13 junho 2019

GALERIA DE VILÕES: SINESTRO


  Antes de cair em desgraça foi o Lanterna Verde supremo e teve o igualmente lendário Hal Jordan como discípulo. À frente da sua Tropa Amarela, desfraldou a bandeira do medo sobre o Universo que sonha moldar à sua imagem.

Denominação original: Sinestro
Licenciadora: Detective Comics (DC)
Criadores: John Broome (história) e Gil Kane (arte conceptual)
Estreia: Green Lantern Vol.2 nº7 (agosto de 1961)
Identidade civil: Thaal Sinestro
Espécie: Korugariano 
Local de nascimento: Korugar City (capital do planeta Korugar, no Setor Espacial 1417)
Parentes conhecidos: Arin Sur (esposa, falecida), Soranik Natu (filha), Abin Sur (cunhado, falecido) e Amon Sur (sobrinho)
Ocupação: Ex-arqueólogo, ex-Lanterna Verde e ex-ditador, é como líder da Tropa Sinestro (vulgo Lanternas Amarelos) que dá agora prossecução às suas atividades de terrorista intergaláctico. 
Base operacional: Durante o seu tempo ao serviço da Tropa dos Lanternas Verdes, Sinestro encontrava-se aquartelado no planeta Oa, lar dos Guardiões do Universo, e tinha a seu cargo o policiamento do Setor Espacial 1417. Desde o fim do seu exílio em Qward, no Universo de Antimatéria, tem privilegiado a itinerância. Num passado recente, a gigantesca estação de combate conhecida como Mundo Bélico (anteriormente controlada por Mongul) serviu-lhe de base móvel.
Afiliações: Ex-membro da Tropa dos Lanternas Verdes, da Sociedade Secreta de Supervilões e da Liga da Injustiça, é líder e fundador da Tropa Sinestro.
Némesis: Lanterna Verde Hal Jordan (e, por extensão, toda a Tropa Esmeralda) 
Poderes e parafernália: Extremamente inteligente e astuto, mesmo desprovido do seu anel Sinestro é um adversário de respeito. Não só porque é um líder nato e um estrategista brilhante, mas porque aparenta possuir o dom natural de intuir o medo alheio, o qual usa para vergar os seus oponentes. É também esse dom que parece explicar a sua capacidade para estabelecer uma espécie de vínculo psíquico com os seus correlegionários da Tropa Sinestro.
Mais impressionante ainda é a sua vontade inquebrantável, sem paralelo em qualquer outra criatura senciente no Universo. Diagnóstico feito pelo próprio Ion, o avatar da Força de Vontade no Espectro Emocional (ver Miscelânea) e fonte de poder dos Lanternas Verdes.
É, porém, no seu anel energético - duplicata perfeita daqueles que são usados pelos Lanternas Verdes - que Sinestro tem a sua mais formidável arma. Graças a ele consegue, entre muitas outras coisas, gerar campos de força, projetar e absorver energia ou criar construtos de luz sólida cuja forma e funcionalidades dependem apenas da sua imaginação.
O anel permite-lhe, ademais, sobreviver em qualquer atmosfera, voar à velocidade da luz, curar-se e até viajar no tempo. Acresce ainda o facto de a sua luz amarela anular o poder dos anéis dos Lanternas Verdes.
Todas essas habilidades são potenciadas quando Sinestro serve de hospedeiro a Parallax, a entidade que incorpora o Medo. Quando isso acontece, Sinestro raia a transcendência, adicionando a manipulação da realidade ao seu índice de poderes.

Imagem relacionada
Graças à sua desmesurada força de vontade,
Sinestro consegue criar os anéis energéticos que apetrecham a tropa com o seu nome.
Fraquezas: Estribado na sua superioridade moral, Sinestro está convicto da benevolência das suas ações e despreza quem as contesta. A húbris é, de resto, a sua principal fraqueza e foi à conta dela que averbou múltiplas derrotas no passado. 
No entanto, também o seu anel energético possui limitações. Desde logo a necessidade de recarregamento a cada 24 horas ou sempre que a sua energia se esgota. Ao que se soma a sua ineficácia contra os portadores da luz azul que, no Espectro Emocional, representa a Esperança. Os Lanternas Azuis (atualmente resta apenas um, o Santo Andarilho) conseguem expurgar as emoções negativas, como o medo ou a ira, desabilitando dessa forma os anéis que por elas são energizados.

Segredos sinistros

Com os leitores rendidos à gesta intergaláctica do novíssimo Lanterna Verde, demorou precisamente um ano para o herói ser apresentado àquele que seria doravante o seu némesis. Com a assinatura de John Broome e Gil Kane - criadores do Gladiador Esmeralda - Sinestro fez a sua estreia em agosto de 1961, nas páginas de Green Lantern Vol.2 nº7. E logo tratou de mostrar ao que vinha.
Com efeito, Sinestro era ele próprio um Lanterna Verde renegado com desejos de vingança em relação aos seus antigos mestres, os Guardiões do Universo.
Cinéfilo assumido, John Broome sugeriu a Gil Kane que usasse o ator britânico David Niven (celebrizado, entre outros, pelo seu papel no primeiro filme da Pantera Cor de Rosa) como modelo para a aparência do vilão.
Originalmente, Sinestro era já um Lanterna Verde caído em desgraça e portador de um anel de luz amarela quando pela primeira vez cruzou o caminho de Hal Jordan. Esse e outros elementos (como a existência de uma irmã) tornar-se-iam apócrifos após Crise nas Infinitas Terras. Foi, pois, com recurso à continuidade retroativa que Sinestro se tornou mentor de Hal Jordan na Tropa dos Lanternas Verdes. À parte essas nuances, a origem do Mestre do Medo permaneceu praticamente inalterada até aos nossos dias.

Sinestro teve como modelo David Niven (em baixo) e debutou em
Green Lantern Vol.2 nº7 (1961).

Resultado de imagem para david niven




Nascido no longínquo planeta Korugar, no Setor Espacial 1417, à medida que crescia Sinestro desenvolveu uma obsessão pelo passado. A mesma que, na juventude, o levou a estudar ardorosamente Arqueologia.
Certo dia, quando se encontrava a reconstruir umas antigas ruínas, Sinestro testemunhou a queda de uma espaçonave. Chegado ao local do despenhamento, deparou-se com um alienígena gravemente ferido entre os destroços do veículo acidentado.
A criatura, de nome Prohl Gosgotha, explicou que fazia parte da força policial intergaláctica conhecida como Tropa dos Lanternas Verdes antes de repassar o seu anel a Sinestro, para que este pudesse enfrentar o seu atacante.
Antes que Sinestro conseguisse processar toda aquela informação, uma segunda personagem entrou em cena: um Armeiro de Qward. Originários do Universo de Antimatéria (negativo da nossa realidade), a cultura dos Armeiros, povo de cientistas e soldados, é totalmente baseada na guerra. O que faz deles inimigos jurados da Tropa dos Lanternas Verdes.
Ao enfiar instintivamente o anel no seu dedo, Sinestro teve a sua indumentária transformada num elegante uniforme verde. Sinestro intuiu rapidamente o modo de funcionamento da bijutaria e, dando mostras de uma extraordinária força de vontade, usou-a para neutralizar o Armeiro.
Quando, porém, o agonizante Prohl Gosgotha lhe pediu o anel de volta para cicatrizar os seus ferimentos, Sinestro recusou fazê-lo. Fascinado pelas potencialidades daquela que percebeu ser uma das mais poderosas armas do Universo, assistiu impávido à morte do seu antigo usuário, para assim poder tomar o seu lugar.
Sinestro seria pouco tempo depois contactado por Abin Sur, que o escoltou ao planeta Oa, lar dos Guardiões do Universo e quartel-general da Tropa dos Lanternas Verdes. Abin Sur tinha por missão policiar o Setor Espacial 2814 (ao qual pertence a Terra) e os dois rapidamente ficaram amigos. Uma amizade que se transformaria em laços familiares quando Sinestro desposou a irmã de Abin Sur. Escusado será dizer que tanto o cunhado como os Guardiões do Universo ignoravam as circunstâncias em que Sinestro se apropriara do anel.
Após jurar fidelidade aos preceitos da Tropa Esmeralda, Sinestro foi oficialmente designado Lanterna Verde do Setor Espacial 1417, substituindo o malogrado Prohl Gosgotha na proteção de Korugar. A sua coragem e eficiência depressa fizeram dele o melhor dos Lanternas Verdes, idolatrado pelos seus camaradas na exata medida em que era temido pelos seus inimigos.

Imagem relacionada
Criadores da Tropa dos Lanternas Verdes,
 os Guardiões do Universo ignoravam os pecados de Sinestro.
Sinestro usou então o quase ilimitado poder do seu anel para transformar o seu mundo natal num paraíso. Um paraíso livre de crime e desordem, mas de onde a própria liberdade foi aos poucos sendo expulsa. Embora se visse a si mesmo como um messias, aos olhos do seu povo Sinestro era um odioso tirano.
Cada vez mais crítico dos métodos obsoletos da Tropa dos Lanternas Verdes, Sinestro começou a incutir a sua filosofia totalitária aos novos recrutas. Quando, em consequência da morte de Abin Sur, Hal Jordan se tornou no primeiro terráqueo a ingressar nas fileiras da Tropa Esmeralda, os Guardiões do Universo incumbiram Sinestro de treiná-lo.
À semelhança do que acontecera com Abin Sur, Sinestro depressa travou amizade com Hal Jordan, em quem descortinava grande potencial. Tanto assim que o convidou a visitar Korugar, onde, segundo dizia, era reverenciado pelo seu povo. A verdade viria, contudo, a revelar-se muito diferente.
Em Korugar, Hal Jordan ficou aterrado com o nível de medo e opressão impostos por Sinestro aos seus compatriotas. Destapava-se enfim o poço de morte e corrupção onde jaziam os cadáveres e os pecados da sangrenta demanda de Sinestro.
Incapaz de persuadir Sinestro da iniquidade das suas ações, a Hal Jordan não restou outra alternativa senão denunciá-lo aos Guardiões do Universo.
Julgado em Oa pelos seus crimes, Sinestro foi expropriado do seu anel energético e banido para o Universo de Antimatéria. Para a sua condenação foi crucial o depoimento de Hal Jordan, uma "traição" que o Mestre do Medo nunca perdoaria.

Resultado de imagem para green lantern sinestro and the guardians of the universe
Sinestro foi instrutor de Hal Jordan,
 o primeiro humano admitido na Tropa dos Lanternas Verdes.
O exílio de Sinestro no Universo de Antimatéria não surtiu, todavia, o efeito desejado. Contra todas as expectativas, o antigo Lanterna Verde firmou uma aliança com os Armeiros de Qward, tirando proveito do ressentimento mútuo em relação aos Guardiões do Universo.
Apostados em fazer de Sinestro o seu instrumento de vingança, os Armeiros de Qward forjaram-lhe um novo anel energizado pelo Medo. Nascia assim o primeiro Lanterna Amarelo do Universo.
De regresso ao nosso Universo, Sinestro depressa se tornou o maior adversário da Tropa dos Lanternas Verdes. Sucedendo-se os duelos com o seu antigo pupilo, Hal Jordan, dos quais o Mestre do Medo saiu invariavelmente derrotado.

Resultado de imagem para weaponers of qward

Nos Armeiros de Qward (cima),
Sinestro encontrou aliados improváveis, e em Hal Jordan o seu eterno rival.
Dado como morto incontáveis vezes, numa dessas ocasiões Sinestro logrou transferir a sua essência para o interior da Bateria Central de onde provém a energia dos anéis dos Lanternas Verdes. E que servia também de prisão a Parallax, a entidade cósmica que incorpora o Medo. Voluntariando-se para servir-lhe de hospedeiro, Sinestro usou o formidável poder da criatura para dizimar boa parte da Tropa Esmeralda antes de ser novamente detido por Hal Jordan.
Percebendo que nem mesmo ele conseguiria derrotar a Tropa dos Lanternas Verdes sozinho, cuidou então de formar o seu próprio exército composto por alguns dos mais implacáveis guerreiros do Universo.
Sob o estandarte do Medo, os Lanternas Amarelos propõem-se impor a ordem por todos os meios necessários - incluindo a força letal. Tão temida quanto admirada, a Tropa Sinestro não mais cessou de disputar à sua congénere esmeralda a hegemonia no policiamento do Cosmos.
Em lados opostos da barricada, Sinestro e Hal Jordan continuam a defender aquilo em que acreditam, sem nunca esquecer a amizade que, em tempos, os uniu.

Imagem relacionada
A Tropa Sinestro usa o medo na sua cruzada pela ordem universal.

Miscelânea

*Apesar de ter sido introduzido na Idade de Prata e de ser um dos mais célebres supervilões dos quadradinhos, só em 2010 foi revelado o nome completo de Sinestro. Durante a saga A Noite Mais Densa (Blackest Night), Sinestro fundiu-se com a Entidade (personificação senciente da Vida), para combater Nekron, avatar da Morte e fonte do poder dos Lanternas Negros. Em resultado desse processo, Sinestro tornou-se o primeiro Lanterna Branco, cujo anel energético o identificou da seguinte forma: "Thaal Sinestro de Korugar, o Destino espera-te.";

thaal sinestro

sinestro white lantern
A revelação do nome completo de Sinestro
 e a sua transformação no primeiro Lanterna Branco.
*Dada a proximidade fonética do seu nome com "sinister" (palavra latina para "esquerdino"), Sinestro é habitualmente retratado como  canhoto - característica conotada, na época medieval, com profanidade;
*Entre junho de 2014 e julho de 2016, Sinestro estrelou o seu próprio título mensal em terras do Tio Sam. Nesse ínterim protagonizou igualmente dois volumes especiais: Sinestro: Futures End (2014) e Sinestro Annual nº1 (2015). Lançadas no âmbito de Os Novos 52, essas iniciativas editoriais objetivaram apresentá-lo como um anti-herói;
*Em algumas histórias, o antecessor de Sinestro na Tropa dos Lanternas Verdes surge identificado, não como Prohl Gosgotha, mas como Jewelius Blak. Curiosamente, a criação deste último precedeu em onze anos (1988 e 1999, respetivamente) a do primeiro;
*Malgrado as suas apregoadas boas intenções, Sinestro é reputado de tirano e assassino mesmo nos setores espaciais mais recônditos do Universo conhecido, o que lhe valeu ser cognominado de Maligno (Wicked no original);
*Antes da sua expulsão da Tropa dos Lanternas Verdes, Sinestro autoproclamara-se ditador vitalício de Korugar;
*O símbolo da Tropa Sinestro representa a bocarra escancarada de Parallax pronta a devorar todos aqueles que sucumbem ao medo que a entidade corporiza;
*O Espectro Emocional que rege o Universo DC é composto pelas sete cores do arco-íris, representando outras tantas emoções. Assim, ao azul corresponde a Esperança, ao verde a Força de Vontade, ao amarelo o Medo, ao laranja a Cobiça, ao violeta o Amor, ao vermelho a Ira e ao índigo a Compaixão. A elas somam-se ainda o branco (Vida) e o preto (Morte), sendo cada cor regida por uma entidade que incorpora a respetiva emoção e a representa fisicamente. Entidades essas que são tão antigas como o próprio Universo;

Imagem relacionada



No Espectro Emocional, o amarelo representa o Medo, incorporado por Parallax (cima).
*"No dia mais sombrio, na noite mais brilhante / Sente os teus medos tornarem-se luz cortante. / Todo aquele que a ordem tentar perturbar / Arderá em chamas quando o poder de Sinestro enfrentar". É este o juramento solene que os Lanternas Amarelos têm de recitar quando recebem os seus anéis, ou de cada vez que têm de recarregá-los;
*Surpreendentemente, apesar da eterna rivalidade que acalentam e das incontáveis vezes que se defrontaram em batalhas potencialmente fatais, Sinestro continua a considerar Hal Jordan um amigo. Desconhece-se, porém, se a recíproca é verdadeira, ainda que alguns indícios apontem nesse sentido. Uma relação muito semelhante àquela que é mantida pelo Professor X e Magneto, na Marvel;
*É possível traçar vários paralelismo entre a origem de Sinestro e a de Lúcifer, o Anjo Caído. Ambos foram outrora os favoritos dos seus criadores, caíram em desgraça devido à sua rebeldia, preferem governar a servir, comandam os seus próprios exércitos e sonham moldar o Universo à sua imagem;
*Entalado entre Adão Negro (DC) e Caveira Vermelha (Marvel), Sinestro ocupa desde 2009 o 15º lugar na lista dos cem melhores vilões de banda desenhada organizada pelo site IGN.

Será Sinestro uma alegoria luciferina? 

Noutros media

Desde 1978 que Sinestro, ao abrigo do seu duplo estatuto de arqui-inimigo de Hal Jordan e da Tropa dos Lanternas Verdes, vem sendo presença assídua no segmento audiovisual. Nesse ano o vilão exorbitou pela primeira vez os quadradinhos, estreando-se em Challenge of the Super Friends, série de animação baseada na Liga da Justiça e produzida pelos estúdios Hanna-Barbera. Tal como na banda desenhada, Sinestro detinha a capacidade viajar a seu bel-prazer para o Universo de Antimatéria.
Em 1979, Sinestro participou pela primeira vez numa produção em ação real. Em Legends of the Superheroes, minissérie televisiva em dois episódios, o vilão foi interpretado pelo ator cómico Charlie Callas.
Antagonista recorrente num sortido de animações baseadas no Universo DC, foi naquelas que tiveram o Lanterna Verde como protagonista - Green Lanterna: First Flight (2009) e Green Lantern: Emerald Knights (2011) - que Sinestro teve,  naturalmente, maior destaque.
Ao cinema Sinestro chegaria em 2011, ano em que foi lançada a primeira - e, até à data, única - longa-metragem do Lanterna Verde. Interpretado pelo britânico Mark Strong numa trama decalcada da origem clássica do herói, Sinestro surge ainda como um arrogante, porém eficiente, oficial da Tropa Esmeralda descrente nas capacidades de Hal Jordan e no discernimento dos Guardiões do Universo para fazer face às ameaças rondam o Cosmos.

Imagem relacionada

Resultado de imagem para green lantern movie 2011 sinestro
Sinestro em Challenge of the Super Friends (cima)
e interpretado por Mark Strong no filme do

Lanterna Verde de 2011.