clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

sábado, 5 de outubro de 2013

DO FUNDO DO BAÚ: TERRA X - O MUNDO MUTANTE





 
      Num futuro distópico em que todos possuem superpoderes, a humanidade está extinta e os mutantes são a nova espécie dominante. Haverá ainda lugar para os heróis ou não serão estes mais do que relíquias de um passado distante? Uma odisseia sem precedentes, idealizada pelo talento incomparável de Alex Ross.
 
Título original: Earth X
Licenciadora: Marvel Comics
Argumento: Alex Ross e Jim Krueger
Arte: John Paul Leon e Alex Ross (capas)
Arte-final: Bill Reinhold
Publicado originalmente em: Earth X nº1 a 12 (EUA, 1999-2000)
 
Título em português: Terra X - O Mundo Mutante
Ano: 2001
Categoria: Minissérie
Número de volumes: 4
Formato: Americano (17 cm x 26 cm), colorido e com lombada agrafada
Número de páginas: 80 por edição
Editora: Mythos (em 2009 a Panini lançou uma edição encadernada)
Na minha coleção desde: 2013
 
Capa de Earth X nº6 com os novos X-Men,
 
História de publicação: Earth X começou a ser concebida em 1997, um ano depois do estrondoso sucesso de Kingdom Come (Reino do Amanhã), saga produzida por Alex Ross e Mark Waid para a DC, e que deu a conhecer uma tenebrosa realidade alternativa do universo da Editora das Lendas. A pedido da Wizard - revista estadounidense dedicada aos super-heróis - Alex Ross idealizou uma realidade distópica para o Universo Marvel, a exemplo do que fizera antes para a sua arquirrival.
       Ross fez então alguns esboços, nos quais apresentava possíveis versões futuras das principais personagens Marvel (incluindo o Capitão América, o Homem-Aranha e o Hulk) num mundo onde todos possuíam superpoderes e onde os super-heróis de outrora deixaram de ter um lugar especial.
       A edição da Wizard contendo o artigo de Alex Ross (acompanhado das citadas ilustrações) esgotou num abrir e fechar de olhos. A procura foi de tal ordem que, dois anos depois e já em parceria com a Casa das Ideias, o artigo seria republicado numa separata intitulada Earth X Sketchbook (Livro de Esboços de Terra X), que também esgotou num ápice. Considerando isso como um claro indicador do elevado interesse por parte dos fãs, a Marvel contratou Alex Ross para desenvolver uma série completa baseada nos seus esboços e anotações. O resultado seria uma saga em doze números, com argumento a cargo do próprio Ross e de Jim Krueger, sendo John Paul Leon o escolhido para assumir a arte. De tão bem-sucedida, Earth X abriria caminho a duas sequelas: Universe X  e Paradise X (ambas publicadas no Brasil pela Panini em 2012 e 2013, respetivamente).
 
 
Enredo: A Terra X é apenas um dos inúmeros planetas onde foram implantadas sementes dos Celestiais, uma raça de gigantes alienígenas que sonha dominar o Cosmos. As histórias de alguns dos seus mais ilustres habitantes são consideravelmente diferentes das suas contrapartes do Universo Marvel tradicional.
       Cerca de uma década depois do fim da Era Heroica, Raio Negro, o monarca dos Inumanos, liberta em segredo as Névoas Terrígenas na atmosfera terrestre. Cumpria assim o seu propósito de provocar uma mutação genética à escala global que transformaria toda a humanidade em Inumanos. Desta forma, Raio Negro certificava-se de que o seu povo não mais voltaria a ser perseguido.
       A fim de evitar qualquer interferência na execução do seu plano, Raio Negro cegara previamente o Vigia, impedindo o ser alienígena de testemunhar as suas ações.
      À medida que as Névoas Terrígenas se convertem permanentemente num componente da superpoluída atmosfera terrestre, Raio Negro e a Família Real Inumana abandonam o planeta.
     Incapaz de operar o seu equipamento de observação e registo da atividade humana, o Vigia transporta o robô X-51 (anteriormente conhecido como Homem-Máquina) para a Lua, com o fito de designá-lo como seu adjunto. Para esse efeito, o Vigia procura remover todo e qualquer resquício de emoções humanas de X-51 (concebido para imitar a vida do seu criador, o Professor Abel Stack). No entanto, à medida que a trama se desenrola, o robô denota uma crescente irritação face aos planos do Vigia para assegurar a derrota dos  heróis perante uma ameaça sem precedentes.
     Na Terra X, depois de matar o Caveira Vermelha, o Capitão América abandona os Vingadores por considerar que já não se enquadra no espírito do grupo. Pouco tempo depois, Reed Richards (o Senhor Fantástico) constrói uma rede mundial de balizas de vibranium com o objetivo de dar resposta a uma grave crise energética. Porém, a experiência fracassa depois de um dos seus subordinados cair dentro de um reator causando uma reação em cadeia à escala planetária.
 
X-51, o novo Vigia da Terra.
 
      Quando as primeiras mutações genéticas se começam a manifestar na população terrestre, devido à ação das Névoas Terrígenas secretamente libertadas por Raio Negro, muitos culpam a experiência fracassada de Richards pelo sucedido. Entre os primeiros a ganhar habilidades meta-humanas está o jovem neonazi Benny Beckley. Capaz de controlar e manipular vontades alheias, o rapaz assume a identidade de Caveira. Como efeito colateral da manifestação do seu poder, todos os telepatas da Terra são mortos.
      Entretanto, o Doutor Destino e Namor atacam a sede da ONU em Nova Iorque, sendo confrontados pelo Quarteto Fantástico. Na peleja que se segue, o primeiro acaba por perecer numa explosão, que também ceifa a vida da Mulher Invisível. Namor, por sua vez, assassina o Tocha Humana e, em resultado disso, o filho de Reed e Sue Richards, Franklin, lança uma maldição sobre o Príncipe Submarino. Com metade do corpo a inflamar-se quando em contacto com o ar, Namor vê-se forçado a regressar ao oceano.
      Devastado pelas mortes da esposa e do cunhado, Reed Richards assume a armadura do Doutor Destino e autoexila-se no castelo do ex-soberano da Latvéria. Ben Grimm, por seu turno, casa com Alicia Masters, com quem tem dois filhos idênticos a ele. Assim chegava ao fim o Quarteto Fantástico.
      Dias depois, os Vingadores são chamados a travar um ataque contra Washington, D.C. perpetrado pelo Homem-Absorvente, agora dono de uma formidável inteligência artificial após ter absorvido as propriedades do robô Ultron. Usando um sofisticado vírus informático, o Visão consegue por fim derrotar o vilão. No entanto, vários Vingadores haviam sucumbido durante a batalha e a capital federal dos EUA fora obliterada.
 
Com a ajuda da Miss Marvel, o Capitão América tenta trazer Mar-Vell de volta ao mundo dos vivos.
 
      Em consequência disso, assiste-se um declínio da indústria, abrindo caminho à hegemonia das Indústrias Osborn graças ao seu controlo da produção agroalimentar. Norman Osborn, cuja mutação transformou a sua cabeça numa sinistra réplica da máscara de Duende Verde que usara durante anos para infernizar a vida do Homem-Aranha, assume a presidência dos EUA sem que tenha tido lugar qualquer eleição. A fim de resguardar o seu poder, Osborn usa ADN extraterrestre para criar a Hidra, um coletivo parasitário que controla mentalmente os seus hospedeiros. Também oferece a Tony Stark (em tempos o Homem de Ferro e um dos poucos humanos imunes à mutação) asilo político em troca da construção de réplicas metálicas dos falecidos Vingadores.
      Sob o comando do Czar de Ferro (o antigo X-Man Colossus), a Rússia torna-se o maior produtor mundial de alimentos, distribuídos pelos quatro cantos do globo pela marinha mercante do Reino Unido (cujo novo soberano é o Capitão Bretanha). O reino africano de Wakanda continua a ser governado pelo Pantera Negra, agora um híbrido de homem e animal, cuja Rainha é a ex-líder dos X-Men, Tempestade.
      Nos EUA, o Capitão América e o seu parceiro Asa Vermelha descobrem que o jovem Caveira está a usar o seu controlo mental para reunir um exército. Quando o Asa Vermelha é dominado pelo vilão, ao Sentinela da Liberdade não resta outra alternativa se não bater em retirada e partir em busca de novos aliados. O primeiro a perfilar-se é o novo Demolidor (cuja verdadeira identidade não é revelada, embora suspeite tratar-se de Deadpool), que em resultado da mutação que sofreu é agora uma atração circense com um fator de cura que lhe permite recuperar rapidamente de qualquer ferimento.
      Entretanto, a Família Real do Inumanos retorna à Terra e contacta Reed Richards, na esperança de poder reunir o seu povo. Enquanto procura localizar a antiga nação dos Inumanos com o supercomputador Cérebro, Richards descobre a verdadeira causa por detrás das mutações genéticas.
      Em Nova Iorque, o exército do Caveira destrói a Hidra, mata o Presidente Osborn e chacina as forças policiais da cidade comandadas por Luke Cage. May Parker, a nova hospedeira do simbionte alienígena Venom e filha de um envelhecido e amargo Peter Parker, tem também a sua mente dominada pelo vilão.
 
May Parker é a nova hospedeira de Venom.
  
      Última linha de defesa da cidade, o Capitão América e os seus aliados não demoram a tombar perante o poder do Caveira e a superioridade numérica das suas legiões.  Aproveitando uma distração do vilão, o Sentinela da Liberdade fere-o mortalmente, libertando desse modo os seus seguidores involuntários.
      Antes, porém, que os heróis possam festejar, os Celestiais chegam à Terra para germinar o embrião que implantaram no nosso planeta, milhões de anos atrás. Quando os gigantes se preparam para avançar sobre Nova Iorque, Tony Stark faz o seu derradeiro sacrifício lançando um ataque suicida contra as criaturas. Quase em simultâneo, na órbita terrestre, Raio Negro é morto por outro grupo de Celestiais, não sem antes soltar um grito hipersónico de ajuda através da galáxia. O qual é atendido pelo novo Galactus (nada mais nada menos do que Franklin Richards). Este expulsa os Celestiais da Terra e consome o seu embrião.
      Após estes eventos, X-51, farto da arrogância e frieza do Vigia, priva-o da audição, inutilizando-o definitivamente e assumindo as suas funções de testemunha ocular da história humana. Já Reed Richards converte a sua rede mundial de balizas de vibranium em Tochas Humanas (numa clara homenagem ao cunhado falecido), na esperança de conseguir queimar as Névoas Terrígenas e de reverter as mutações genéticas que transformaram pessoas comuns em superseres.
 
Franklin Richards é o novo Galactus.
 
Personagens principais:
 
Vigia: cego há quase duas décadas, Uatu tornou-se insensível e niilista;
Capitão América: com cem anos de idade, exibe uma aparência alquebrada e uma cicatriz a lembrar um A na testa;
Hulk: separado de Bruce Banner (que nesta versão alternativa não passa de uma criança cega), o Golias Esmeralda faz lembrar um símio verde e é os olhos do seu antigo alter ego;
Thor: é agora uma mulher devido a uma trapaça orquestrada pelo seu meio-irmão Loki junto de Odin;
 
A nova Deusa do Trovão.
 Doutor Estranho: assassinado na sua forma astral por Clea -  sua ex-discípula agora aliada a Loki - procura contactar Mar-Vell no Além;
Loki: descobriu que os deuses asgardianos são mutantes com enorme longevidade e poderes imaginados pelos humanos, bloqueados contudo pelos Celestiais que os induziram a acreditar serem imortais, impedindo-os assim de se tornarem uma ameaça aos seus desígnios.
 
O visual do Capitão América da Terra X.
 
Notas finais:
 
      Inicialmente, Earth X foi proposta como um futuro para a cronologia oficial do Universo Marvel. Contudo, as sucessivas revisões da série não se mostraram consistentes com essa possibilidade. Convencionou-se então que os eventos mostrados na saga prefigurariam uma realidade alternativa.
  
Hulk e Banner finalmente separados.