23 setembro 2019

GALERIA DE VILÕES: DOUTOR DESTINO


  Déspota esclarecido de rosto e alma desfigurados, acredita ser seu destino manifesto conquistar o mundo. Enquanto esse dia não chega, governa com pulso férreo a sua Latvéria natal e sonha com a destruição do Quarteto Fantástico. 

Denominação original: Doctor Doom
Editora: Marvel Comics
Criadores: Stan Lee (história) e Jack Kirby (arte conceptual)
Estreia: Fantastic Four nº5 (julho de 1962)
Identidade civil: Victor von Doom
Espécie: Humano
Local de nascimento: Um acampamento cigano nos arredores de Hassenstadt, capital da Latvéria.
Parentes conhecidos: Werner e Cynthia von Doom (pais, falecidos); Boris (pai adotivo e tutor); Krystoff Vernard (filho adotivo); Caroline le Fay (filha); Alexander Flynn (presumível filho).
Ocupação: Cientista, feiticeiro, inventor, monarca da Latvéria e aspirante a conquistador mundial.
Base operacional: Castelo do Destino (Latvéria) e Embaixada da Latvéria nos EUA (Nova Iorque).
Afiliações: Ex-líder do Clã Zéfiro; ex-membro da Cabala, dos Cavaleiros da Távola Redonda Atómica e da Fundação Futuro.
Némesis: Quarteto Fantástico (particularmente, o seu líder Reed Richards).
Poderes e parafernália: A despeito de todo o poderio bélico da sua armadura, a arma mais poderosa do Doutor Destino é a sua mente prodigiosa. Polímato e génio científico, Victor von Doom é, indubitavelmente, um dos homens mais inteligentes à face da Terra. Física, Robótica e Bioquímica são algumas das áreas em que é proficiente.
Uma das maiores façanhas científicas do Doutor Destino consistiu em reverter Ben Grimm (o Coisa, do Quarteto Fantástico) à forma humana - algo que Reed Richards apenas lograra fazer temporariamente.
Ao longo da sua carreira vilanesca, o Doutor Destino inventou uma panóplia de dispositivos, incluindo espaçonaves, uma máquina do tempo (a única funcional em todo o mundo) e uma vasta gama de robôs. De entre estes, os mais formidáveis são os Destinobôs (Doombots, no original), exatas réplicas mecânicas do seu criador equipadas com uma sofisticadíssima inteligência artificial. É a eles que o vilão recorre quando não pode estar presente num determinado local, ou quando deseja salvaguardar a sua integridade física. Muitas das aparentes ressurreições do Doutor Destino ficaram na verdade a dever-se ao uso destes seus sósias robóticos.
Além dos Destinobôs, Victor von Doom criou também os Servo-guardas, autómatos dotados de grande poder de fogo  responsáveis pela manutenção da lei e da ordem em território latveriano. E que, não raro, são usados pelo seu criador para reprimir focos de rebelião.

Resultado de imagem para doctor doom time machine
A plataforma temporal do Dr. Destino
 é a coqueluche das suas invenções.
Fazendo a síntese perfeita entre Ciência e Magia, o Doutor Destino é também um poderoso feiticeiro. Autodidata nas artes arcanas, expandiu os seus poderes místicos enquanto discípulo e amante de Morgana le Fay. Teletransporte, manipulação elemental, absorção de energia e convocação de demónios fazem parte do seu extenso índice de habilidades. Quando o Doutor Estranho renunciou temporariamente ao cargo de Mago Supremo, considerou Victor von Doom como um dos mais fortes candidatos a suceder-lhe.
Por intermédio do simples contacto visual, o Doutor Destino consegue transferir a sua consciência para qualquer indivíduo. Talento apreendido durante o cativeiro que lhe foi imposto pela raça alienígena conhecida como Ovoides, e que lhe tem servido amiúde para escapar de todo o tipo de armadilhas e prisões.

Resultado de imagem para marvel comics doom bots
Destino e os seus Destinobôs.
Confecionada com titânio e alimentada por um minirreator nuclear, a armadura do Doutor Destino incrementa a sua força e resistência a níveis sobre-humanos. Embora, por regra, o vilão prefira evitar o confronto direto com adversários de maior poderio físico, o exoesqueleto de von Doom já resistiu aos brutais golpes do Coisa e do Incrível Hulk. Conferindo-lhe também proteção eficaz  contra ataques psiónicos e manipulação da matéria.
A armadura do Doutor Destino incorpora ainda um extenso arsenal hi-tech, designadamente um gerador interno de campos de força e luvas que disparam lasers e rajadas concussivas. Equipado com um sistema de reciclagem de ar, água, energia e alimentos, o traje é autossuficiente. Permitindo, dessa forma, ao seu usuário sobreviver no espaço sideral ou em ambiente subaquático durante consideráveis períodos de tempo.
Mesmo quando privado da sua armadura, o Doutor Destino é um exímio lutador, mestre em diferentes artes marciais. Numa ocasião, matou com as próprias mãos um leão de uma espécie protegida apenas porque desejava testar as suas capacidades no combate desarmado.
Enquanto monarca absoluto da Latvéria, o Doutor Destino detém o controlo total sobre os recursos naturais do país, bem como sobre a sua indústria e forças armadas. Quem o desafia terá, pois, de estar preparado para enfrentar não apenas um homem mas toda uma nação.

Fraquezas: É na arrogância do Doutor Destino que reside a sua principal fraqueza. Em última análise, o vilão é incapaz de admitir os próprios erros, preferindo, ao invés, culpar terceiros pelos seus fracassos.
Ainda que a elevada consideração em que tem a sua pessoa seja justificada, Victor von Doom recusa-se sistematicamente a aceitar que outrem possa ter maior clarividência do que ele em relação a determinada situação. O seu ego insuflado torna-o, pois, permeável a manipulações por parte de quem consegue tirar proveito da empáfia que o caracteriza.
Certa vez, o Homem-Aranha obteve a assistência do Doutor Destino na reparação de tecnologia alienígena, invocando simplesmente a suposta inépcia de Reed Richards para fazê-lo. A velha rivalidade pessoal com o líder do Quarteto Fantástico assenta, com efeito, numa disputa do foro intelectual. Com von Doom a não olhar a meios para demonstrar a sua superioridade no campo científico - algo que, até hoje, não conseguiu fazer.
O pacto faustiano que Destino celebrou em tempos com Mefisto tem servido, outrossim, para expor as limitações do soberano da Latvéria no que à feitiçaria diz respeito. Todos os anos von Doom convoca o Príncipe das Trevas, que, respeitando o previamente estipulado, lhe concede a oportunidade de resgatar a alma da sua falecida mãe das profundezas do Inferno. E todos os anos Destino fracassa miseravelmente. A cada novo fracasso diminuindo a deferência dos seus súbditos para com ele.

Duelo entre duas mentes brilhantes que não dispensam
 a força dos punhos para fazer valer os seus argumentos.

Retrato de um déspota

Como tantas outras personagens icónicas surgidas durante a Idade de Prata da banda desenhada, o Doutor Destino teve a assinatura de Stan Lee e Jack Kirby, os demiurgos da Casa das Ideias.. Com a série mensal do Quarteto Fantástico em alta, era chegado o momento de introduzir um antagonista capaz de testar os limites do grupo.
Devido à sua eloquente simplicidade e à terrífica ameaça implícita, Doctor Doom (também traduzível como Doutor Fatal) foi o nome escolhido por Stan Lee para crismar o novo vilão. Para cuja conceção visual Jack Kirby usou a tradicional representação da Morte como modelo. Foi, pois, essa a razão para a inclusão de um manto com capuz no respetivo figurino. A ideia era acentuar a natureza tétrica e desumana do Doutor Destino,  de modo a que a simples menção do seu nome bastasse para instilar medo nos corações dos seus inimigos.
Com o seu passado e motivações envoltos em mistério, o Doutor Destino fez a sua estreia em julho de 1962, nas páginas de Fantastic Four nº5. Nessa sua primeira aparição, o vilão capturou a Mulher Invisível, usando-a como refém para obrigar o Quarteto Fantástico a embarcar numa viagem ao passado. O objetivo era roubar o tesouro encantado do pirata Barba Negra, que o ajudaria a conquistar o mundo. Esse seria, de resto, o seu mais recorrente desígnio, porém nunca alcançado.

Resultado de imagem para fantastic four vol. 1 #5
O Quarteto Fantástico à mercê do Dr. Destino em Fantastic Four nº5 (1962).
Após esse primeiro embate com o Quarteto Fantástico, o Doutor Destino tornou-se presença assídua nas histórias do grupo, sendo rapidamente elevado ao estatuto de seu arqui-inimigo. Facto a que não foi alheia a predileção de Stan Lee pela personagem. Entre a multidão de supervilões criados pelo saudoso Papa da Marvel, Destino era assumidamente o seu favorito.
No entanto, apenas dois anos após o debute do Doutor Destino a sua origem seria finalmente revelada. Em Fantastic Four Annual nº2 (setembro de 1964), os leitores ficaram a conhecer um pouco melhor o homem por detrás da máscara de ferro.
Dono de uma personalidade complexa e multifacetada, não é claro se o Doutor Destino é intrinsecamente cruel, ou se essa crueldade é fruto de uma vida marcada pela tragédia e solidão. Tal como o seu rosto, também a sua alma foi desfigurada.
Apesar disso, o vilão pauta sempre as suas ações por um estrito código de honra. Ao abrigo dele, Destino já poupou a vida a adversários que respeita, por estes se encontrarem enfraquecidos ou em enorme desvantagem. No seu entendimento, uma vitória obtida nessas circunstâncias seria desprovida de significado. Chegando mesmo ao ponto de interceder a favor do Quarteto Fantástico quando este se encontrava à mercê de um qualquer inimigo mais poderoso. Não por compaixão (embora também a demonstre ocasionalmente), mas pela sua obstinação de ser ele o carrasco da equipa liderada pelo seu velho rival.



Resultado de imagem para marvel comics death entity
A Morte inspirou o visual do Dr. Destino.
Líder carismático, o Doutor Destino absorve a admiração de todos os que o rodeiam, mesmo dos seus adversários. Avesso a alianças, nas raras ocasiões em que se associou a terceiros fê-lo apenas para obter ganhos pessoais, ou para enfrentar ameaças que o transcendiam.
Apesar da sua reputação de implacável, o Doutor Destino preocupa-se genuinamente com o bem-estar dos seus súbditos, contanto que estes o reverenciem incondicionalmente. Certa vez submeteu-se voluntariamente ao julgamento de Bas, a Deusa Pantera de Wakanda, que confirmou o seu desejo de conduzir a Humanidade a um futuro utópico de paz e prosperidade. Escusado será dizer que tal desígnio só estaria ao alcance de um déspota esclarecido como ele próprio.

Destino manifesto

Um pequeno reino eremita encravado no coração dos Balcãs, a Latvéria serviu de berço ao Doutor Destino, que hoje a governa com mão de ferro.
Victor von Doom veio ao mundo num acampamento cigano nos subúrbios de Hassenstadt, a capital latveriana. A sua mãe, Cynthia von Doom, era uma feiticeira que invocou Mefisto para obter poder e conhecimento. Victor era apenas um menino quando a mãe morreu às mãos do Príncipe das Trevas.
O pai de Victor, Werner von Doom, era o líder do Clã Zéfiro - uma tribo de ciganos nómadas - e um médico conceituado. Pouco tempo após a morte da esposa, Werner foi convocado ao castelo do Rei Vladimir para tratar a Rainha. A mulher padecia, porém, de um cancro incurável e acabaria por sucumbir.
O Rei Vladimir culpou Werner pela tragédia e ordenou a sua execução imediata. Tomado pelo desespero, Werner colocou-se em fuga acompanhado pelo pequeno Victor. Escondidos na encosta de uma montanha coberta de neve, Werner cobriu o filho com o seu capote, protegendo-o do frio intenso enquanto ele morria enregelado.
Victor sobreviveu e, ao regressar ao acampamento, encontrou os livros e artefactos místicos da sua mãe. Nos anos que se seguiram estudou com afinco as artes arcanas, sonhando com o dia em que se vingaria do Rei Vladimir.

Resultado de imagem para marvel comics latveria
Antes da ascensão do Dr. Destino ao trono, a Latvéria era um pais arcaico.
Combinando tecnologia com feitiçaria, Victor von Doom criou vários aparatos para proteger o seu povo da opressão. As suas invenções atraíram a atenção do reitor da Universidade Empire State, que lhe ofereceu uma generosa bolsa de estudo. Perante a possibilidade de estudar numa das mais prestigiadas academias norte-americanas, Victor abandonou a sua terra natal e Valeria, a única mulher que, além da sua mãe, amou em toda a vida.
Foi na Universidade Empire State que os caminhos de Victor von Doom e Reed Richards se cruzaram pela primeira vez. Reed começou por ser colega de quarto de Victor mas este antipatizou com ele e exigiu-lhe que saísse.
Algum tempo depois, Victor construiu uma máquina que permitia comunicar com os mortos, especificamente com a sua mãe. Apesar dos avisos de Reed acerca dos seus cálculos errados, Victor prosseguiu a sua experiência com resultados desastrosos.
Tal como Reed previra, a máquina de Victor explodiu logo após ser acionada, desfigurando-lhe a face. Foi esse o momento definidor que o empurrou de vez para a vilania.

Uma simples cicatriz mudou para sempre a vida de Victor von Doom.
Expulso da universidade após o acidente, Victor viajou pelo mundo até ser salvo de uma morte certa por monges tibetanos.
Num monastério oculto algures nos Himalaias, Victor aprendeu a disciplina dos monges que o haviam resgatado. Foram também eles que o ajudaram a forjar uma sinistra armadura metálica que lhe serviria de segunda pele. Assim nasceu o Doutor Destino, a Besta dos Balcãs.
De volta à Latvéria, o Doutor Destino usurpou o trono após assassinar o Rei Vladimir. Sob os seus auspícios, o feudalismo deu lugar a uma economia moderna e pujante. Num país onde prosperidade não rima com liberdade, o novo regente demonstrou sempre especial preocupação com o bem-estar da minoria romani, à qual pertence.

Um usurpador no trono da Latvéria.

Miscelânea

*Victor von Doom alega ter desenvolvido autoconsciência quando se encontrava ainda no útero da sua mãe. Proeza bizarra que ele atribui ao recorrente contacto da sua progenitora com demónios e outros entes sobrenaturais;
*Victor von Doom assumiu a liderança do clã Zéfiro quando tinha apenas 16 anos. A mesma idade com que cometeu o seu primeiro assassinato. Apesar de ter agido em legítima defesa (estrangulou um soldado latveriano que o havia capturado), a experiência deixou-o profundamente traumatizado;
*Num exercício de continuidade retroativa, é sugerido que Ben Grimm poderá ter sido o verdadeiro responsável pelo acidente que desfigurou a face de Victor von Doom. Ressentido com os constantes desaforos de von Doom, Ben terá, presumivelmente, sabotado a máquina que ele construíra para comunicar com os mortos;
*O Amaldiçoado, o Grande Destruidor e a Besta dos Balcãs são alguns dos cognomes que espelham a tenebrosa natureza do Doutor Destino;
*Sugerindo uma hipotética viagem no tempo, o Doutor Destino alega ter sido discípulo de Abraham van Helsing, o arqui-inimigo do Conde Drácula - título nobiliárquico que, aliás, von Doom não reconhece;
*Apesar de ter sido expulso da Universidade Empire State antes de concluir a sua formação, Victor von Doom faz gala das suas insígnias académicas, alegando possuir vários doutoramentos em diferentes áreas;
*Decorrente do culto de personalidade instituído pelo Doutor Destino, um feriado com o seu nome é anualmente celebrado na Latvéria, com grande pompa e circunstância. Além das paradas militares, as comemorações incluem manifestações populares de apoio - mais ou menos espontâneo - ao monarca. Também a capital do país foi renomeada Doomstadt em sua homenagem;
*Originalmente, o Doutor Destino trazia à ilharga uma pistola que usava para alvejar traidores e outros adversários por ele considerados indignos;
Resultado de imagem para marvel comics doctor doom pistol
Na mira do Destino.
*Na sua qualidade de líder de um Estado soberano, o Doutor Destino beneficia de imunidade diplomática. Significando isto que qualquer tentativa de capturá-lo ou matá-lo em território estrangeiro resultaria num grave incidente internacional. Foi ao abrigo desse privilégio que, numa das suas visitas aos EUA,  Victor von Doom teve o Capitão América como seu guarda-costas pessoal;
*Grande apreciador de arte conhecido pelo seus gostos sofisticados, Victor von Doom ordenou a destruição de uma pintura de Renoir da sua coleção privada por considerá-la desagradável à vista;
*O Doutor Destino foi um dos vilões a figurar na coleção de selos postais lançada pela Marvel em 1975;
*No Universo 2099 da Marvel (linha temporal ambientada nesse ano), o Doutor Destino é o maior herói da Humanidade. Por contraste com os restantes justiceiros fantasiados dessa época, o seu manto continua, porém, a pertencer ao verdadeiro Victor von Doom. Há muito dado como morto, o Doutor Destino ressurgiu nesse futuro distante e, horrorizado com o estado do mundo, decidiu salvá-lo da única forma que se lhe afigurava eficaz: conquistando-o;
*Atestando a sua enorme notoriedade e importância nos quadradinhos, o Doutor Destino encerra o pódio na lista dos cem melhores vilões de todos os tempos elaborada pelo site IGN. A mesma plataforma classifica-o como o melhor vilão da Marvel;

Resultado de imagem para marvel comics doctor doom 2099
Em 2099, o Dr. Destino tem finalmente o mundo a seus pés.

Noutros media

Extensão natural da sua influência e notoriedade na banda desenhada, o Doutor Destino possui uma forte pegada mediática. A sua transição para o segmento audiovisual registou-se em 1966, por via da sua participação avulsa num episódio da série animada The Marvel Super Heroes, em que, curiosamente, enfrentava o Príncipe Submarino (com quem, nos quadradinhos, chegou a unir forças contra o Quarteto Fantástico).
Presença habitual em dezenas de outras séries do mesmo género baseadas no Universo Marvel, foi naquelas que tiveram o Quarteto Fantástico como protagonista que o Doutor Destino mais se destacou. Ao longo dos anos, surgiu frequentemente como personagem jogável em diversos jogos de vídeo e inspirou até uma diversão - Doctor Doom Freefall - na Islands of Adventure, um parque temático instalado em Orlando, Florida.

As múltiplas versões do Dr. Destino nas animações da Marvel.
Foi, porém, através do cinema que o Doutor Destino alcançou uma audiência mais abrangente. Embora, tecnicamente, o seu advento ao grande ecrã tenha ocorrido apenas em 2005, em Fantastic Four, fora ele, em 1994, o vilão de serviço no filme homónimo dirigido por Roger Corman, porém nunca lançado.
Nessa sua primeira versão em ação real, o Doutor Destino foi interpretado por Joseph Culp e, em linha com a sua origem clássica, apresentado como o antigo colega de quarto de Reed Richards nos tempos de faculdade.
Já na longa-metragem de 2005, realizada por Tim Story e a primeira com estatuto oficial, o Doutor Destino, agora encarnado por Julian McMahon (que, volvidos dois anos, repetiria o papel em Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer), era um magnata tecnológico que disputava a Reed Richards os afetos de Susan Storm.

Julian McMahon como Doutor Destino em Fantastic Four (2005).
Na sua última passagem pelo grande ecrã, datada de 2015, o Doutor Destino - como, de resto, o próprio Quarteto Fantástico - surgiu praticamente irreconhecível. Agora interpretado por Toby Kebbell, antes da sua metamorfose o vilão era um cientista e programador informático com tanto de genial como de antissocial ao serviço da Fundação Baxter.
Durante a San Diego Comic Con de 2017, o produtor televisivo Noah Hawley anunciou que estaria em desenvolvimento um filme a solo do Doutor Destino. Semanas depois, seria a vez do ator dinamarquês Mads Mikkelsen - que já havia sido equacionado para o papel em 2015 - expressar o seu interesse em dar vida à personagem.
À data em que escrevo estas linhas, nada do anunciado se concretizou. Porém, com a compra da Sony por parte da Disney, é expectável que o Doutor Destino chegue num futuro próximo ao Universo Cinematográfico da Marvel. A dúvida é se isso acontecerá por conta própria ou num filme do Quarteto...

Que papel estará reservado ao Dr. Destino no futuro do MCU?