clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

GALERIA DE VILÕES: DENTES-DE-SABRE




 
       Arquirrival de Wolverine, com quem tem uma ligação obscura, Dentes-de-sabre começou por ser oponente de outro famoso super-herói. Também nem sempre foi mutante. Porém, ontem como hoje, trata-se de um impiedoso assassino de sangue frio.


Nome original: Sabretooth
Criadores: Chris Claremont (história) e John Byrne (arte)
Primeira aparição: Iron Fist nº14 ( agosto de1977)
Licenciadora: Marvel Comics
Identidade civil: Victor Creed
Local de nascimento: Desconhecido
Parentes conhecidos: Zebadiah Creed (pai falecido), mãe não identificada e Graydon Creed (filho falecido)
Filiação: Ex-membro da Arma X, Irmandade dos Mutantes, X-Men e X-Factor
Base de operações: Móvel
Armas, poderes e habilidades: Dentes-de-sabre possui poderes similares aos de Wolverine: agilidade e resistência sobre-humanas, sentidos superaguçados e autorregeneração acelerada. Embora consiga curar ferimentos letais em questão de minutos, esta sua habilidade é ligeiramente inferior à do Wolverine. É, ainda assim, suficiente para o tornar virtualmente imune a um amplo espectro de toxinas, bactérias e vírus, além de retardar consideravelmente o seu envelhecimento.
      Dentes-de-sabre é igualmente dotado de força amplificada, derivada tanto da sua mutação genética como da bioengenharia executada pelo projeto Arma X. Recentemente, o seu esqueleto foi revestido com adamantium, o metal indestrutível usado para o mesmo efeito em Wolverine, décadas atrás.
      Treinado pela CIA, Arma X  e pelo misterioso Estrangeiro, Dente-de-sabre é um formidável lutador corpo a corpo, bem como um exímio caçador e rastreador.
      O seu nome deriva do tigre dentes-de-sabre, um felino pré-histórico que possuía garras e presas afiadas como lâminas, características que faziam dele um temível predador. Com efeito, Dentes-de-sabre possui garras retráteis em cada um dos dedos. As quais, inicialmente, lhe permitiam cortar facilmente madeira, ossos e pedras. Com o recente revestimento de adamantium, as suas garras tornaram-se não só indestrutíveis como capazes de cortar qualquer material sólido, que não o próprio metal que as recobre.
 
Tal como o felino que lhe dá nome, Dentes-de-sabre é um predador implacável.
 
História de publicação: Remonta a agosto de 1977 a primeira aparição de Dentes-de-sabre, nas páginas de Iron Fist nº14. Idealizado pela dupla Chris Claremont e John Byrne, foi originalmente introduzido como antagonista recorrente nas histórias do Punho de Ferro. Não tardou porém a tornar-se um dos vilões mais polivalentes da Marvel, condição que lhe valeu diversos confrontos com outros heróis da editora, nomeadamente com o Homem-Aranha.
 
Na sua estreia em Iron Fist nº14 (1977), Dentes-de-sabre não era um mutante.
 
       A personagem ganhou proeminência quando Chris Claremont o converteu num adversário dos X-Men durante a saga Mutant Massacre ( O Massacre dos Mutantes), lançada nos EUA em 1986. Daí em diante, tornou-se um arqui-inimigo do Wolverine, granjeando dessa forma uma crescente popularidade, que se traduziu em várias minisséries e edições especiais protagonizadas pelo vilão.
       Chris Claremont, ao introduzir Dentes-de-sabre na mitologia dos X-Men, partiu da premissa de que o vilão seria filho de Wolverine. Facto que seria ulteriormente desmentido por outros argumentistas. Em 2009, no entanto, na série X-Men Forever, Claremont reciclou essa ideia, numa realidade divergente onde Dentes-de-sabre era agora apresentado como sendo o pai de Wolverine. Era igualmente sugerido que o Dentes-de-sabre que vinha infernizando a vida aos pupilos de Charles Xavier era na realidade um clone produzido pelo Senhor Sinistro.
       Na sequência destes eventos, o vilão juntou-se temporariamente aos X-Men, os quais acabaria por atraiçoar.
 
Wolverine e Dentes-de-sabre: separados à nascença, unidos pelo ódio.

Biografia: Pouco se sabe sobre os primeiros anos de vida de Victor Creed (este poderá nem ser o seu nome verdadeiro). Muitas das suas memórias poderão, com efeito, ter sido implantadas pelo projeto Arma X. Acredita-se contudo que Victor terá sido brutalizado pelo seu pai, desgostoso com a natureza mutante do filho.  Além dos espancamento recorrentes às mãos do progenitor, o garoto era muitas vezes trancado numa cave escura onde permanecia por largas temporadas. Apesar das suas súplicas, a mãe nunca o libertou. O pai, por sua vez, arrancava-lhe os caninos salientes, os quais invariavelmente tornavam a crescer. Após anos de suplício, Victor conseguiu escapar e assassinou os seus pais.
       Em meados da primeira década do século XX, já adulto, Victor assumiu a identidade de Dentes-de-sabre. No seio da pequena comunidade fronteiriça canadiana onde vivia, ganhou uma sanguinolenta reputação. Todos o temiam. Exceto um jovem chamado Logan, detentor de habilidades mutantes similares às de Victor e com um passado ainda mais nebuloso.
       Invejando a ligação amorosa entre Logan e uma jovem índia de seu nome Raposa Prateada, certa vez Victor agrediu a rapariga, violou-a e deixou-a para morrer na neve. Era o dia de aniversário de Logan. Este episódio marcou assim o início de uma macabra tradição: todos os anos, no dia de aniversário de Logan, Dentes-de-sabre rastreia-o com o intuito de o enfrentar em encarniçadas refregas.
      Sem que Logan ou Victor o soubessem, Raposa Prateada sobrevivera ao brutal ataque e abandonara em segredo a comunidade.
 
Ao contrário de Wolverine, Dentes-de-sabre nunca tentou controlar os seus instintos animais.
 
      Permanecem difusas as atividades de Dentes-de-sabre até aos primeiros anos da década de 1960 quando reapareceu, agora integrando a Team X, uma unidade especial criada pela CIA no âmbito do projeto Arma X. Além de Logan - agora conhecido como Wolverine - Victor reencontrou a Raposa Prateada, apesar de nenhum dos três se recordar das suas vivências passadas devido às falsas memórias implantadas por um telepata ao serviço do projeto Arma X. Todavia, havia uma animosidade latente entre Dentes-de-sabre e Wolverine.
       Durante uma missão em Berlim Oriental em meados da década de 1960, Dentes-de-sabre envolveu-se romanticamente com Leni Zauber, uma operacional de outra agência governamental secreta. Sem que Dentes-de-sabre o soubesse, Zauber era na realidade a mutante transmorfa Mística. O casal permaneceu junto ao longo de meses, até que Dentes-de-sabre teve de regressar para a Team X. Quando esta foi desmantelada, Dentes-de-sabre encetou uma carreira de mercenário e assassino de aluguer, granjeando uma reputação a nível mundial. Pelo meio, tornou-se pupilo do enigmático Estrangeiro, mentor da liga de assassinos conhecida como Clube 1400 e um dos poucos homens que o vilão respeita.
       Pouco tempo depois, Dentes-de-sabre foi novamente seduzido e manipulado por Mística. Desse novo relacionamento resultou a gravidez da ex-integrante da Irmandade dos Mutantes. Contudo, o bebé nasceu desprovido do gene X (sem qualquer potencial mutante) e foi abandonado pela mãe. Anos depois, Graydon Creed, o filho rejeitado, tornar-se-ia num feroz ativista antimutante e candidato à presidência dos EUA.
       Já atuando como um supervilão em parceria com o Constritor, Dentes-de-sabre defrontou em várias ocasiões o Punho de Ferro e os seus aliados. Foi por esta altura que Dentes-de-sabre começou a caçar e matar pessoas apenas por prazer.
       Desfeita a parceria com o Constritor, Dentes-de-sabre é recrutado por Gambit, um charmoso ladrão francês que viria a ser um X-Man, para integrar um bando de mutantes renegados conhecidos como Saqueadores. Sob as ordens do Senhor Sinistro, os Saqueadores chacinaram os Morlocks, a comunidade mutante que habitava os subterrâneos de Nova Iorque. Evento que ficou conhecido como Massacre dos Mutantes.
       Anos depois, Dentes-de-sabre é recrutado à força para o renovado projeto Arma X. É por essa altura que tem o seu esqueleto revestido com adamantium e a sua força amplificada. Usa de seguida essas modificações para escapar do Arma X e retomar a sua carreira a solo. No entanto, ele ocasionalmente trabalha em equipa. Um bom exemplo disso foi quando aceitou fazer parte da nova Irmandade dos Mutantes que atacou o Instituto Xavier para Jovens Sobredotados, lar dos X-Men.
       O que se sempre permaneceu inalterada foi a sua inimizade com Wolverine. Os dois já de duelaram um sem número de vezes. Porém, ao contrário do X-Man, Dentes-de-sabre jamais se preocupou em tentar controlar o seu lado animalesco. Ao invés disso, o seu comportamento assemelha-se cada vez mais ao de uma fera assassina de sangue frio.

Foi a partir da saga O Massacre dos Mutantes que Dentes-de-sabre se tornou inimigo figadal dos X-Men (em particular de Wolverine).
 
Noutros media: Em 2008, a revista Wizard (especializada em comics e seus derivados) colocou Dentes-de-sabre na 193ª posição da sua lista das 200 melhores personagens dos quadradinhos de todos os tempos. No ano seguinte, foi a vez de o site IGN lhe atribuir o 44º lugar no seu ranking dos 100 Melhores Vilões dos Quadradinhos.
        Em algumas versões apresentadas noutros media, Dentes-de-sabre surge frequentemente como um aliado ou subalterno de Magneto. Exemplo disso é o primeiro filme dos X-Men, realizado em 2000 por Bryan Singer. Interpretado pelo ex-lutador Tyler Mane, o vilão integra a Irmandade dos Mutantes liderada pelo mestre do magnetismo. Nos quadradinhos, porém, os dois nunca apreciaram a companhia um do outro.
 
Tyler Mane como Dentes-de-sabre em X-Men (2000).
 
       Tendo marcado presença em diversas séries animadas e videojogos produzidos pela Marvel, foi contudo graças às suas aparições cinematográficas que Dentes-de-sabre ganhou maior notoriedade. Em 2009, agora interpretado por Liev Schreiber, teve um papel preponderante no spin-off  X-Men Origins: Wolverine. O filme tem a particularidade de o retratar como meio-irmão de Logan, tendo ambos combatido lado a lado na Guerra Civil americana, nas duas Guerras Mundiais e na Guerra do Vietname.
       
Liev Schreiber deu vida a um Dentes-de-sabre menos animalesco, porém igualmente feroz ,no primeiro filme a solo de Wolverine.