente.
Não menos desconcertante foi o presente que o Homem de Aço recebeu dos legionários: uma estatueta sua segurando o projetor da Zona Fantasma e com a frase "A sua hora suprema." inscrita na base.

Resultado de imagem para whatever happened to the man of tomorrow
Super-Homem é surpreendido pela visita
 da Legião dos Super-Heróis e da Supergirl.
Após a partida da Legião, o significado da oferenda tornou-se claro para o Super-Homem: os heróis do futuro visitaram-no naquela data específica para lhe renderem a sua derradeira homenagem. A sós com Krypto, um Homem de Aço fragilizado chorou ao imaginar a sua morte iminente.
Na manhã seguinte, os temores do Super-Homem começaram a concretizar-se. A Legião dos Supervilões - igualmente oriunda do século XXX e composta por Rei Cósmico, Rainha Satúrnia e Lorde Trovão - viajou para o passado para testemunhar o confronto final do Homem de Aço com o seu maior inimigo. Segundo as lendas, seria esse o ocaso do herói.
Com o Super-Homem e os seus amigos barricados no interior da Fortaleza da Solidão, o híbrido Luthor-Brainiac ergueu um campo de força em redor da estrutura para impedir a entrada dos outros heróis que tentavam acudir-lhes.

Resultado de imagem para whatever happened to the man of tomorrow
Luthor-Brainiac e a Legião dos Supervilões
 preparam o assalto à Fortaleza da Solidão.
À noite, Jimmy Olsen e Lana Lang usaram artefactos expostos na Sala de Troféus da fortaleza para adquirirem superpoderes. Num misto de coragem e imprudência, decidiriam atacar os vilões antes que eles conseguissem invadir o local. Lana subjugou o Homem-Kryptonita, dando tempo a Jimmy para desligar o gerador do campo de força.
Durante a refrega, Luthor conseguiu anular momentaneamente a influência de Brainiac, implorando a Lana para que pusesse fim à sua agonia. Lana partiu-lhe o pescoço, mas teve os seus poderes eliminados pelo Rei Cósmico. Ato contínuo, Lorde Trovão eletrocutou a jovem, impregnando o ar com um intenso cheiro a carne queimada.
Cego pela raiva, Jimmy Olsen investiu sobre os assassinos, mas acabou também ele morto por Brainiac, que ainda conservava o controlo sobre o corpo sem vida de Luthor. Em seguida, o vilão detonou uma ogiva nuclear, derrubando finalmente as paredes da Fortaleza da Solidão.
Era chegado o momento da ofensiva final e o Homem-Kryptonita tomou a dianteira. A sua intenção era envenenar o Super-Homem, mas foi morto por Krypto. Que, por sua vez, também sucumbiu aos efeitos da kryptonita.

Resultado de imagem para whatever happened to the man of tomorrow
Fiel até ao fim, Krypto morre a proteger o seu amo.
Ao deparar-se com o cadáver calcinado de Lana, o Super-Homem quase incinerou o Lorde Trovão com a sua visão de calor. Provocando, assim, a debandada da Legião do Supervilões. O grupo mantinha-se, porém, convicto da inevitabilidade da vitória de Brainiac.
Contudo, o híbrido Luthor-Brainiac tombou pesadamente por terra, quando o rigor mortis tomou conta do corpo de Luthor.
Perante aquela reviravolta, o Super-Homem deduziu quem era, afinal, o verdadeiro responsável pelos ataques:  Senhor Mxyzptlk, o duende da Quinta Dimensão.
Mxyzptlk revelou por fim a sua presença, já não como um duende com chapéu de coco, mas como um gigante quadrimensional vagamente humanoide. Após dois mil anos a realizar pequenas travessuras, a criatura ficara entediada e pretendia iniciar uma nova fase na sua existência imortal na pele de um diabólico vilão.
Com a ajuda de Lois, o Super-Homem percebeu finalmente o verdadeiro significado do presente ofertado pela Legião dos Super-Heróis. O projetor da Zona Fantasma era a chave para derrotar Mxyzptlk.

Resultado de imagem para whatever happened to the man of tomorrow
Lois descobre a chave para derrotar o diabólico Mxyzptlk.
Na mira do Homem de Aço, Mxyzptlk apressou-se a dizer o seu nome ao contrário, para assim regressar à Quinta Dimensão. Nesse mesmo instante, o Super-Homem acionou o projetor da Zona Fantasma. Despedaçado entre as duas dimensões, Mxyzptlk soltou um grito aterrador antes de morrer.
Como penitência por ter violado o seu juramento de nunca matar, o Homem de Aço, perante o olhar atónito de Lois, adentrou num compartimento onde mantinha guardadas amostras de kryptonita dourada. Despojado dos seus poderes, o herói encaminhou-se depois para o exterior da Fortaleza da Solidão para nunca mais ser visto.
Quando os restantes heróis conseguiram finalmente penetrar na fortaleza, encontraram apenas três sobreviventes: Lois Lane e o casal White. Do corpo do Super-Homem nem sinal. Todos assumiram que havia sucumbido aos rigores do Ártico. Era o fim do maior campeão da Justiça..
Lois Lane conclui a entrevista dizendo que, apesar de o corpo do herói nunca ter sido encontrado, ela sabia que o Super-Homem havia morrido naquele dia.

Resultado de imagem para whatever happened to the man of tomorrow
O fulgor dourado da despedida do maior herói de todos os tempos.
Após a partida do repórter, Lois conversa animadamente com o marido acerca dos prazeres de uma vida normal. Ambos estão aliviados e esperam ser deixados em paz por mais uma década. Sem que nenhum deles se aperceba, Jonathan, o filho bebé do casal, esmaga com a mão um pedaço de carvão, transformando-o num reluzente diamante.
Antes de fechar a porta do quarto do pequeno Jonathan, Jordan Elliot brinda os leitores com uma piscadela de olho. Gesto que confirma que ele é na verdade o Homem de Aço disfarçado.

Resultado de imagem para whatever happened to the man of tomorrow
Segredos familiares.

Apontamentos

*O título original da história é uma referência a Whatever Happened to...?, série de pequenos contos que, a partir de meados dos anos 1970,  revisitavam personagens da Idade de Prata há muito caídas no esquecimento. Essas histórias eram publicadas em DC Comics Presents, título que também tinha Julius Schwartz como editor;
*O termo Homem do Amanhã (Man of Tomorrow, em inglês) é um dos cognomes do Super-Homem e remete ao conceito de "Übermensch" citado em Assim Falou Zaratrusta. Alguns estudiosos da 9ª Arte acreditam que essa obra do filósofo germânico Friedrich Nietzsche terá influenciado a criação do herói;
*Na capa original de Action Comics nº583, Jenette Khan (na altura, presidente-executiva da DC), Curt Swan e Julius Schwartz encabeçavam a pequena multidão que, no topo do edifício do Daily Planet, se despedia do campeão de Metrópolis;
*Jordan Elliot, a nova identidade civil do Super-Homem, presta homenagem a Jor-El, o pai kryptoniano do herói. Também o nome do seu filho bebé, Jonathan, é uma clara referência a Jonathan Kent, o pai adotivo de Clark Kent;
*Ocasionalmente traduzida no Brasil como Super-Mulher, a Superwoman surge em dois momentos distintos da narrativa: no primeiro, integra o contingente de heróis que tentam atravessar a barreira erguida por Brainiac em redor da Fortaleza da Solidão; no segundo, já no interior da estrutura semidestruída, examina os restos mortais dos amigos e inimigos do Super-Homem. A sua presença indicia que a história não tem lugar na Terra-1, uma vez que nessa realidade a Superwoman é Kristin Wells, uma descendente de Jimmy Olsen do século 29. Com efeito, em 2006, a edição definitiva de Crisis on Infinite Earths, estabeleceu que O que Aconteceu ao Homem de Aço? era ambientada na Terra-423;

Resultado de imagem para dc kristin wells
Kristin Wells, uma das mulheres
 que assumiram o manto da Superwoman.
*Mesmo tendo apenas arte-finalizado os esboços de Curt Swan, George Pérez considerou a sua participação no projeto um dos momentos mais gratificantes da sua carreira;
*Insatisfeito com a simplificação da mitologia do Super-Homem decorrente do protocolo modificativo de John Byrne após Crise nas Infinitas Terras, Alan Moore revisitou muitos dos temas das histórias clássicas do herói durante a sua passagem, nos anos 90, por Supreme - pastiche do Homem de Aço criado por Rob Liefeld e originalmente publicado pela Image Comics. Do ponto de vista de Moore, o revisionismo de Byrne descaracterizara por completo o Super-Homem, transformando-o numa personagem diferente;
*Em 2009, o britânico Neil Gaiman escreveu Whatever Happened to the Caped Crusader? (O Que Aconteceu ao Cruzado Encapuzado?), explorando premissas similares às da história final do Homem de Aço, da autoria do seu compatriota e arquirrival. Numa altura em que Gaiman vinha reincorporando diversos elementos da Idade de Prata na mitologia moderna do Homem-Morcego, a trama descrevia as repercussões da aparente morte de Bruce Wayne e da subsequente assunção do manto do Batman por Dick Grayson. Apesar das reações maioritariamente positivas da crítica e dos fãs, a história de Gaiman perde na comparação com a de Alan Moore;

Resultado de imagem para whatever happenned to the caped crusader?
Também o Batman teve direito à sua aventura final.

*Uma eleição promovida entre os visitantes da plataforma Comic Book Resources atribuiu a O Que Aconteceu ao Homem de Aço? o 25º lugar na lista das 100 melhores histórias de super-heróis de todos os tempos;
*Elemento fundamental da mitologia do Homem de Aço - e sua principal fraqueza -, a kryptonita foi introduzida pela primeira vez em junho de 1943, num episódio do programa radiofónico The Adventures of Superman. Seis anos depois, ganharia estatuto canónico através de uma história publicada em Superman nº61. Embora a kryptonita verde seja a mais comum, a Idade de Prata popularizou outras variedades multicoloridas dessa substância radioativa potencialmente letal para os kryptonianos. Correspondendo a cada uma delas efeitos diferenciados: a vermelha afetava, de forma temporária e imprevisível, a personalidade do Super-Homem; a dourada removia-lhe definitivamente os poderes (ainda que o processo tenha sido revertido por mais que uma vez); a branca era mortal para a flora de qualquer planeta; a azul (manufaturada pelo próprio Homem de Aço) era apenas prejudicial para os habitantes do Mundo Bizarro;
*Criação de Jerry Siegel e  Ira Yarbrough, Mister Mxyztplk, um endiabrado duende da Quinta Dimensão dotado de poderes místicos, debutou em setembro de 1944, nas páginas de Superman nº30. Seria, contudo, durante a Idade de Prata que o pequeno vilão de nome impronunciável se tornaria um habitué nas histórias do Homem de Aço. Tirando proveito da suscetibilidade do herói kryptoniano à magia, Mxyztplk dava largas às suas travessuras, deixando o Super-Homem com os nervos em franja. A única maneira de devolvê-lo à Quinta Dimensão consistia em obrigá-lo a pronunciar o próprio nome às avessas. Mxyztplk era, no entanto, praticamente inofensivo, por contraste com a sua sinistra versão retratada em O Que Aconteceu Ao Homem de Aço?;

Resultado de imagem para dc mister mxyzptlk
O visual clássico do Sr. Mxyzptlk (esq.)
 e a sua versão da Idade de Ouro.
Vale a pena ler?

Não é por acaso que O Que Aconteceu ao Homem de Aço? é tantas vezes citada como uma das melhores histórias do Super-Homem. Desde logo por apresentar algumas das cenas mais memoráveis do herói. Como aquela em que, ao tomar aguda consciência da sua finitude, ele chora com Krypto deitado aos seus pés. Igualmente delicioso é o epílogo, quando o segredo de Jordan Elliot é subtilmente compartilhado com os leitores. Uma simples piscadela de olho vale por mil palavras.
Qual artífice do verbo que labuta no cadinho da imaginação, Alan Moore serviu-nos uma história ora tocante, ora assombrosa, ora divertida. Mas sempre uma leitura estimulante tanto para fervorosos admiradores do Homem de Aço como para leitores casuais com conhecimentos rudimentares da sua mitologia.
Curt Swan, por seu turno, faz jus ao título de artista definitivo do Super-Homem, desenhando toda a história como uma aventura íntima. O seu traço clássico casa na perfeição com o registo nostálgico e elegíaco da trama, permeada por um toque de modernidade.
Em vez de uma despedida melodramática, O Que Aconteceu ao Homem de Aço? é um raio de esperança e um trampolim para a lenda. Cercado pela noite que ameaçava toldar-lhe os últimos dias de fulgor, o Super-Homem logrou escapar da escuridão e encontrar de novo o Sol. E sob ele consumou o seu desejo de viver com um comum mortal.
Mesmo despojado dos seus poderes semidivinos, o Super-Homem continua a ser uma personagem luminosa, positiva e gentil. É essa a sua essência e Moore soube retratá-la de forma magistral.

Um Super-Homem também chora.