clique aqui e encontre um template com a sua cara - template for blogger»

sexta-feira, 18 de julho de 2014

DO FUNDO DO BAÚ: «A ERA DE APOCALIPSE»




    Após a morte de Charles Xavier às mãos do próprio filho, Magneto decide adotar o sonho do seu velho amigo de paz entre humanos e mutantes, pondo dessa forma em marcha um conjunto de eventos que darão origem a uma tenebrosa realidade alternativa na qual Apocalipse reina absoluto. 

Título original da saga: Age of Apocalypse
Licenciadora: Marvel Comics
País: EUA
Ano de publicação: 1995-96
Argumento: Scott Lobdell, Mark Waid, Fabian Nicieza, John Francis Moore, Larry Hama, Warren Ellis, Jeph Loeb, Howard Mackie e Terry Kavanagh
Arte: Roger Cruz, Steve Epting, Joe Madureira, Andy Kubert, Tony Daniel, Salvador Larroca, Chris Bachalo, Adam Kubert, Ken Lashley, Steve Skroce, Terry Dodson, Ian Churcill, Carlos Pacheco e Joe Bennett
Edições de referência (1995): X-Men Chronicles #1 (primeiro confronto dos X-Men com os Quatro Cavaleiros do Apocalipse); Tales from the Age of Apocalypse: By the Light (confronto com Morte, um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse); X-Men Chronicles #2 (a partida de Jean Grey e da Arma X e o confronto entre X-Men e Wolverine); X-Men: Alpha (primeiro encontro dos X-Men com Bishop); Astonishing X-Men #1 (os X-Men tomam conhecimento do abate de humanos em Chicago); Amazing X-Men #1 (com a ajuda dos Sentinelas, os X-Men evacuam os humanos do Maine); Amazing X-Men #2 (Mercúrio enfrenta Abismo); Astonishing X-Men #3 (os X-Men resgatam Dentes-de-sabre da fábrica de processamento Infinito); Amazing X-Men #3 (Bishop e Magneto são capturados por Apocalipse); Astonishing X-Men #4 (destruição da Infinito pelos X-Men); Amazing X-Men #4 (Banshee sacrifica a própria vida para derrotar Abismo); X-Men: Omega (o dramático epílogo da saga)
Enredo: Charles Xavier acreditava ser possível uma coabitação pacífica entre homo sapiens e homo superior, mas o seu velho amigo Erik tinha uma opinião diferente. Tudo isso mudou quando Xavier foi acidentalmente morto pelo seu próprio filho (o mutante Legião).
   Essa tragédia alterou radicalmente a perceção que Erik tinha das relações entre humanos e mutantes. Em consequência disso, ele decide honrar o sonho do seu malogrado amigo colocando em prática os seus ideais. No entanto, a intolerância dos humanos para com aqueles que são diferentes acaba por prevalecer e Erik isola-se do mundo, acoitando-se numa base localizada na Montanha Wundagore.

http://static.comicvine.com/uploads/square_small/10/101073/2021218-163814_10150090770478856_829193855_6045688_6611816_n.jpg
Pode a morte de um homem ditar o fim da esperança?

   Entretanto, Apocalipse tinha, praticamente sem oposição, posto em marcha o seu plano de dominação mundial. Assumindo a identidade de Magneto, Erik funda os X-Men com o propósito de manter vivo o sonho de Xavier e de tentar impedir Apocalipse de ser bem-sucedido. Os seus primeiros recrutas são os próprios filhos.  Mercúrio e Feiticeira Escarlate ajudam o pai a reunir outros apoiantes da causa.

http://2.bp.blogspot.com/-fMuiBndLEII/TxomU51lnEI/AAAAAAAACvI/8GHFEg6q0nk/s400/Apocalypse.jpg
Apocalipse tem o mundo a seus pés.

   Na sequência do anúncio público feito por Magneto de que treinaria qualquer mutante no uso das suas habilidades, os pais de Jean Grey, temendo pela segurança da filha, procuram a ajuda do Mestre do Magnetismo. A jovem torna-se assim a terceira integrante dos X-Men. Seguem-se Colossus, Homem de Gelo e Tempestade. Vários jovens mutantes juntam-se também à causa, ficando sob a tutela de Magneto.
   Devido à inóspita realidade imposta pela tirania de Apocalipse, Magneto leva os seus pupilos ao limite nas sessões de treino a que exaustivamente os submete. No entanto, os X-Men passam com distinção nos sucessivos testes e anseiam por entrar em ação.
   Não tarda muito a que o grupo ganhe dois novos elementos: Arma X (versão alternativa de Wolverine) e Vampira, ambos trazidos por Mística para o santuário de Magneto. Longe dali, os Quatro Cavaleiros do Apocalipse fazem-se notados atacando a Cidade do Cabo (África do Sul), ao mesmo tempo que mísseis norte-americanos espalhados pelo mundo são disparados.
   Os X-Men entram por fim em ação, com Magneto a pedir à Feiticeira Escarlate e a Vampira que fiquem na base a zelar pelos seus pupilos mais jovens. Contudo, uma ameaça ainda mais mortífera, que atende pelo nome de Némesis, ataca a mansão e os seus ocupantes.
   Wanda esforça-se por proteger os jovens mutantes, mas Némesis revela-se um adversário poderoso, que nem mesmo Vampira consegue sobrepujar. Tentando ajudar a amiga em apuros, a Feiticeira Escarlate usa os seus poderes contra o vilão, causando-lhe grande dor. Enfurecido, Némesis executa a filha do Mestre do Magnetismo antes de partir.
   Regressados à base após uma primeira missão coroada de êxito, os X-Men deparam-se com a destruição causada por Némesis e com o corpo sem vida da Feiticeira Escarlate, a primeira baixa na guerra contra Apocalipse.
   A morte da filha leva inicialmente o Mestre do Magnetismo a querer desistir do seu combate em nome dos ideais de Xavier, mas os seus pupilos dão-lhe alento para continuar. Engajando novos membros para os seus X-Men, como Noturno (filho de Mística) e o ex-Cavaleiro de Apocalipse Dentes-de-Sabre, a fação liderada por Magneto robustece-se.


http://fc01.deviantart.net/fs10/i/2006/125/3/9/Age_of_Apocalypse___Contest_by_thisisanton.jpg
Antigos inimigos lutam lado a lado contra a tirania de Apocalipse.

  Com a localização da sua base comprometida, os X-Men veem-se forçados a procurar um novo esconderijo. Recaindo a escolha sobre uma sumptuosa mansão em Westchester.
   Algum tempo depois, durante um raide contra as forças do Senhor Sinistro, uma jovem mutante chamada Clarice é resgatada por Dentes-de-Sabre. Sob a sua tutela, a rapariga torna-se uma combatente formidável adotando o codinome Blink (piscar de olhos) devido à sua habilidade de teleporte.
   Aliados a Ciclope (antigo membro da força de elite mutante do Senhor Sinistro), os X-Men enfrentam e derrotam Morte, um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Após a refrega, os pupilos de Magneto resgatam um mutante japonês conhecido como Solaris, mantido cativo por Morte.
   Traindo a confiança dos seus novos aliados, Ciclope captura Jean Grey e envia-a para o laboratório do Senhor Sinistro, onde este extrai uma amostra de ADN da heroína mutante. Combinando-a com outra extraída de Ciclope, o vilão cria um novo homo superior, o X-Man.

http://comicattack.net/wp-content/uploads/2011/03/nate.jpg
X-Man: nasce um novo herói

  Arma X invade o laboratório do Senhor Sinistro e liberta Jean, não sem antes se envolver numa encarniçada peleja com Ciclope, em resultado da qual perde a sua mão esquerda. Na sequência deste episódio, Arma X e Jean resolvem, perante a desolação de Magneto, abandonar os X-Men.
  Vampira, por seu turno, envolve-se amorosamente com o seu colega de equipa Gambit, embora nutra em segredo uma paixão por Magneto. Durante uma batalha com Wolverine (mutante geneticamente alterado pelo Fera Negra), a jovem vê-se perante o dilema de escolher salvar apenas um deles. Ao optar por Magneto, Vampira despedaça o coração de Gambit que, depois de levar de vencida Wolverine, deixa também a equipa.
  Mais tarde, Magneto desposa Vampira e desse casamento nasce um filho a quem o Mestre do Magnetismo dá o nome de Charles, em homenagem ao seu saudoso amigo.
    Os X-Men travam entretanto conhecimento com um homem que lhes dá um novo propósito para as suas vidas. Bishop testemunhou o assassinato de Charles Xavier vinte anos atrás, evento que, segundo alega, terá alterado a realidade. Com vista a certificar-se da veracidade destas afirmações, Magneto pede à sua esposa que absorva as memórias do enigmático forasteiro. Vampira acede e logo a mente de Erik é inundada com imagens que ratificam as palavras de Bishop.

http://i.imgur.com/uE06RTc.jpg
Bishop: personagem-chave em Age of Apocalypse.

   Na posse destes novos elementos, Magneto apressa-se a gizar um plano para emendar as coisas: enquanto Lince Negra e Colossus são enviados a Seattle para resgatar Illyana Rasputin (irmã deste último), Noturno recebe a missão de encontrar Mística e de lhe trazer a mutante com dons precognitivos conhecida como Sina. Passando por cima de antigos ressentimentos, Gambit (que agora lidera a sua própria equipa mutante, os X-Eternos), acede ao pedido que lhe é endereçado pelo Mestre do Magnetismo para que lhe traga  um fragmento do Cristal M'Krann.
    Divididos em duas equipas, os X-Men levam a cabo ações visando abalar o reinado de Apocalipse. Uma delas, liderada por Vampira, procura impedir o abate de humanos em Chicago; ao passo que a segunda, dirigida por Mercúrio, alia-se aos robôs Sentinelas para proceder à evacuação dos homo sapiens  do Maine.
http://www.rapsheet.co.uk/Images/Characters/MisterSinister.jpg
Senhor Sinistro, um dos esbirros de Apocalipse.

   Apesar de ambas as equipas terem sido bem-sucedidas nas suas respetivas missões, Apocalipse descobre a localização da nova base dos X-Men e, acolitado pelo seu  exército robótico, lança um devastador ataque à mesma. Face à ausência dos seus pupilos, cabe ao Mestre do Magnetismo e a Bishop resistirem bravamente à ofensiva, mas acabam subjugados pelas forças do vilão.
   Enquanto os X-Men se deparam com uma mansão vazia e com sinais de luta, Bishop é interrogado na fortaleza de Apocalipse. Quando o Senhor das Sombras perscruta a mente do viajante do tempo, descortina a existência de uma linha temporal onde Apocalipse não governa.
   Na Mansão X, Mercúrio prepara-se para comandar os X-Men no resgate de Bishop. Gambit regressa do espaço sideral com um fragmento do Cristal M'Krann, mas é atraiçoado pelo seu companheiro de equipa Guido.Este não só rouba o fragmento como rapta o filho de Magneto e de Vampira para entregar ambos a Apocalipse, em troca da sua libertação e da mulher que ama.
   A despeito destas contrariedades, os X-Men resgatam Bishop. São, porém, atacados por Abismo. Para detê-lo de uma vez por todas, Banshee imola a própria vida.
  Ao descobrir que o seu marido e filho foram levados por Apocalipse, Vampira culpa Gambit pelo sucedido, mas logo recupera o senso e empenha-se em encontrar uma maneira de os salvar. Entretanto, Noturno regressa acompanhado por Sina; Mercúrio traz consigo Bishop; Colossus e Lince Negra trazem Illyana Rasputin.

http://geracaogamerbrasil.files.wordpress.com/2010/07/x-men2520-2520age2520of2520apocalypse5b15d.jpg
X-Men, a derradeira esperança de humanos e mutantes.

   Com os X-Men reunidos e reforçados, os heróis mutantes decidem resgatar Magneto e o pequeno Charles e, de caminho, derrubar Apocalipse de uma vez por todas. Enquanto a equipa é teletransportada por Blink para a fortaleza de Apocalipse, o X-Man liberta o Mestre do Magnetismo. Illyana e Sina penetram no Cristal M'Krann e combinam os seus poderes para possibilitar que Bishop viaje ao passado com o objetivo de impedir o assassínio de Charles Xavier e, desse modo, evitar que aquela linha temporal venha alguma vez a existir.
   Porém, ao descobrir que  na linha temporal que Bishop pretende restaurar, a sua irmã estava morta, Colossus, num acesso de raiva, invade o cristal e mata acidentalmente Lince Negra. Gambit usa os seus poderes para travar a fúria do companheiro e acaba por matá-lo também.
    Enviado ao passado, Bishop tem êxito na sua missão de impedir a morte de Charles Xavier às mãos do próprio filho. Magneto e Apocalipse, entretanto, digladiam-se num combate brutal que culmina com a morte deste último.
    Chegado ao fim o longo reinado de terror de Apocalipse, Magneto e Vampira observam, na companhia do filho, a chuva de mísseis lançados pelo Alto Conselho Humano sobre Nova Iorque.

http://m0vie.files.wordpress.com/2012/03/ageofapocalypse27.jpg
Um epílogo condizente com o registo obscuro da saga.

Prequelas: Antes do décimo aniversário da sua publicação, a saga Age of Apocalipse era considerada uma realidade paralela que havia cessado de existir. (facto, de resto, amiúde referido por sobreviventes, como Sugar Man e Blink). Nada que obstasse, ainda assim, a que nesse ínterim tenham sido produzidas várias prequelas e sequelas
   Numa das primeiras prequelas, Tales from the Age of Apocalypse: By the Light (1996),  Blink teletransporta os X-Men para a Lua, onde os heróis mutantes enfrentam o novo Cavaleiro da Morte de Apocalipse. Este era, ninguém mais ninguém menos, do que Maximus, o insano irmão de Raio Negro, monarca dos Inumanos.
http://static.comicvine.com/uploads/scale_small/0/1012/84756-18054-105734-1-tales-from-the-age-o.jpg
Tales from the Age of Apocalypse: By the light (1996).
   
   Já Tales from the Age of Apocalypse: Sinister Bloodlines (1997) acompanha o regresso do Corsário (Christopher Summers, pai de Ciclope e Destrutor) à Terra, após ter escapado dos tenebrosos experimentos científicos conduzidos pelo Senhor Sinistro e pelo Fera Negra no universo de A Era de Apocalipse.

https://dcomixologyssl.sslcs.cdngc.net/c/ICO000468.jpg?h=43c00ab104941f92c5a4e723e0166b02
A família Summers reunida em Tales from the Age of Apocalypse: Sinister Bloodlines.

.    Em X-Man Annual (1996), Sugar Man usa uma variante da máquina do tempo alimentada pela energia psiónica de Nate Grey para regressar aos primeiros dias do reinado de Apocalipse na esperança de o conseguir apear e assumir ele próprio o poder. Nate segue-o nessa viagem através do fluxo temporal e encontra Magneto, Forge e outros sobreviventes mutantes. Antes, porém, já uma sua versão mais velha  havia avisado Forge do advento do jovem Nate. Sob as ordens do primeiro, Forge compele o segundo a reenergizar psionicamente a máquina do tempo para que ele e Sugar Man possam retornar à sua respetiva realidade. Decisão que provoca divergências entre Forge e Magneto, porquanto o Mestre do Magnetismo preferia que o jovem Nate permanecesse naquele plano de existência e os ajudasse a combater Apocalipse.

http://s5.postimg.org/qbaa8tk47/X_Man_Annual_1996_0000_0001.jpg
Um jovem Nate Grey viaja no tempo até aos sombrios dias da Era do Apocalipse em X-Man Annual '96.

    Por fim, a minissérie em quatro edições Blink (2001) serviu essencialmente para introduzir a versão original da personagem saída de Age of Apocalypse no título Exiles. Com a particularidade de a narrativa desenvolvida ao longo da citada minissérie preceder os principais eventos demonstrados na saga. À deriva na Zona Negativa, Blink, depois de ter tentado incitar Blastarr a declarar guerra a Apocalipse, acaba por se juntar a uma rebelião para derrubá-lo. Sempre acompanhada pelo amante, que não é mais do que uma versão involuída do Aniquilador, a heroína mutante vê-se envolvida numa sucessão de peripécias. Nas quatro últimas páginas da história, é possível ver Blink no preciso momento em que ocorre a destruição da realidade paralela de Age of Apocalypse.

http://goodcomics.comicbookresources.com/wp-content/uploads/2007/11/blink.jpg
Capa do primeiro de quatro volumes da minissérie Blink (2001)
 
Sequelas: Para assinalar o décimo aniversário da publicação de Age of Apocalypse em terras do Tio Sam, em 2005 a Marvel Comics presenteou os fãs da saga com o lançamento de uma edição especial comemorativa e uma minissérie.
   Em After the Fall é narrada uma história anterior aos eventos retratados na saga original, em linha com o enfoque dado na série Tales from the Age of Apocalypse. Nas suas páginas, é mostrado como Colossus e a Lince Negra abandonaram os X-Men para treinar a Geração X; a primeira aparição do Samurai de Prata; e como o mundo sobreviveu ao bombardeamento nuclear ordenado pelo Alto Conselho Humano.
  Já na minissérie X-Men: Age of Apocalypse, cujos eventos narrados são posteriores ao holocausto nuclear ocorrido em X-Men: Omega, são introduzidas algumas personagens que não figuravam na saga original. Entre elas destacam-se Psylocke e os Morlocks (sobreviventes dos cruéis experimentos científicos do Senhor Sinistro). É também revelado que Jean Grey, após exaurir o poder cósmico da Força Fénix para salvar o mundo do ataque nuclear perpetrado pelo Alto Conselho Humano, é trazida de volta à vida pelo Senhor Sinistro.

http://img4.wikia.nocookie.net/__cb20060806171435/marveldatabase/images/thumb/2/27/X-Men_Age_of_Apocalypse_One_Shot_Vol_1_1.jpg/300px-X-Men_Age_of_Apocalypse_One_Shot_Vol_1_1.jpg
X-Men: Age of Apocalypse #1 (2005).
   Em 2011, Uncanny X-Force #10 serviu de prólogo a The Dark Angel Saga. Como premissa para este novo capítulo de Age of Apocalypse, a demanda da X-Force pela semente da vida dos Celestiais, por forma a evitar que o Anjo (um dos X-Men originais) venha a ser o próximo Apocalipse.

http://i2.cdnds.net/11/10/550w_comics_dark_angel_saga.jpg
The Dark Angel Saga revisita o universo de Age of Apocalypse, 16 anos depois da publicação da saga original.