22 julho 2019

HERÓIS EM AÇÃO: QUARTETO FANTÁSTICO


  Mesmo nos seus momentos menos felizes, a Primeira Família de Heróis - tão falha e disfuncional como qualquer outra - provou que o todo é maior do que a soma das partes. Argonautas do impossível sedentos de novas aventuras, enfrentam futuro incerto dentro e fora dos quadradinhos.

Denominação original: Fantastic Four
Editora: Marvel Comics
Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
Estreia: The Fantastic Four nº1 (novembro de 1961)
Membros fundadores: Senhor Fantástico (Mister Fantastic), Mulher Invisível (Invisible Woman),  O Coisa (The Thing) e Tocha Humana (Human Torch)
Local de fundação: Central City, Califórnia
Outros membros: Cristalys, Medusa, Mulher-Hulk, Nova, Mulher-Coisa, Franklin Richards, Valeria Richards, Pantera Negra e Tempestade
Base operacional: Nas suas primeiras histórias, o Quarteto Fantástico operava a partir de Central City (cidade natal de Reed Richards e local de formação do grupo), mas depressa se instalaria em Nova Iorque. Na Grande Maçã ocupou vários quartéis-generais, o mais notável dos quais foi o Edifício Baxter, um arranha-céus de 35 andares situado no coração de Manhattan. Quando este foi destruído pelo filho adotivo de Victor Von Doom (o infame Doutor Destino), o grupo ficou temporariamente alojado na Mansão dos Vingadores antes de se transferir para o imponente e ultrasofisticado Four Freedoms Plaza (assim batizado em alusão a um célebre discurso ao Congresso pronunciado pelo Presidente Franklin D. Roosevelt nas vésperas da entrada dos EUA na II Guerra Mundial). Após a destruição do Four Freedoms Plaza em consequência de um devastador ataque dos Thunderbolts, o Quarteto Fantástico usou o Cais 4 - um discreto armazém no porto de Nova Iorque - como sede provisória. Quando o Cais 4 sofreu destino idêntico ao dos seus antecessores, o grupo foi presenteado com uma nova e melhorada versão do Edifício Baxter, cortesia de Noah Baxter, antigo professor de Reed Richards. Construído em órbita, o novo Edifício Baxter foi depois teletransportado para o exato local onde outrora se erguia o original.
Némesis: Doutor Destino 


O Edifício Baxter original (cima) e o Four Freedoms Plaza
 foram as duas primeiras moradas da Família Fundamental.

Primeiros inquilinos da Casa das Ideias

A história, com matizes lendárias mas nunca desmentida pelos saudosos intervenientes, reza assim: num belo dia de 1961, Martin Goodman (editor-chefe da Marvel) e Jack Liebowitz (seu homólogo da DC) disputavam uma das suas costumeiras partidas de golfe. Num intervalo entre tacadas, o segundo ter-se-á gabado do sucesso da Liga da Justiça da América. Para delírio dos fãs, aquela que era a nova coqueluche da Editora das Lendas reunia numa mesma revista alguns dos maiores astros da companhia.
A bazófia do rival terá desencadeado em Goodman um momento eureca. De volta aos escritórios da Marvel, exortou Stan Lee, editor do departamento super-heroico, a criar uma equipa de justiceiros fantasiados  para competir diretamente com a Liga da Justiça.
Ao princípio, Stan Lee não ficou propriamente empolgado com a ideia. Tanto mais que estava de malas aviadas. Por considerar que a indústria dos quadradinhos se encontrava estagnada - muito por culpa das restrições moralistas impostas pela Comic Code Authority -  Lee planeava abandoná-la tão logo expirasse o contrato que o vinculava à Marvel.
Convicto de que aquela seria a última história de super-heróis que escreveria na vida, Stan Lee encheu-se de brios para fechar com chave de ouro a sua já longa carreira nos quadradinhos, iniciada nos alvores da Idade de Ouro ao serviço da Timely Comics.
O destino tinha, no entanto, outros planos para Stan Lee. Sem que este o soubesse, aquele seria um momento crucial no percurso que faria dele uma lenda viva dos quadradinhos.  Nos dias seguintes, Lee não deu descanso à pena:«No que deveria ter sido a minha despedida, resolvi escrever uma história que eu próprio gostasse de ler. Uma história com personagens falíveis, ídolos com pés de barro com os quais a maioria de nós simpatizaria.»
Lee terá fornecido então uma sinopse a Jack Kirby, a quem coube desenhar a história. À arte de Kirby, Lee acrescentou depois as legendas e os diálogos. Um processo criativo a que foi dado o nome de Método Marvel, e que faria escola dentro e fora da Casa das Ideias.
Quando confrontado com esta versão dos acontecimentos, numa entrevista de 1990, Jack Kirby reagiu assim: «Não passa de uma mentira descarada! Fui eu quem apresentou a Martin Goodman a ideia para o Quarteto Fantástico. Lee limitou-se a adicionar os diálogos à história que eu havia desenhado." 
Kirby também reafirmou em diferentes ocasiões que tinha sido ele a conceptualizar os elementos visuais da história. Apontando, à laia de prova, as semelhanças com os Desafiadores do Desconhecido (Challengers of the Unknown), grupo de aventureiros científicos que havia criado para a DC em 1957.
«Se atentarem nos uniformes do Quarteto Fantástico, - explicou Kirby -  perceberão que são similares aos dos Desafiadores do Desconhecido. Sempre tive preferência por uniformes práticos e com cinto. Uns e outros seguem esse padrão. E, no caso do Quarteto, o Coisa serviu para quebrar a monotonia do azul."
Apesar dos relatos divergentes, é opinião unânime entre vários dos seus contemporâneos que Stan Lee e Jack Kirby partilham a "paternidade" da Primeira Família de Heróis.

Jack Kirby (esq.) e Stan Lee recordavam de forma diferente
 a criação da primeira super-equipa da Marvel.
Em baixo, os Desafiadores do Desconhecido pelo traço do Rei.
Já no que tange à criação da insígnia peitoral que adorna os uniformes do Quarteto (um 4 estilizado dentro de um círculo), não restam dúvidas de que foi Stan Lee o autor da ideia. No entanto, a equipa atuou à paisana nas suas duas primeiras histórias. Foi essa a forma encontrada para prevenir um eventual atrito com a DC que, além de concorrente direta, era também a proprietária da distribuidora que fazia chegar às bancas as revistas da Marvel.
Em novembro de 1961, o Quarteto Fantástico fez a sua estreia em The Fantastic Four nº1 (o "The" cairia no número 16) e o seu estrepitoso sucesso surpreendeu até os próprios autores. Ao ponto de fazer Stan Lee reconsiderar a sua decisão de abandonar a Marvel e, por extensão, a indústria dos comic books.
Antes de salvar o mundo, o Quarteto Fantástico salvou, portanto, a carreira de Stan Lee. Que retribuiu com um fortíssimo investimento emocional, escrevendo algumas das melhores histórias do grupo, sempre sublimadas pelo magnífico traço de Jack Kirby.
Numa época em que a palavra de ordem era "inovar", o realismo da caracterização dos membros do Quarteto Fantástico foi uma das coordenadas do sucesso. Apesar da constante tensão entre eles, dificultando o trabalho em equipa, sabiam sempre transformar as fraquezas individuais na força do coletivo.
Outro aspeto diferenciador do Quarteto Fantástico era a ausência de identidades secretas. Em vez do anonimato cultivado pela maioria dos super-heróis, os seus membros gozavam do estatuto de celebridades. A mesma multidão que, não raro, suspeitava dos vigilantes mascarados, idolatrava sem reservas Reed Richards e companhia.
Era, todavia, na sua dinâmica familiar que residia o principal atrativo do Quarteto Fantástico. Uma mistura volátil de emoções e personalidades contrastantes, nem sempre eram a mais funcional das famílias mas tinham sempre presente que, perante as provações, a união faz a força. Constituindo, desse modo, uma metáfora perfeita para o turbulento relacionamento entre Stan Lee e Jack Kirby, o alfa e o ómega da Casa das Ideias.
A mesma Casa das Ideais que teve no Quarteto Fantástico os seus primeiro inquilinos. Mas que, hoje, parece não ter espaço para eles. Depois do inusitado cancelamento da sua série mensal em 2015, a Primeira Família de Heróis regressou ao ativo no ano passado, mais na qualidade de hóspedes VIP do que de anfitriões de uma casa devoluta de imaginação mas sobrelotada de causas identitárias.

A estreia da Primeira Família de Heróis em Fantastic Four nº1 (1962).

Argonautas do impossível

Um dos maiores vultos mundiais da engenharia aeroespacial, Reed Richards inventou a primeira espaçonave capaz de viajar até aos confins do nosso Sistema Solar. Esta foi, no entanto, uma pequena alteração ao rascunho inicial da história que apresentava a origem do Quarteto Fantástico. Num primeiro momento, Stan Lee definira Marte como destino da abortada missão espacial que levaria à formação daquela que seria a primeira super-equipa da Marvel.
Dado o considerável avanço que, por aqueles dias, os soviéticos levavam sobre os americanos na corrida espacial, Lee considerou prudente ser mais abrangente na sua descrição. Não fosse dar-se o caso de, aquando da publicação da história, uma bandeira da URSS ter já sido plantada na superfície do Planeta Vermelho.
Quando, em vésperas da data lançamento do foguetão de Richards, o Governo americano anunciou a sua intenção de cortar o financiamento do projeto, o jovem cientista ficou desesperado face à perspetiva de todo o seu trabalho ter sido em vão.
Recusando-se a atirar a toalha ao chão, Reed convenceu então a sua namorada (Susan Storm), o irmão dela (Johnny Storm) e um seu amigo dos tempos da faculdade (Ben Grimm) a acompanhá-lo num voo orbital não-autorizado. Cabendo a Ben, um experiente ex-piloto de testes, assumir os comandos da nave.
A coberto da noite, e antes que os jatos da Força Aérea pudessem intercetá-lo, o foguetão descolou rumo às estrelas com os quatro astronautas improvisados a bordo. Logo depois de ter saído da atmosfera terrestre, a nave foi engolida por uma tempestade subespacial e exposta a um intenso bombardeamento de radiação cósmica.
Assustada e desorientada, a tripulação comandada por Reed não teve outra opção senão abortar a missão e regressar, a muito custo, à Terra. Apesar de a nave se ter despenhado numa zona florestal, os seus ocupantes saíram aparentemente ilesos. Depressa descobriram, porém, terem sofrido mutações induzidas pelos raios cósmicos, que os dotaram de incríveis poderes.
Reed Richards conseguia agora esticar o seu corpo e membros como se de um elástico humano se tratasse; Susan Storm conseguia ficar invisível; Johnny Storm incendiava-se e conseguia voar; Ben Grimm, o menos afortunado do grupo, teve o seu corpo recoberto por uma densa camada rochosa e era senhor de uma força descomunal.
Note-se como os poderes de cada membro do Quarteto Fantástico correspondem aos quatro elementos primordiais estabelecidos pela Filosofia grega clássica: Terra (Coisa), Ar (Mulher Invisível), Fogo (Tocha Humana) e Água (Senhor Fantástico).

Terra, Ar, Fogo e Água.
Os 4 elementos primordiais estão representados no Quarteto Fantástico.
Apesar de ter decidido usar as suas habilidades em prol da Humanidade, o Quarteto Fantástico sempre se considerou mais uma família de cientistas e exploradores do que uma equipa de super-heróis. Foi Reed quem, por exemplo, descobriu a Zona Negativa, uma dimensão paralela composta por antimatéria, mas com uma atmosfera respirável que permite ao grupo visitá-la com regularidade.
Em todo o caso, o financiamento das atividades do Quarteto advém das inúmeras patentes registadas por Reed ao longo dos anos. Uma das mais lucrativas diz respeito às moléculas instáveis, usadas na confeção dos uniformes usados pelo grupo devido à sua capacidade de adaptação aos poderes de cada membro. É graças a elas que, por exemplo, o traje do Tocha Humana não arde sempre que ele se incendeia.
Para estes argonautas do impossível, habituados a viverem epopeias que desafiam os limites da imaginação e a contemplar as maiores maravilhas e horrores que o Universo tem para oferecer, viagens extradimensionais ou encontros com entidades cósmicas de incomensurável poder são apenas mais um dia no escritório.

Família alargada

À imagem e semelhança de qualquer outra família, o Quarteto Fantástico sofreu diversas reconfigurações no decurso dos anos. Em qualquer uma das suas formações, o grupo provou no entanto que o todo consegue ser maior do que a soma das partes, e soube sempre dar resposta coesa aos desafios que lhe foram sendo apresentados.
O seu núcleo duro é composto por quatro personalidades tão distintas entre si como as quatro estações do ano o costumavam ser antes de as alterações climáticas as baralharem. Fiquemos agora a conhecê-las um pouco melhor, assim como alguns apontamentos curiosos sobre cada um dos Quatro Fantásticos:

*Senhor Fantástico: Génio científico, Reed Richards representa a figura paterna do grupo, com perfil condizente: pragmático, autoritário e, não raro, enfadonho. Reed recrimina-se pelo fiasco da sua missão espacial e, particularmente, pela horrenda transformação do seu velho amigo Ben Grimm.
Capaz de esticar, deformar ou expandir o seu corpo em qualquer forma concebida pela sua imaginação, os seus poderes elásticos foram inspirados nos de Plastic Man (antiga propriedade da Quality Comics, agora detida pela DC). Apesar do seu Q.I. estratosférico, Reed tende a ser socialmente inábil e reprovou quatro vezes no seu exame de condução. Tem como passatempo preferido corrigir as teses de outros cientistas de elevada craveira, em especial as de Stephen Hawking.

Mister Fantastic (Reed Richards) by Ron Frenz #RonFrenz #MisterFantastic #ReedRichards #FantasticFour #FF #FutureFoundation #Avengers #Defenders #Illuminati
Reed Richards, o cérebro do grupo.

*Mulher Invisível: Única representante do belo sexo no conjunto, Susan Storm agrega os papéis tradicionalmente reservados às mulheres: esposa, mãe e amiga. Stan Lee concedeu-lhe o dom de manipular a luz para se tornar invisível porque não apreciava a ideia de ter um clone da Mulher-Maravilha a distribuir porrada. Preferindo, ao invés, criar uma contraparte feminina do Homem Invisível imaginado por H.G. Wells em 1897.
Nos anos 80 do século passado, durante a aclamada fase da autoria de John Byrne, Susan Storm ganharia a capacidade adicional de gerar campos de força invisíveis, usados tanto para efeitos defensivos como ofensivos. Pela mão do autor canadiano, Susan tornar-se-ia simultaneamente uma mulher independente e o membro mais poderoso da equipa.
Em harmonia com os costumes da época em que foi criada, Susan foi inicialmente retratada como modelo, mas um retcon conferiu-lhe um doutoramento numa área não especificada. Infeliz no seu casamento com Reed, viveu em tempos um tórrido affair com o Príncipe Submarino, do qual resultou o seu abandono temporário do grupo e consequente substituição pela Inumana Medusa.

Mulher Invisível
Susan Storm, a matriarca da Família Fundamental.
*Tocha Humana: Irmão mais novo de Susan Storm e benjamim do grupo, Johnny Storm foi agraciado com mimetismo pirocinético, ou seja, a capacidade de transformar o seu corpo em fogo. Em virtude disso, consegue voar e disparar rajadas incandescentes. A sua personalidade rebelde e impulsiva é em tudo semelhante à de um adolescente. Johnny ressente-se, por isso, de ser uma criança entre adultos, que nem sempre o levam a sério.Tem no Homem-Aranha um dos seus melhores amigos, apesar de a relação entre os dois ter começado com o pé esquerdo.
O seu nome e habilidades homenageiam o Tocha Humana da Idade de Ouro (prontuário disponível neste blogue), tendo mesmo Johnny chegado a adotar em tempos um uniforme idêntico ao do seu antecessor.
Uma vez que ao inflamar-se incinera todos os germes e bactérias presentes no seu corpo, Johnny não tem realmente necessidade de tomar banho ou escovar os dentes, ainda que não prescinda desses hábitos de higiene.

Human Torch of the Fantastic 4 (Marvel Comics) creating a 4 symbol in the sky
Johnny Storm, o eterno enfant terrible.

*O Coisa: Antigo colega de quarto dos tempos da faculdade e melhor amigo de Reed Richards, Ben Grimm não está ligado por qualquer grau de parentesco aos restantes membros do grupo. Representando, antes, uma espécie de tio por afinidade, daqueles que existem em quase todas as famílias.
Com uma personalidade decalcada da de Jack Kirby, Ben é temperamental e dono de um sentido de humor corrosivo. Apesar de amargurado pela impossibilidade de reverter a sua monstruosa aparência, o seu coração de manteiga faz dele o mais humano de todos os elementos que compõem a Família Fundamental, sendo por isso muito acarinhado pelos fãs.
À sua força descomunal (estima-se que conseguirá levantar, aproximadamente, 85 toneladas), o Coisa alia uma incrível resistência física e uma vontade inquebrantável. Judeu como Kirby, originalmente a sua aparência invocava a de um Golem - de acordo com o folclore hebraico, um gigante de pedra animado com recurso à magia. É também o alvo preferido das partidas do Tocha Humana, que se diverte com a sua crónica rabugice.

Ben Grimm, a alma e coração do Quarteto.
Da necessidade de substituir provisoriamente algum dos membros fundadores, resultou ao longo dos anos o recrutamento de vários integrantes temporários do Quarteto Fantástico. Foram os casos, por exemplo, da Inumana Cristalys (que ocupou a vaga da Mulher Invisível durante a primeira gravidez desta), de Medusa, ou ainda da Mulher-Hulk, que emprestou músculo à equipa durante o exílio autoimposto  do Coisa no final das primeiras Guerras Secretas.
No rescaldo da Guerra Civil (saga já aqui esmiuçada), também o Senhor Fantástico e a Mulher Invisível abandonaram o Quarteto, sendo respetivamente revezados pelo Pantera Negra e Tempestade.
Ainda que o grupo nunca tenha passado oficialmente a quinteto, em vários momentos da sua história contou, de facto, com cinco elementos. No rol de supletivos destacam-se, pela importância e duração das suas participações, Nova e Mulher-Coisa - ex-namoradas de Johnny Storm e Ben Grimm, respetivamente.
Houve ainda uma ocasião em que os quatro membros originais foram capturados por uma fugitiva Skrull, abrindo caminho a uma formação inédita composta por Hulk, Wolverine, Homem-Aranha e Motoqueiro Fantasma (Danny Ketch).


Em tempos, a Mulher-Hulk substituiu o Coisa.

Miscelânea

*O disforme regente de um império subterrâneo povoado por diferentes tipos de monstros, o Homem-Toupeira (Mole Man) foi o primeiro antagonista do Quarteto Fantástico, em Fantastic Four nº1;
*No âmbito de uma campanha promocional, em 1974 a Marvel lançou uma coleção de selos com as suas personagens mais emblemáticas. Distribuída em conjunto com as revistas mensais da editora, a coleção podia ser também adquirida por via postal. Cada um dos membros do Quarteto Fantástico teve direito a uma estampilha individual;


MVS page 3.jpg
O selo individual do Coisa na coleção lançada pela Marvel em 1974.
*Em 1980, John Byrne produziu uma edição especial de Fantastic Four para a Coca-Cola. A história seria, no entanto, vetada pelos executivos da empresa, que a consideraram demasiado violenta. Meses depois, a Marvel publicá-la-ia em Fantastic Four 220 e 221;
*Exercícios de metalinguagem e autorreferenciação eram frequentes nas histórias antigas do Quarteto Fantástico. No final dos anos 1960, por exemplo, o grupo vendeu os seus direitos de imagem à Marvel Comics, que os adaptou aos quadradinhos. Noutra ocasião, Stan Lee e Jack Kirby surgiram como coadjuvantes interagindo diretamente com as suas criações;
*Entre Reed Richards e Susan Storm existe uma considerável diferença de idades. Consoante a fonte consultada, a mesma varia entre os dez e os vinte anos. Ironicamente, na última aventura cinematográfica da Primeira Família de Heróis (vide texto seguinte), Kate Mara - atriz que sucedeu a Rebecca Staab e Jessica Alba no papel de Mulher Invisível - era quatro anos mais velha do que Milles Teller, a quem coube interpretar o Senhor Fantástico;
*Todos os membros do Quarteto Fantástico já passaram, em algum momento, pelas fileiras dos Vingadores, bem como de outros contingentes heroicos;
*Nos primórdios da sua carreira heroica, o Homem-Aranha procurou ingressar no Quarteto Fantástico, desistindo desse intento ao ser informado que não seria remunerado. As suas recorrentes colaborações com o grupo fariam porém dele uma espécie de quinto elemento oficioso. Em 2011, após a aparente morte do Tocha Humana, o Escalador de Paredes, acedendo ao último pedido do amigo, juntou-se à Fundação Futuro, organização filantrópica herdeira direta do Quarteto;
*No Brasil, a Primeira Família de Heróis debutou em 1969, na revista do Demolidor publicada pela EBAL. No ano seguinte ganharia título próprio, dando sequência às histórias iniciadas na série do Homem Sem Medo. Seguiu-se uma breve passagem pela GEA antes do regresso da equipa à EBAL, em finais de 1973. Durante essa fase, as histórias do Quarteto foram insertas na revista do Homem-Aranha. Na viragem da década de 1980, o grupo seria sucessivamente relançado em título próprio pela Bloch e RGE. Em 1983, foi a vez de a Abril adquirir os direitos do Quarteto Fantástico, os quais conservaria até 2000. Atualmente, é a Panini a sua detentora em Terras Tupiniquins. Já na pequena paróquia atlântica povoada pelos descendentes de Viriato, o grupo estreou-se em 1972, sob os auspícios da Palirex, na Série Fantástica. Nesse mesmo ano teria direito a título próprio: Os 4 Fantásticos  (nomenclatura que seria mantida pela Agência Portuguesa de Revistas até meados da década seguinte);

A série quinzenal a preto branco dos 4 Fantásticos editada pela Palirex.

Noutros media

Com forte penetração no segmento audiovisual refletindo a sua popularidade na banda desenhada, o Quarteto Fantástico protagonizou, até ao momento, quatro séries animadas e outros tantos filmes em ação real.
A transição do grupo para o pequeno ecrã verificou-se em 1967, ano em que o canal ABC exibiu Fantastic Four, produzida pela Hanna-Barbera e com desenhos de Alex Toth. Mais de uma década volvida, em 1978, a Primeira Família de Heróis regressaria à TV, desfalcada porém de um dos seus membros. Nessa segunda série animada saída dos estúdios DePatie-Freleng, o robô H.E.R.B.I.E. fez as vezes do Tocha Humana, cujos direitos haviam sido vendidos pela Marvel para um filme a solo nunca produzido.
Com introduções de Stan Lee e inserida no bloco The Marvel Action Hour, a terceira série animada do Quarteto Fantástico, outra vez titulada simplesmente Fantastic Four, manteve-se no ar entre 1994 e 1996. A reboque do filme lançado no ano anterior, em 2006 a última incursão do grupo no campo da animação - Fantastic Four: World's Greatest Heroes - teve a chancela da Moonscoop.

The 1967 series
A primeira série animada do Quarteto foi produzida pela Hanna-Barbera em 1967.
Oficialmente, a estreia cinematográfica do Quarteto Fantástico ocorreu em 2005, com o lançamento da longa-metragem epónima dirigida por Tim Story e com Ioan Gruffudd, Jessica Alba, Chris Evans e Michael Chiklis a interpretarem, respetivamente, Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e O Coisa. Apesar da reação morna da crítica e dos fãs, o filme daria, dois anos depois, origem à sequela Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer.
Estas duas adaptações oficiais do grupo ao grande ecrã foram, todavia, precedidas de uma longa-metragem apócrifa produzida em 1994. Dirigida por Roger Corman, cineasta especializado em filmes de baixo orçamento, Fantastic Four nunca chegaria às salas de cinema ou sequer seria distribuído no circuito vídeo, na medida em que serviu exclusivamente para que a Constantin Films conservasse os direitos das personagens, adquiridos à Marvel Comics em meados da década anterior.
Em resposta ao débil desempenho comercial de Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer, em 2015 foi lançado um reboot da franquia. Com realização a cargo de Josh Trank, Fant4stic contou com Milles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan e Jamie Bell nos principais papéis, sendo baseado na versão Ultimate do grupo. Desmantelado pela crítica, o filme soçobrou nas bilheteiras e é considerado por muitos fãs um dos piores dentro do género super-heroico.

Os filmes do Quarteto Fantástico ainda não convenceram os fãs.
Na sequência da aquisição da 21st Century Fox (detentora dos direitos cinematográficos do Quarteto Fantástico) pela Disney (proprietária dos Estúdios Marvel), em março deste ano, é expectável que, a exemplo do que já sucedeu com o Homem-Aranha, a Primeira Família de Heróis venha, num futuro próximo, a ser integrada no MCU.
Além dos filmes, séries animadas e jogos de vídeo, o Quarteto Fantástico deu também origem, em 1975, a um folhetim radiofónico. Apesar da sua curta duração, o projeto - que revisitava as histórias iniciais do grupo em episódios de 5 minutos - contava com a narração do próprio Stan Lee e ajudou a celebrizar o então desconhecido Bill Murray, ator escolhido para emprestar voz ao Tocha Humana.

The Fantastic Four returns to monthly comics in August, 2018.
Estará a Família Fundamental a caminho do MCU?
transparent background